Decidir sobre quais grãos de café comprar pode ser um desafio para muitos consumidores de café para pedestres. Existem hoje numerosas marcas no mercado e também tantas variáveis para fazer sentido.

Como tal, obter uma pequena ajuda sobre por onde começar a comprar grãos de café vem a calhar. Aqui estão algumas dicas sobre como escolher os melhores grãos de café:

Conheça sua preferência

Existem hoje duas grandes categorias de grãos de café comercial no mercado: Robusta e Arábica. Saber do que você gosta vai ajudar muito na escolha do que você quer.

O tipo de café Arábica cresce em áreas de grande altitude. Ele é comumente conhecido por seu sabor levemente ácido e suave. Por outro lado, o Robusta cresce em áreas de baixa altitude e tem um sabor forte e amargo.

Embora o Arábica seja considerado de grau superior, isto depende em grande parte de seu processo de crescimento e do tratamento que recebe durante sua viagem até a torrefação do café.

Tudo isso não garante que o produto final seja da mais alta qualidade. Portanto, a menos que você queira se tornar um especialista, pare de se preocupar com o tipo de grão e concentre-se em encontrar a torrefação ou marca que faz grãos que atendam às suas necessidades.

A Máquina de Café

Pergunte-se o que é mais importante para você: os grãos usados para fazer café ou a máquina de café em si. Se você escolheu a primeira opção, opte por uma máquina que se adapte melhor aos seus grãos favoritos.

Por exemplo, os amantes de cafés especiais de origem única revelarão as melhores qualidades de seus grãos utilizando máquinas filtrantes, enquanto os ventiladores de café forte se beneficiarão de aparelhos que utilizam pressão.

Se a máquina for mais importante para você, faça sua escolha com base em sua bebida favorita (expresso, café preto forte, café mais leve, café filtrado, café com leite ou uma bebida diferente à base de leite).

Uma vez adquirida a máquina, compre café cujo sabor será melhor revelado por seu aparelho escolhido.

Escolha os grãos de café com base em seu gosto

Alguns amantes querem que sua primeira xícara tenha um sabor consistente e delicioso e conseguir isso requer um pouco de tentativa e erro. Se você preferir café que tenha um sabor suave e com níveis de acidez variáveis, então você quer optar por grãos de café secos e de cor clara.

Estes grãos são torrados por um período mais curto e o café produzido a partir deles tende a não ter um sabor amargo.

Se você preferir tomar um café de sabor forte, então você quer comprar grãos de café que foram torrados por um período de tempo mais longo. Estes grãos tendem a ser brilhantes, com uma aparência escura.

Quando são produzidos, produzem um sabor ousado e amargo, trazendo mais óleos de café para a superfície.

Determine a quantidade de cafeína que você quer em seu café

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, os grãos de café torrados escuros contêm níveis mais baixos de cafeína do que aqueles cuja torrefação é leve ou média. Os grãos torrados claros têm o maior nível de cafeína de todos os três.

Os grãos de café que são usados para fazer café expresso estão no reino da torrefação média. Se você quiser capitalizar a ingestão de cafeína, é melhor optar por grãos de café torrados médios ou leves.

Escolha grãos de uma marca conhecida

A compra de grãos de café de uma torrefação respeitada para uma torrefação consistente aumenta suas chances de obter grãos de alta qualidade.

Embora às vezes você possa não obter grãos que produzem o sabor exato que você deseja, é mais provável que você obtenha grãos livres de quaisquer falhas e esta é a maneira mais fácil de garantir que você obtenha uma xícara de café decente com cada bebida.

Verifique sempre a data de torra

É importante que você sempre tenha café recém-torrado. Antes de comprar seus grãos, verifique a data de torra no rótulo para ter uma idéia de quantos dias se passaram desde que os grãos foram torrados.

Se você não tiver um moedor de café em sua casa, vá até o saco de grãos inteiro e peça ao supermercado ou café para moê-los para você ou você pode comprar um de nossa melhor lista de moedores de café aqui.

Evite café que seja embalado tão moído quanto moído, pois ele pode não ter passado por um processo de tratamento excepcional.
Data de torrefação no rótulo

Evitar grãos de café que sejam rotulados 100% Café

Os grãos de café com rótulo 100% Arábica ou 100% café são comuns. Porém isso não corresponde à verdade na maioria do casos, apesar do fato de que os melhores grãos de café provêm desta planta.

Nem todos os grãos de arábica são produzidos da mesma forma e é preciso prestar atenção à menção de variedade.

Nem todos os grãos embalados tem isso. É mais provável que você prepare uma xícara de café melhor a partir de embalagens que tenham este rótulo do que aquelas que não o têm.

Não garante a qualidade; entretanto, prestar atenção a esses detalhes é um reflexo da atenção dada aos bons grãos.

Selecionar os melhores grãos de café requer atenção aos detalhes e um bom conhecimento do que se deseja. A maioria das empresas incluirá rótulos que não necessariamente descrevem a qualidade dos grãos de café.

Tais rótulos destinam-se a atrair compradores e muitas vezes mostram falta de conhecimento por parte do torrefador. Isto porque a essência da embalagem é fornecer informações em oposição a evocar sentimentos. Seguir as dicas fornecidas acima permitirá que você compre os melhores grãos de café e que desfrute sempre da melhor xícara de café.

Também sempre moa seus grãos pouco antes de prepará-los ou obtenha uma melhor máquina com moedor embutido para que você sempre pegue uma xícara de joe fresca.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.