Você sabia que as pessoas que se envolvem em rotinas matinais saudáveis ​​são mais propensas a ter um sono melhor, melhor saúde mental geral e aumento da função cognitiva? Eles são ainda mais capazes de controlar suas emoções ao longo do dia.

Uma rotina matinal bem estabelecida e saudável pode ter um impacto positivo na sua capacidade de ser organizado, atingir metas e ser produtivo. Também pode dar-lhe um impulso de confiança para carregá-lo ao longo do dia.

Mas esteja ciente, nem todas as rotinas matinais são iguais. Para garantir que você tenha uma rotina matinal que beneficie você, seu bem-estar e sua saúde, você precisa garantir que ela inclua práticas saudáveis ​​​​e comprovadas.

E lembre-se de que rotinas matinais saudáveis ​​não precisam ser repletas de exercícios intensos ou horários rigorosos. Uma rotina relaxante de baixo impacto pode ser igualmente eficaz.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a desenvolver a melhor rotina matinal para você, para ajudá-lo a alcançar o máximo de produtividade em seu dia.

1. Afirmações Positivas e Mantras

Uma maneira particularmente eficaz de começar o dia é usando afirmações positivas. Incluir afirmações e mantras em sua rotina matinal pode beneficiar sua mente, inundando seu cérebro com uma conversa interna positiva.

Ele efetivamente ativa a parte subconsciente do seu cérebro antes de começar o dia. Promove a ideia geral de que você é o que pensa. Afirmações positivas preparam você para um dia produtivo.

Addison Rae, dançarina competitiva e estrela do TikTok, inclui afirmações positivas em sua rotina matinal. Ela escreve suas afirmações positivas de amor, bem-estar e saúde enquanto desfruta de sua xícara matinal de matcha.

Concentrando-se em si mesma logo pela manhã, Rae se prepara para os desafios do dia seguinte.

2. Rotinas matinais saudáveis ​​com treino matinal

É uma ótima ideia adicionar uma rotina de exercícios matinais ao início do seu dia. O exercício precoce ajudará você a começar o dia com mais energia, foco e otimismo. Além disso, após um treino matinal, é mais provável que você coma de forma saudável e permaneça ativo durante todo o dia.

Richard Branson, bilionário e fundador do Virgin Group, começa todos os dias com exercícios. Como muitos empreendedores, Branson acorda cedo às 5 da manhã para dar tempo suficiente para exercícios vigorosos.

Geralmente, Branson começa o dia levantando pesos por cerca de 40 minutos para manter sua forma e força. Embora, se ele estiver em sua ilha particular, Necker, ele vai praticar kitesurf ou jogar tênis para fazer seu sangue bombear.

Após sua rotina de exercícios matinais, Branson terá um café da manhã nutritivo e leve que inclui frutas frescas, frutas secas, nozes e muesli, além de uma xícara de chá.

Com a combinação de exercícios e um café da manhã saudável, Richard Branson está pronto para enfrentar seu dia agitado.

Se uma rotina de exercícios intensamente ativa não parece a escolha certa para você, considere uma rotina de alongamento mais suave. Yoga ou Pilates podem ser mais adequados se você preferir uma forma mais calma de exercício.

3. Manhã de treino Gratidão

Quando se trata de rotinas matinais saudáveis, praticar a gratidão é uma ótima maneira de começar. O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, pratica a gratidão matinal todos os dias.

Depois de acordar, Obama ficará deitado na cama por algum tempo enquanto pratica a gratidão. Ele também gosta de conversar com sua esposa, Michelle, enquanto está deitado na cama antes de começar o dia.

Praticar regularmente a gratidão pode levar a emoções mais positivas, sentir-se mais vivo, dormir melhor e aumentar a capacidade de expressar compaixão e bondade. Pode até promover um sistema imunológico mais forte.

Depois de praticar a gratidão, Obama costuma ir à academia para fazer exercícios aeróbicos e condicionamento de força. Às vezes, ele joga golfe ou basquete.

Após o treino, Obama tomará um café da manhã composto por torradas, batatas e ovos com chá e suco.

4. Arrasando cedo

Ao acordar cedo, você se dá mais tempo no seu dia, tornando sua manhã muito mais calma em vez de ser apressado ou estressado.

O titã da tecnologia Jeff Bezos vai para a cama cedo para acordar cedo, por volta das 6h30 todos os dias. Como ele acorda tão cedo, ele tem tempo para passear pela casa pela manhã e não precisa trabalhar imediatamente. Ele faz café e relaxa enquanto lê o jornal.

Depois que seus filhos acordarem, ele fará o café da manhã para eles e até lava a louça depois.

É só depois do café da manhã que Bezos vai começar a trabalhar. Por volta das 10h, ele dirige até a sede da Amazon para enfrentar as tarefas mais desafiadoras e os itens prioritários nas primeiras duas horas do dia.

5. Rotinas matinais de saúde com meditação

A meditação matinal é uma das maneiras mais saudáveis ​​de começar o dia pois é extremamente benéfico para a sua saúde mental. Ele fornece um importante impulso de humor, melhora o foco e a produtividade e pode até diminuir os níveis de estresse e ansiedade no final do dia.

Srinivas Rao, líder de pensamento, palestrante e autor, começa seu dia meditando. Normalmente, ele acorda por volta das 6h da manhã ou sempre que o sol nasce, para iniciar sua meditação matinal. Ele medita sem distrações externas por cerca de 10 minutos.

Após a meditação, ele vai ao mar para fazer algum exercício. Ele tem uma conexão especial com o mar e sente que se conecta com a natureza quando sente as ondas ao seu redor.

Antes de começar seu dia de trabalho, ele fará um café à prova de balas e lerá um pouco.

Finalmente, às 10 horas, ele começará a fazer o trabalho do dia. Concentrar-se intensamente em seu trabalho por duas a três horas antes de fazer uma pausa para o almoço.

6. Trabalhe primeiro, desde o início

Embora essa rotina matinal possa não ser a mais tradicional, é aquela que Tim Cook, CEO da Apple, usa.

Ele acorda na hora extraordinariamente cedo de 3:45 da manhã e mergulha direto em seu dia atarefado de trabalho. Ele começa recebendo mais de 700 e-mails.

Depois de ler seus e-mails, ele se exercita em uma academia particular por cerca de 30 a 45 minutos. Ele então toma um café no Starbucks e dirige até o Apple Park entre 8h e 9h.

Se você preferir mergulhar direto no seu trabalho, essa pode ser a rotina matinal saudável que funciona para você. Claro, você precisaria operar com pouco sono ou ficar bem em ir para a cama cedo para poder acordar cedo.

7. Um Grande Café da Manhã

Ao contrário de muitos, Warren Buffet, um investidor de valor incrivelmente bem-sucedido, começa seu dia com um grande café da manhã repleto de calorias todas as manhãs.

E, surpreendentemente, sua bebida preferida, logo pela manhã, não é sua típica xícara de café, mas sim uma lata de Coca-Cola. Ele bebe refrigerante doce com frequência e afirma que metade de suas calorias diárias vem do refrigerante.

Buffet também é um grande fã do McDonald’s e costuma tomar café da manhã lá. Seu café da manhã de escolha é determinado pelo desempenho do mercado. Em um dia ruim, ele terá um grande café da manhã que inclui dois hambúrgueres de salsicha. Mas, quando o mercado vai bem, ele vai comer o sanduíche de bacon, ovo e queijo para o café da manhã.

Embora o café da manhã do Buffet não seja a escolha mais saudável, há algo a ser dito sobre garantir que você tenha um café da manhã agradável. E um grande café da manhã pode fornecer a energia necessária para o dia de trabalho.

Embora seja possível tomar um grande café da manhã, certifique-se de consumir a quantidade certa de calorias todos os dias.

Se você prefere um café da manhã farto, converse com um nutricionista sobre a melhor maneira de tomar um café da manhã maior e ainda garantir hábitos alimentares saudáveis.

Quer saber mais sobre rotinas matinais saudáveis?

O segredo para criar uma rotina matinal eficaz e saudável é se concentrar no que é bom para você. Você não deve começar seu dia começando com algo que você realmente não gosta.

Quanto mais você alinhar suas atividades matinais com o que faz você se sentir bem, mais produtivo e feliz você se sentirá ao longo do dia.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.