Quais os benefícios de fazer comida sem a utilização de óleo? Com a correria do dia a dia, fazer comida é uma tarefa que nem sempre podemos realizar da forma que gostaríamos.

Muitas vezes, optamos por alimentos práticos e rápidos de serem preparados, mesmo que isso signifique utilizar óleo na receita.

No entanto, você sabia que é possível fazer comida sem utilizar este ingrediente?

Ao optar por receitas sem óleo, você pode diminuir a quantidade de calorias ingeridas e ainda contribuir para uma alimentação mais saudável.

Além disso, fazer comida sem óleo também é uma forma de economizar na hora de comprar os ingredientes para o seu prato.

Neste artigo, vamos mostrar quais os benefícios de fazer comida sem a utilização de óleo e quais as melhores formas de preparar os alimentos sem este ingrediente.

A importância de cozinhar sem óleo

Cozinhar sem óleo é importante para a sua saúde e para o meio ambiente. Você pode usar uma grande variedade de alternativas saudáveis e nutritivas às gorduras provenientes de óleos de cozinha.

Como resultado, você vai reduzir sua ingestão de gordura saturada e, ainda mais significativamente, o uso de óleo para cozinhar tem efeitos adversos em larga escala no meio ambiente.

Uma forma cada vez mais comum e prática de cozinhar sem óleo é a utilização de uma air fryer.

Uma air fryer é um aparelho de cozinha que usa tecnologia de convecção para aquecer os alimentos de forma rápida e segura.

Com a air fryer pode-se assar, grelhar, fritar e tostar alimentos com nada de óleo, mas obtendo pratos crocantes e saborosos. 

E o resultado é saudável porque, devido à circulação em alta velocidade de ar quente, a air fryer distribui o calor de forma homogênea a todos os alimentos, estimulando a cocção uniforme e a característica de crocância dos alimentos. 

Além disso, a air fryer tem um sistema de filtragem de ar, o que significa que não liberta odores desagradáveis e fumaça na cozinha, tornando-a mais limpa.

Por estar livre de óleo, a air fryer oferece pratos muito mais leves e saudáveis, uma alternativa interessante para quem procura reduzir o consumo de óleo.

Quais os benefícios de fazer comida
Quais os benefícios de fazer comida

Os malefícios do óleo na saúde 

O óleo é um dos alimentos mais comuns na dieta de muitos brasileiros. No entanto, é necessário ter em mente que o óleo pode ser extremamente prejudicial para a saúde se consumido em excesso.

O exagero no consumo de óleo pode levar ao aumento da pressão arterial, obesidade, diabetes e doenças cardíacas. 

Além disso, a ingestão regular de óleo contribui para a má digestão, pois leva à produção de toxinas no fígado que dificultam a absorção de alimentos.

Por outro lado, o óleo possui vantagens para a saúde, pois ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, doenças oculares, aterosclerose e constipação. 

Assim, é importante manter o equilíbrio no consumo de óleo, optando por versões saudáveis, como o azeite de oliva virgem, para obter os benefícios de suas propriedades nutricionais, sem correr o risco de desenvolver alguma doença.

Quais os alimentos podem ser preparados na air fryer 

A Air Fryer oferece recursos incríveis para fazer uma variedade de pratos. Com ela, você pode preparar diversos alimentos, desde carnes, aves, peixes ou legumes.

A carne é um dos pratos favoritos de quem gosta de aproveitar a Air Fryer: você pode preparar desde filés de frango a costela suína, hambúrgueres, bifes, almôndegas, além de muitos outros.

O peixe assado também pode ser preparado na Air Fryer de forma mais saudável, já que ela elimina a necessidade de usar óleo para a fritura.

Você também pode preparar lanches leves como batata frita, polenta frita, legumes empanados ou até crocantes!

Além disso, é possível assar bolos, muffins ou qualquer outro tipo de prato que você imaginar, tanto salgado quanto doce.

Com a air fryer, é possível preparar refeições sem a utilização de óleo.

Além de ser uma excelente forma de economizar na hora de cozinhar, esse aparelho traz diversos benefícios para a saúde, como a redução do colesterol ruim e do inchaço.

Que tal experimentar?

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.