Se você quer abrir uma loja virtual, precisa conhecer o que é atendente de e-commerce e porque esse profissional é essencial para a empresa.

Afinal, o atendente de e-commerce é a pessoa responsável por atender e instruir os clientes nas mais diversas ferramentas do comércio eletrônico.

Dentre essas ferramentas podemos citar o e-mail, o telefone, o chat, e-commerce e as redes sociais, entre outras.

O que é atendente de e-commerce?

A principal função do atendente de e-commerce é principalmente auxiliar e instruir os consumidores. Basicamente, esse profissional deve ajudar os clientes de um comércio eletrônico a tomarem uma decisão de compra. 

Quais canais de comunicação são necessários que os atendentes de e-commerce dominem?

Decidiu criar um e-commerce e está pensando em contratar um atendente de e-commerce? Quer saber o que deve ser avaliado? Segundo grande parte das vagas abertas no mercado, é necessário que esse trabalhador tenha o domínio da utilização dos seguintes canais de comunicação:

  • Aplicativos de mensagem como WhatsApp e Skype, entre outros;
  • E-commerce chat;
  • Telefone;
  • Redes sociais como o Facebook e seus aplicativos de mensagens;
  • E-mail.

Além da competência técnica para usar as tecnologias mencionadas no tópico anterior, é indicado que o atendente tenha facilidade para se comunicar em inúmeras linguagens.

Quais habilidades de comunicação um atendente de e-commerce deve ter?

Veja quais são as habilidade que um atendente de e-commerce precisar ter
Veja quais são as habilidade que um atendente de e-commerce precisar ter

Quando for contratar um profissional para atuar no atendimento aos consumidores no e-commerce, confira se a pessoa conta com as seguintes habilidades:

  • Dominar a língua portuguesa tanto falada quanto escrita;
  • Dominar um segundo idioma caso a loja online conte com uma versão internacional;
  • Aptidão para dialogar com consumidores pelo telefone;
  • Empatia para escutar e lidar devidamente com reclamações de consumidores;
  • Competência para se comunicar com clientes textualmente.

Ademais, para desempenhar essa função absolutamente bem, um profissional de qualidade deverá ter algumas características desejáveis, o que chamamos de habilidades extras. 

Quais habilidades extras que um atendente de e-commerce deve ter?

Além de dominar as mídias sociais e ter competências de comunicação falada e escrita, é preciso que o atendente também:

  • Tenha conhecimentos básicos sobre informática e pacote Office;
  • Conheça a rotina de SAC para e-commerce;
  • Saiba propor soluções em relação às reclamações e objeções dos consumidores;
  • Tenha paciência para lidar com possíveis reclamações;
  • Tenha uma postura focada em vendas;
  • Tenha experiência com atendimento ao público;
  • Habilidade para atuar com inúmeras tecnologias ao mesmo tempo;
  • Pleno conhecimento sobre os produtos vendidos na loja online;
  • Ter um bom relacionamento interpessoal;
  • Saiba atender adequadamente os fornecedores e transportadoras;
  • Ter Ensino Médio completo.

O atendente de e-commerce deve aproveitar de suas habilidades para tirar todas as dúvidas dos consumidores até que eles efetuem a compra. Nesse contexto, ele praticamente se torna um vendedor de e-commerce.

Sendo assim, é dever desse profissional considerar as reclamações e propor contrapropostas apropriadas. O intuito é, desta forma, obter e jamais perder clientes.

Qual o salário de um atendente de e-commerce?

Segundo algumas pesquisas, a média salarial paga para um atendente de e-commerce é de R$1.350,00 mensais. Além disso, ainda tem os benefícios como vale refeição ou alimentação, vale transporte e plano de saúde.

Como contratar um atendente e-commerce?

Para fazer a contratação de um atendente de e-commerce, anuncie a vaga disponível em um portal de empresa como os seguintes:

  • Catho;
  • Indeed;
  • InfoJobs;
  • LoveMondays;
  • Empregos.

Faça uma descrição da vaga da maneira mais clara possível. Deixe disponível um e-mail para que os candidatos encaminhem o currículo. Agende uma entrevista com os melhores candidatos e, em seguida, contrate o melhor.

Vale a pena contratar um atendente e-commerce?

Com certeza, um atendente de e-commerce vai lhe ajudar a acolher e instruir melhor os consumidores que estão com dúvidas. Com isso, será possível direcionar mais pessoas para a conclusão de compras na sua loja online ou no seu marketplace, por exemplo.

Indiscutivelmente, leve em consideração que os profissionais não vêm sabendo tudo que irão fazer e, por esse motivo, será necessário treiná-lo. Sendo assim, faça uma boa contratação de primeira para não ter que mandar embora e começar todo o processo novamente.

Veja também: Qual a melhor forma de atendimento ao cliente no e-commerce.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.