A gastrite é uma condição gastrointestinal comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Entre as diversas formas de gastrite, a gastrite nervosa se destaca por sua relação direta com o estresse e a ansiedade.

Neste guia, exploraremos em detalhes a gastrite nervosa, seus sintomas e estratégias para lidar com o estresse gástrico.

O que é gastrite nervosa?

A gastrite nervosa, também conhecida como gastrite emocional, é uma forma de gastrite que ocorre devido a fatores emocionais, como estresse, ansiedade e tensão.

Diferentemente de outros tipos de gastrite, a gastrite nervosa não é causada por infecções bacterianas, uso de medicamentos ou fatores alimentares, mas sim pelo desequilíbrio emocional.

Sintomas de gastrite nervosa

A gastrite nervosa pode se manifestar por meio de sintomas gastrointestinais semelhantes a outros tipos de gastrite, mas é desencadeada principalmente por problemas emocionais. Alguns dos sintomas mais comuns de gastrite nervosa incluem:

Dor ou desconforto abdominal: Assim como em outros tipos de gastrite, a dor abdominal é um sintoma proeminente. Geralmente ocorre na parte superior do abdômen e pode variar de intensidade.

Queimação ou azia: A sensação de queimação no peito ou na parte superior do abdômen é um sintoma típico de gastrite nervosa.

Náuseas e vômitos: O estresse e a ansiedade podem causar náuseas, e, em alguns casos, vômitos.

Sensação de inchaço: Pessoas com gastrite nervosa podem experimentar inchaço abdominal, o que pode ser desconfortável.

Perda de apetite: A tensão emocional muitas vezes leva à perda de apetite, resultando em ingestão insuficiente de alimentos.

Sensação de saciedade rápida: Durante as refeições, pessoas com gastrite nervosa podem se sentir saciadas rapidamente, ou que limitam a quantidade de alimentos ingeridos.

É importante destacar que os sintomas da gastrite nervosa são agravados ou desencadeados por situações de estresse emocional, tornando o tratamento e o manejo do estresse fundamentais no seu controle.

Causas da Gastrite Nervosa

A gastrite nervosa tem suas raízes nas emoções e no estresse psicológico. Algumas das principais causas e fatores de risco para gastrite nervosa incluem:

Estresse e ansiedade: Situações de estresse prolongado, ansiedade crônica e tensão emocional podem sobrecarregar o sistema digestivo e desencadear sintomas gástricos.

Depressão: A depressão pode estar associada à gastrite nervosa, uma vez que afeta o equilíbrio emocional e os padrões alimentares.

Traumas emocionais: Eventos traumáticos ou situações emocionais perturbadoras podem desencadear sintomas de gastrite nervosa.

Pressão no trabalho e vida pessoal: Altas demandas no trabalho, problemas pessoais e pressão social podem contribuir para o desenvolvimento da gastrite nervosa.

Alimentação desequilibrada: Embora a gastrite nervosa não seja causada por fatores alimentares, uma alimentação desequilibrada pode agravar os sintomas e tornar uma condição mais desconfortável.

Diagnóstico de Gastrite Nervosa

O diagnóstico de gastrite nervosa requer uma avaliação completa de um profissional de saúde, que normalmente inclui:

Histórico médico: O médico coletará informações sobre seus sintomas, histórico médico e emocional.

Exame físico: Um exame físico pode ser realizado para avaliar seu estado de saúde geral.

Exclusão de outras causas: É importante descartar outras condições médicas que possam causar sintomas semelhantes.

Não há exames específicos para diagnosticar gastrite nervosa, pois sua causa é emocional.

Portanto, o médico pode se basear nos sintomas e em uma avaliação emocional para fazer o diagnóstico.

Tratamento de Gastrite Nervosa

O tratamento da gastrite nervosa visa não apenas aliviar os sintomas, mas também abordar as causas emocionais subjacentes. As estratégias de tratamento podem incluir:

Terapia cognitivo-comportamental (TCC): A TCC é uma forma eficaz de terapia que ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que são sugeridos para o estresse e a ansiedade.

Medicamentos: Em alguns casos, o médico pode prescrever medicamentos para aliviar os sintomas, como antiácidos ou medicamentos para ansiedade e depressão.

Mudanças no estilo de vida: Adotar um estilo de vida saudável, que incluindo uma alimentação balanceada, exercícios e técnicas de relaxamento, pode ser benéfico no tratamento da gastrite nervosa.

Gestão do estresse: Aprender a lidar com o estresse de maneira eficaz é fundamental. Técnicas de relaxamento, meditação e atividades de lazer podem ajudar.

Apoio emocional: Ter o apoio de amigos, familiares ou grupos de apoio pode ser reconfortante e útil na gestão do estresse emocional.

É importante lembrar que o tratamento da gastrite nervosa pode ser individualizado, e nem todos os pacientes necessitarão de medicamentos.

Um profissional de saúde qualificado pode ajudar a determinar a melhor abordagem de tratamento com base nas necessidades de cada paciente.

Prevenção da Gastrite Nervosa

Embora a prevenção da gastrite nervosa não seja sempre possível, você pode adotar medidas para reduzir o risco de desenvolver essa condição. Algumas dicas de prevenção incluem:

Pratique regularmente técnicas de gerenciamento de estresse, como meditação e ioga.

Estabelecer um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.

Procure ajuda profissional se você estiver enfrentando altos níveis de estresse ou ansiedade.

Conclusão

A gastrite nervosa é uma forma de gastrite desencadeada pelo estresse emocional e pela ansiedade.

É importante reconhecer os sintomas e buscar ajuda médica e emocional quando necessário.

O tratamento da gastrite nervosa envolve não apenas o colapso dos sintomas, mas também o gerenciamento do estresse e das causas emocionais subjacentes.

Com apoio médico e estratégias de enfrentamento adequadas, muitas pessoas com gastrite nervosa podem experimentar melhorias significativas em sua qualidade de vida.

Lembre-se de que um profissional de saúde pode fornecer orientações específicas para o seu caso e ajudá-lo a enfrentar o estresse gástrico de maneira eficaz.

Leia também: Atividade física e a sua importância para a saúde do coração

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.