Quem procura o primeiro emprego ou apenas uma nova oportunidade de emprego precisa saber fazer um bom currículo (CV). Afinal, é a chave para conseguir uma entrevista de recrutamento.

Portanto, criamos esse artigo contendo algumas dicas com o objetivo de criar um currículo totalmente moderno. Também explicaremos o que é uma carta de apresentação e recomendação, documentos importantes que ajudam a tornar um currículo mais atrativo para uma empresa. Então, continue lendo!

Vamos lá?

A importância de um bom currículo

Definimos que o currículo é o primeiro ponto de contato do candidato com o recrutador.

Por isso, o currículo sempre deve conteúdo uma apresentação que seja muito profissional. Caso contrário, você acabará perdido nas centenas ou mesmo diversos de currículos que chegam aos departamentos de RH da sua empresa.

Os recrutadores em média gastam até 15 segundos lendo um currículo. Portanto, qualquer erro dentro do arquivo ou até de presença de informações que podem ser confusas resultará na perda de pontos ou até mesmo na exclusão do processo de seleção.

O que você precisa ter no seu currículo?

Portanto, sempre antes de montar um ótimo currículo, você precisa saber o que precisa colocar nesse documento.

Apesar de ser relativamente simples de preparar, muitas pessoas se perdem na hora de elaborar um currículo: Quais são as informações que são obrigatórias? Como falar sobre as suas qualificações? Preciso postar uma foto? Qual a ordem de cada tópico?

Quase 30% dos jovens têm todas essas perguntas, de acordo com uma pesquisa de 2017 do Centro Brasileiro de Estágios.

Veremos a seguir alguns erros na hora de criar um currículo.

  1. Dados pessoais

Os dados pessoais em um currículo devem ser atuais e devem sempre ser concisos e listar as devidas informações básicas. Incluindo o nome completo, idade, número de telefone e e-mail. Sempre se lembre, é melhor incluir apenas nomes e sobrenomes nos e-mails.

Para chamadas telefônicas, você também pode incluir o número da mensagem. Basta digitar a instrução “mensagem com” e o nome da pessoa. Você também pode incluir o endereço, se desejar.

No entanto, você não precisa inserir todos os dados completos, apenas o bairro, cidade e estado. É fundamental ressaltar que você jamais deve colocar os seus números de RG e CPF no currículo.

As fotos são necessárias somente para trabalhos específicos, como, por exemplo: modelos ou atrizes/atores.

  1. Objetivo

O objetivo do currículo deve ser simples e claro, não mais que duas linhas. Aqui você indicará quais são as oportunidades de trabalho para a qual gostaria de se candidatar. Por exemplo: estou procurando uma posição de assistente editorial.

Este tópico não é fixo, mas o conteúdo é ajustado de acordo com a empresa que enviou o currículo.

Caso a empresa não tenha uma vaga que você indicou como específica em aberto, você deve informar em qual departamento gostaria de trabalhar. Por exemplo: procuro oportunidades na área da fotografia.

  1. Habilidades e Competências

À medida que o curso se desenvolve, chegamos a áreas dedicadas às suas habilidades e habilidades. Agora é a hora de mostrar seu spread para a vaga desejada.

Aqui você poderá listar as devidas habilidades e técnicas que você você possui, e incluir no currículo:

  • Domínio de programas como Photoshop e de AutoCad;
  • Conhecimentos específicos como copywriting, UX design, legislação ambiental, nutrição esportiva, etc.

Também é importante demonstrar suas habilidades em geral. Você pode dizer que se sente à vontade com a liderança, saber trabalhar sob pressão, falar em público, inteligência emocional e outros temas que se encaixem no seu perfil.

  1. Formação Acadêmica

O treinamento acadêmico é projetado para mostrar como você pode adquirir todas as habilidades que você mencionou,  incluindo assim: cursos de pós-graduação, cursos técnicos, cursos profissionalizantes, entre outros.

Ao listá-los, comece sempre pela formação que é mais recente até as mais antigas. Se você está na faculdade ou se formou não precisa inserir se o ensino médio é completo.

Lembre-se, se você fizer muitos cursos gratuitos ou estendidos, escolha apenas cursos diretamente relacionados ao cargo para o qual está se candidatando, como, por exemplo, um Curso de Informática

  1. Experiência Profissional

Todo profissional que está aprendendo sobre como montar um currículo, é fundamental sempre inserir as experiências profissionais. Pois, muitos recrutadores vão analisar a sua experiência dentro do mercado de trabalho.

O formato nesta fase não é muito diferente do formato utilizado dentro da formação acadêmica, isso quer dizer, você precisa listar com todos os locais onde trabalha na ordem inversa: do mais novo para o mais antigo.

Se você tem alguma experiência, sempre coloque as mais relevantes no seu currículo. Porém, se você está procurando o seu primeiro emprego, destaque os seus estágios, iniciação científica, mentoria e trabalho voluntário. 

Isso agrega muito valor do que apenas listar as suas responsabilidades. Por isso, foque em ações que realmente fazem a diferença para você e sua empresa. Isso pode incluir uma boa nota de aprovação para o gerente, algum treinamento que você teve experiências desafiadoras .

  1. Idiomas

Com o objetivo de ter um bom salário, dominar o inglês vai aumentar as chances de ser contratado por uma excelente empresa. Uma pesquisa da do Certificado Cursos Online, plataforma de Cursos Online mostrou, por exemplo, que pessoas que são fluentes em inglês ganham 70% a mais do que aquelas que não têm essa habilidade.

É fundamental sempre projetar cuidadosamente todos os idiomas que você fala em seu currículo. Não há mistério nisso, basta juntar onde estudou o idioma e o nível de fluência: básico, intermediário e avançado e fluente.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.