Quer saber o que são criptomoedas e como elas funcionam? Mesmo já existindo há alguns anos, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as moedas digitais.

À medida que vão se popularizando, mais investidores passam a se interessar sobre este universo cheio de vantagens e que pode multiplicar seus recursos.

Atrativas por sua alta lucratividade, as criptomoedas já são uma realidade também no mundo virtual, com plataformas de compra já aceitando pagamentos através delas.

Mas antes de se envolver efetivamente com as moedas digitais, é interessante entender como elas funcionam e então saber se realmente este é o melhor investimento para você.

Tire suas dúvidas sobre as criptomoedas

A primeira informação que você deve ter sobre este assunto é que a criptomoeda é uma moeda digital ou virtual que permite que pagamentos online sejam feitos diretamente entre usuários sem o uso de bancos ou governos.

Ao contrário da moeda real que conhecemos como o real brasileiro, o peso argentino, o dólar ou euro, as moedas digitais não podem ser tocadas, funcionam apenas no mundo virtual.

Outro ponto que você precisa saber é que o valor das criptomoedas é determinado pela lei da oferta e da procura. Assim como a Bolsa de Valores, as moedas digitais mudam de valor ao longo do dia.

Por serem limitadas, quanto mais pessoas procurando por elas, maior o valor. Quanto menos procura, menor o valor.

O bitcoin BTC, por exemplo, é a moeda que mais vale e também a mais popular. Mas existem milhares de outras moedas, muitas delas com potencial para se tornarem tão valiosas quanto ela.

Outras como o USD Coin USDC tem grande potencial, mas o valor estimado ainda é inferior. Quem pretende ganhar muito dinheiro com este investimento precisa se atentar ao sobe e desce dos valores das criptos.

A segunda moeda mais popular é o Ethereum ETHER. Mas como este mercado tem valores modificados todos os dias, novas moedas podem se fortalecer e sofrer perdas. 

Como funcionam as criptomoedas?

Para ter acesso às criptomoedas, é necessário contar com intermediários como bancos tradicionais, bancos digitais ou corretoras.

Uma pessoa que quer comprar uma criptomoeda cria uma carteira virtual. Toda a transação acontece de forma online, tanto a compra, quanto a venda das moedas digitais.

Cada usuário terá sua carteira, de forma totalmente segura.

Uma vez que uma carteira foi criada, uma pessoa pode comprar criptomoeda na taxa de câmbio daquele dia por dinheiro real.

Sua carteira com suas criptomoedas pode ser usada na compra online ou para a venda das moedas quando você julgar interessante vendê-las para multiplicar o seu investimento.

Sites como a Microsoft já aceitam pagamento em bitcoin, outras lojas online devem seguir o mesmo exemplo.

A expectativa é que em um futuro muito próximo as criptomoedas serão uma realidade no dia a dia, sendo usadas para as transações comerciais diferentes.

Quanto antes você entender sobre este assunto e começar a investir em moedas digitais, mais fácil estará inserido ao novo mercado que além de ser lucrativo também será muito necessário dentro de alguns anos

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.