Em tempos passados, jogos de futebol só podiam ser acompanhados pelo rádio. Torcedores ouviam a narração e imaginavam as partidas em sua cabeça, o que não era exatamente o melhor jeito de experienciar a paixão do futebol. Felizmente, novas tecnologias levaram o esporte até às televisões.

Primeiro foram as partidas em preto e branco, seguidas das coloridas. Com a popularização dos videocassetes, se tornou possível gravar os jogos, imortalizando-os para a posteridade. Não demorou muito tempo até que essa tecnologia fosse aprimorada, dando espaço para a gravação de DVDs.

No fim de uma longa jornada, existia a internet. Através da rede, é possível não somente acompanhar jogos em tempo real e gravá-los, mas também transformá-los, editando e modificando o material original. É exatamente nesse espaço que se encaixam os gifs, um formato de mídia muito interessante.

O que são gifs?

“Gif” é a sigla em inglês do termo “Graphics Interchange Format”. Trata-se de uma extensão criada ainda na década de 80, nos primórdios da invenção dos computadores pessoais. Apesar de ser um formato bastante antigo, ele é usado com frequência até os dias de hoje, especialmente na internet.

O gif (cuja pronúncia, curiosamente, é “jif”) é uma extensão de arquivo que existe como uma ponte entre as imagens e os vídeos. Assim como estes segundos, ele é composto pelo movimento de pixels. Apesar disso, é considerado um formato de imagem, já que, entre outras coisas, não possui som. 

Assim como outros formatos de imagem, é possível editar gif e modificar praticamente todas as suas propriedades, incluindo duração, cores, dimensões e velocidade. Por ser um formato antigo, a compatibilidade de gifs é praticamente universal, variando somente na velocidade do carregamento.

Como eu posso fazer gifs?

Os gifs podem ser feitos majoritariamente de duas formas: pela junção e exibição sequencial de fotografias ou pela conversão de vídeos. No primeiro caso, os gifs se parecem com apresentações de slides. No segundo, ele é como um vídeo em menor dimensão e tamanho e, é claro, ausente de sons.

Independentemente de como um gif é feito, ele geralmente necessita de um editor de vídeo e áudio. A partir de um material prévio, usuários podem, por exemplo, converter um formato de vídeo (seja .mp4, .mkv ou outros) em uma gif e postá-lo nas redes sociais, facilitando o acesso ao material.

Naturalmente, todas as formas de fazer gifs exigem o uso de programas externos, o que pode ser um pouco confuso para aqueles que não estão acostumados a editar arquivos de mídia. Felizmente, existem programas que funcionam de maneira simples, entregando versatilidade e eficiência.

Wondershare Filmora para fazer gifs

Seguindo o que foi estabelecido em tópicos anteriores, Wondershare Filmora é um programa que, entre outras coisas, permite a criação de gifs partindo de diferentes tipos de vídeos. É possível, como o título sugere, separar os momentos preferidos dos jogos do seu time e fazer gifs rapidamente.

O Filmora existe em versões para desktops (os computadores de mesa), tablets e smartphones. Em todos os casos, ele é compatível com um generoso número de formatos de vídeos e imagens, o que o torna o software ideal para você recortar vídeos, legendá-los e imortalizá-los na forma de gifs.

Para além da criação de gifs, é possível editar vídeos e inserir uma série de efeitos, o que é interessante quando queremos destacar algum elemento específico antes de transformá-lo em uma gif. O Wondershare Filmora é um programa pago, mas pode ser testado gratuitamente.

Como fazer gifs com o Wondershare Filmora?

Se o seu objetivo é transformar um momento do time do coração em uma gif para espalhar nas redes sociais, o primeiro passo é realizar o download e a instalação do Wondershare Filmora. Embora existam versões para celulares e tablets, neste texto nós vamos nos focar no programa para PC.

Na página inicial do Filmora, você deverá clicar em “novo projeto”. Em seguida, selecione o ícone da pastinha, do lado esquerdo da tela. O programa pedirá que encontre o vídeo a partir do qual serão feitas as gifs. Antes mesmo de converter as extensões, você pode editá-las como quiser.

Design sem nome

Selecione o vídeo (ou os vídeos) que deseja transformar em gif e clique com o botão direito do mouse. Escolha a opção “inserir” e perceba que a mídia foi adicionada à linha do tempo, a qual representa o arquivo que será exportado. Ou seja, o que está na parte inferior, é o que virará a gif.

Mais uma vez, selecione o(s) vídeo(s) na linha do tempo e escolha a opção “exportar clipe selecionado”. O Filmora pedirá que você faça um login, a fim de manter seus arquivos seguros e/ou conectar-se com a sua assinatura (caso já tenha pagado pela licença do programa anteriormente).

Por fim, uma janela se abrirá com uma lista de formatos de arquivo que pode selecionar para realizar a exportação. “Gif” estará entre eles. Basta então que confira as opções preferíveis de exportação e clique no botão “exportar”, no canto inferior direito da janela. Em segundos, o gif estará pronto!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.