Energia é algo que todos se esforçam para ter ou manter. Seja dormindo o suficiente, exercitando-se regularmente, comendo uma dieta equilibrada ou tomando uma vitamina para dar ânimo e disposição, você quer se sentir vibrante e disposto para enfrentar as demandas do dia a dia, especialmente se pratica alguma atividade esportiva.

Vitaminas e minerais são micronutrientes indispensáveis para uma variedade de atividades do organismo, como a formação dos glóbulos vermelhos, a manutenção de ossos saudáveis, o combate ao estresse oxidativo e particularmente importantes para o metabolismo energético – e isso vale para todas as pessoas.

Obviamente os esportistas e atletas do fitness precisam ter uma atenção redobrada quando se trata de nutrição adequada para o desempenho ideal, atividade sustentável e prevenção de lesões. Por isso é fundamental que pessoas ativas se concentrem em obter os principais nutrientes para manter o seu estilo de vida – a boa alimentação e a suplementação vitamínica têm um impacto claro na energia, foco e desempenho físico.

Uma dieta bem equilibrada deve visar as melhores vitaminas e minerais e seus valores diários necessários, de acordo com as necessidades de cada um. Embora a suplementação com vitaminas e minerais não possam garantir milagres no desempenho atlético, é bastante provável que uma deficiência nutricional o prejudique.

Seja para uma caminhada em trilha ou para correr quilômetros em uma maratona, você pode sentir-se melhor com nutrientes que fornecem ao corpo uma suplementação ideal. Aqui está uma revisão de alguns micronutrientes energizantes que você não deve economizar para vencer a fadiga e melhorar sua performance esportiva.

Vitamina B12

A B12 é uma vitamina indispensável para o metabolismo energético. Cada célula do corpo depende da vitamina B12, pois ela desempenha um papel na síntese de ácidos graxos e na produção de energia, tornando-a uma vitamina crucial para o desempenho atlético. Uma deficiência pode resultar em fraqueza, fadiga e até dormência nas extremidades.

Como essa vitamina é encontrada principalmente em produtos de origem animal, atletas veganos e vegetarianos têm uma alta probabilidade de deficiência. Para veganos e vegetarianos estritos, é importante incorporar cereais fortificados com B12 ou tomar um suplemento de vitamina B12 diário.

Vitamina B6


A vitamina B6 é responsável pelo metabolismo de proteínas e glicose e pela fabricação de hemoglobina no corpo. A B6, juntamente com as outras vitaminas do complexo B, é responsável pela maneira como o corpo libera a energia dos alimentos para usá-la para energia e saúde celular, o que é especialmente importante para pessoas muito ativas.

Assim como as outras vitaminas do complexo B, a B6 é uma vitamina solúvel em água, o que significa que é excretada pela urina e não armazenada no corpo. Vitaminas do complexo B devem ser consumidas diariamente.

Magnésio

O magnésio suporta a produção de ATP (Adenosina Trifosfato), uma molécula indispensável que garante a liberação de energia para as células do seu corpo, necessária para manter seu coração, músculos e rins funcionando no seu melhor, além de ajudar músculos e vasos sanguíneos a relaxar. Também suporta a produção de substâncias químicas do bem-estar, como a serotonina, e interage com certos receptores para ajudar a obter o descanso.

O magnésio não faz uma pessoa se sentir enérgica diretamente, mas uma deficiência certamente pode resultar em falta de energia, mau humor, inquietação, problemas para dormir e espasmos musculares. Mulheres e homens precisam de 320 e 420 miligramas de magnésio por dia, respectivamente, mas as pessoas que se exercitam com frequência ou tomam medicamentos diuréticos podem precisar de um pouco mais. Se você não consome muitos alimentos ricos em magnésio ou tem necessidades especiais, um suplemento de magnésio à noite pode promover um descanso de qualidade e prepará-lo para um dia mais energizado.

Coenzima Q10

A coenzima Q10 é um composto fundamental na produção de energia celular e é um poderoso antioxidante. CoQ10 é encontrada em todas as células, mas em concentrações mais altas no cérebro, coração e rins. A CoQ10 é produzida pelo corpo, mas diminui com o envelhecimento, o que pode levar à necessidade de suplementação.

Quantidades inadequadas de CoQ10 limitam a capacidade das células de se dividir e desempenhar suas funções, resultando em fadiga a longo prazo. Demonstrou-se que uma deficiência está ligada a algumas doenças crônicas, mas não há preocupações de segurança com a suplementação diária. Geralmente, a CoQ10 é um suplemento que ajuda no bem-estar e a ter um melhor desempenho físico.

Whey Protein

Os melhores whey protein do mercado podem possuir além de proteína algumas vitaminas que também são eficientes no combater a fadiga. Além disso o whey protein (proteína do soro do leite) é uma opção nutricional eficaz para atletas e indivíduos que praticam exercícios físicos regularmente.

A proteína é um nutriente importante para a recuperação e reparação dos músculos após o exercício e pode ajudar a promover o ganho de massa muscular.

Ferro

O ferro é um mineral, mas definitivamente vale a pena falar no contexto da nutrição de atletas pois é crucial para a formação da hemoglobina, uma proteína nos glóbulos vermelhos que é responsável pelo transporte de oxigênio por todo o corpo, especialmente para os músculos que trabalham.

O nutriente também ajuda a produzir aquela energia química, o ATP, já citada anteriormente. Baixos teores de ferro no organismo resultam em fadiga e afetar o desempenho físico em vários níveis diferentes. O ferro é perdido através do suor, da pele, da urina, do trato gastrointestinal e da menstruação. Atletas do sexo feminino estão em maior risco de deficiência de ferro e podem necessitar de suplementação.

Vitamina D e Cálcio

Conhecida como a “vitamina do sol”, pois pode ser produzida na pele a partir da exposição à luz solar, a vitamina D regula a absorção de cálcio e fósforo – dois minerais fundamentais para ossos saudáveis. A deficiência de vitamina D pode trazer riscos de fraturas por estresse, dores musculares e fraqueza. E o cálcio, além da saúde óssea, é importante para a função nervosa e a liberação de hormônios.

Cafeína

A cafeína pode ser o primeiro composto que vem à mente quando você precisa de um impulso de energia. É encontrado em muitas bebidas comuns – café, chá, refrigerantes, bebidas energéticas e suplementos energéticos. É o estimulante mais consumido no mundo. Pesquisas mostram que até 400mg de cafeína por dia não apresenta efeitos negativos em adultos saudáveis. A cafeína melhora a energia, o foco e a concentração, tornando-se um ingrediente comum em suplementos pré-treino.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.