Está em busca de um gastroenterologista em Goiânia? Se sim, é bem provável que você tenha algumas dúvidas a respeito desse assunto, algo que é normal.

Afinal de contas, essa é uma área da medicina em que não se costuma falar muito a respeito. Por consequência, acaba que a grande parte das pessoas sequer sabe o que esse profissional faz.

Além disso, muitos nem sequer sabem como é a consulta com esse médico, se ele precisa de algum exame de imagem ou apenas físicos.

Agora, em relação ao tratamento, quais são as doenças que esse profissional é capaz de prestar ajuda? Ou, quais são as doenças que esse profissional pode tratar?

Se você quer entender melhor a respeito desse assunto, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

O que é o gastroenterologista?

Em suma, nada mais é que um tipo de médico especialista, o qual deve tratar as alterações do aparelho digestivo.

Trata-se de algo um tanto quanto complexo, haja vista que o sistema digestório é bem extenso, o qual vai desde a boca até o ânus. Então, inclui os seguintes órgãos:

  • Fígado;
  • Pâncreas;
  • Vesícula;
  • Esôfago;
  • Estômago;
  • Intestino etc.

Então, um gastroenterologista em Goiânia pode fazer uma consulta para avaliar a saúde desses órgãos, por exemplo.

E, caso ele note que existe alguma coisa fora do normal, ele deve indicar algum tipo de tratamento ou dar alguma orientação sobre o que fazer.

Fora isso, saiba que esse médico é capacitado para atuar em clínicas ou hospitais, sendo que podem dar consultas, fazer exames, receitar o uso de remédios e ainda orientar sobre o que fazer para manter a saúde dos órgãos do sistema digestivo.

Há uma certa tendência a acreditar que esse médico apenas trata as doenças, mas não é exatamente assim que acontece.

Por mais que talvez isso seja o que faça mais parte da rotina do médico, a verdade é que ele é capaz de fazer muito mais do que isso.

O gastroenterologista em Goiânia pode lhe dar algumas informações sobre como prevenir um determinado problema, o que é muito útil para os que já têm esse tipo de doença na família.

Fora isso, saiba que dentro da gastroenterologia, há outras especialidades médicas, já que estamos falando de um sistema bem extenso.

Por isso, existe a hepatologia, que é uma especialidade que visa focar apenas no fígado e nas vias biliares, que são regiões bem complexas.

Agora, já a proctologia, a sua responsabilidade é a de investigar possíveis alterações no reto, como possíveis cânceres.

O que faz o gastroenterologista?

Ainda existe uma certa tendência a achar que o gastroenterologista é um médico que apenas trata doenças e transtornos que tenham alguma relação com o trato gastrointestinal.

E, ainda que de fato esse médico seja capaz de instruir um tratamento adequado para algumas doenças, ele também é capaz de prestar ajuda para evitar algumas doenças.

Isso quer dizer que o intuito desse médico também é prestar informações para que os pacientes possam prevenir de ter algum problema mais grave.

Dessa forma, acaba sendo uma excelente alternativa para os que já tem um histórico familiar que indique algum problema no sistema digestório.

Agora, em relação às principais doenças que um gastroenterologista em Goiânia pode ajudar a tratar e a prevenir, podemos citar as seguintes:

Refluxo

 

Trata-se de um problema bem comum, mas que é possível tomar algumas ações para evitar que isso ocorra.

Mas, quando o paciente tem refluxo, ele costuma ter sintomas de queimação, azia e dor na região do estômago.

Gastrite e úlcera gástrica

Outro problema do qual o médico é capaz de dar algumas orientações sobre como evitar a gastrite e, por consequência, a úlcera gástrica.

Esses dois problemas podem fazer com que o paciente tenha muita queimação no estômago, bem como má digestão e enjoo.

Pedra na vesícula

A pedra na vesícula é um problema que vem se tornando muito comum em especial porque as pessoas não têm a devida orientação sobre o que fazer para não desenvolver esse problema.

Por isso, o médico é capaz de dar algumas instruções sobre alguns alimentos que deve evitar para não ter esse problema.

Além disso, a pedra na vesícula costuma provocar vômitos e dor após uma refeição. Nesse caso, o gastroenterologista em Goiânia deve agir para tratar esses sintomas.

Hepatite e cirrose

Tanto a hepatite quanto a cirrose são duas doenças graves do fígado, as quais podem fazer com que o paciente tenha olhos amarelados, vômitos, aumento da barriga e até sangramentos.

Pancreatite

Nada mais é que uma inflamação que ocorre no pâncreas, cuja causa mais comum são cálculos ou ingestão deliberada de álcool.

Síndrome do intestino irritável

É uma doença que ainda não tem uma causa definida, mas que ainda assim o médico é capaz de dar um tratamento adequado.

Pacientes que têm essa síndrome costumam ter desconforto abdominal, prisão de ventre ou diarreia.

Intolerância à lactose

É um problema bem comum, que faz com que o paciente tenha diarreia e inchaço no abdome ao ingerir leite e seus derivados.

Doença inflamatória intestinal

Trata-se de uma doença que tem ligação com a imunidade, a qual é capaz de causar dor no abdome, diarreia e sangramentos no intestino.

Gastroenterologista em Goiânia pratica medicina em qual parte do corpo
Gastroenterologista em Goiânia pratica medicina em qual parte do corpo

Como marcar uma consulta com um gastroenterologista em Goiânia?

Para marcar uma consulta, você pode optar por escolher um gastro Unimed em Goiânia, haja vista que é um plano de saúde que pode reduzir bastante os custos.

Ademais, existe a opção de marcar a consulta de forma presencial ou digital, haja vista que muitos médicos já aderiram a essa prática.

A verdade é que, graças ao fácil acesso que a internet oferece, não é nem um pouco difícil encontrar profissionais e marcar consultas por um preço mais acessível.

Quando marcar consulta com o gastroenterologista em Goiânia?

Como já mencionado no decorrer desse texto, esse médico não apenas trata problemas, mas pode ajudar na prevenção.

Então, se você tem um histórico familiar de pessoas que já passaram por algum problema que citamos acima, o ideal é marcar uma consulta apenas para ter a certeza de que está tudo bem.

Caso não haja nada de errado, ainda assim faça consultas periódicas para ter a garantia da sua saúde.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.