A pandemia da Covid-19 modificou todos os âmbitos da sociedade, principalmente a área da saúde. Depois de dois anos com inúmeras reformas e avanços vindos da repercussão dessa nova doença, a expectativa é que o ano de 2022 traga mais avanços e progressos para a área.

As tendências para saúde em 2022 apresentam a solidificação da telemedicina, tornando as atribuições médicas remotas mais acessíveis e disseminadas. Principalmente após a pandemia, houve a necessidade de práticas remotas como os atendimentos e consultas à distância.

Consequentemente, as tendências previstas para esse ano visam fortalecer ainda mais essas atividades remotas, além de impulsionar a divulgação da telessaúde para outras áreas.

Confira algumas tendências para a área de saúde neste ano de 2022:

1. Atendimento Remoto

Com a necessidade de ficarmos em casa por causa do distanciamento social, surgiu-se a demanda de buscar alternativas para realizarmos tarefas cotidianas de forma remota. Assim, a telemedicina recebeu um grande espaço na área, permitindo que os tratamentos e consultas conseguissem acontecer sem que o médico tenha que estar presente.

Confortáveis e eficientes, as consultas remotas não devem ser deixadas de lado, apesar dos encontros presenciais estarem voltando a ser viáveis. O atendimento remoto é uma tendência que deve se consolidar ainda mais nos próximos anos.

Vale destacar a significância social da telemedicina ao atestar um progresso democrático da saúde no país, uma vez que possibilita que médicos e pacientes usufruam do meio mesmo fora dos grandes centros.

2. Maior Investimento em Inteligência Artificial

A inteligência artificial se demonstrou uma ferramenta essencial para o setor médico nesse e nos futuros anos, justamente porque os dados dos pacientes e médicos passaram a ser melhor organizados e armazenados, assim havendo a possibilidade de usá-los em favor da área.

Entre os benefícios adquiridos pelo uso da IA, encontra-se a oportunidade de novas pesquisas e estudos, o aprimoramento de tratamentos, a detecção de diagnósticos e nas descobertas genéticas e biológicas.

A inteligência artificial oferece a possibilidade de antecipar doenças e riscos por meio da identificação de padrões, dados históricos e prontuários dos pacientes, facilitando e agilizando o reconhecimento de um problema, até mesmo antes de sua manifestação.

3. Saúde Mental

Encomendado pelo Fórum Econômico Mundial, o Instituto IPSOS realizou um estudo que constatou a piora da saúde mental e emocional, desde o início da pandemia, em mais da metade dos brasileiros entrevistados.

Devido a essas circunstâncias, as tecnologias e tratamentos voltados à saúde mental devem receber maior destaque a partir desse ano. A possibilidade de atendimentos e terapias especializados à distância iniciaram novos caminhos para a tentativa de melhorar esse cenário, inclusive, criando meios em que cada vez mais pessoas ficam cientes e atentas a procurar tratamentos para resolver esses problemas.

4. Uso da Substância Canabidiol

Com o entendimento de que não há conexão entre o canabidiol e os entorpecentes, ele foi incluído na lista C1 da Portaria 344/98, na qual estão as substâncias que necessitam de controle especial.

Já confirmado, o CBD se provou ser eficaz na melhora na qualidade do sono, no combate à dor e também para tratar doenças como: ansiedade, insônia, depressão, doença de Alzheimer, Mal de Parkinson, inflamações, esclerose múltipla e efeitos do câncer. Isso acontece, principalmente, porque essa substância tem a mesma atuação de antidepressivos e ansiolíticos, porém com menos efeitos colaterais.

O ano de 2022 marca uma nova época para os pacientes que usam a substância canabidiol, o vaporizador de ervas e para a indústria farmacêutica que tem direcionado sua visão para esse derivado da cannabis sativa.

Desde 2015, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autoriza a importação do canabidiol por pacientes que têm indicações e receita médica obrigatória para o tratamento de doenças. E a partir de 2019, a agência autorizou também que as empresas farmacêuticas processem a substância no país e vendam nas farmácias físicas.

5. Medicina Robótica

Uma das áreas que vem ganhando espaço na área da saúde é a robótica, principalmente na execução de cirurgias mais complicadas. A maior prova disso ocorreu no início do ano, quando o Conselho Federal de Medicina regularizou a cirurgia robótica em todo território nacional.

Segundo a SOBRACIL (Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica), a cirurgia robótica assegura um desempenho menos invasivo e mais preciso comparada a outras técnicas. Assim gera-se a expectativa de que esse tipo de cirurgia não somente ganhe mais espaço no Brasil, como também que esse tipo de tecnologia ofereça melhores desenvolvimentos para o setor.

6. Gestão Médica Computadorizada

Normalmente, as clínicas e hospitais contam com essa gestão apenas para processos administrativos e burocráticos, porém é esperado que, cada vez mais, procedimentos médicos passem a ser acompanhados e monitorados de modo digital.

Todos os setores do centro de atendimento possuem a possibilidade de implantar sistemas automatizados, assim gestores e profissionais da área da saúde poderão ordenar melhor seu fluxo de trabalho e otimizar o acesso à todo tipo de informações, como o agendamento de pacientes, elaboração de diagnósticos, acompanhamento e envio de exames para outros profissionais e, até mesmo, na gestão pessoal.

Resumidamente, todos os passos que envolvem o cotidiano da clínica ou hospital poderão ser controlados e monitorados de forma computadorizada, melhorando os resultados e agilizando os processos.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.