Provavelmente você já se deparou com alguma oferta e cashback em uma compra online. Com um crescimento significativo nos últimos anos, a modalidade de devolução de parte do dinheiro gasto tem ganhado cada vez mais adeptos.

Utilizado especialmente em compras online, o cashback se tornou uma estratégia aplicada por empresas que estão em busca de um aumento em suas vendas.  Mas, afinal, o que é o cashback? E será que realmente vale a pena? 

O que é e como funciona o cashback?

Cashback é uma palavra em inglês que pode ser traduzida livremente como “dinheiro de volta”. O nome explica exatamente o conceito por trás dessa estratégia e ele é bem simples: o cliente faz uma determinada compra e recebe de volta parte do dinheiro gasto. 

Esse tipo de programa começou a surgir em países como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá na década de 1990. Hoje, ele é utilizado em diferentes lugares do mundo e por diferentes tipos de empresas.

As companhias de cartão de crédito provavelmente são as pioneiras em cashback. No Brasil, uma série de novos negócios tem aparecido nos últimos anos, oferecendo aos consumidores a possibilidade de utilizar a modalidade. 

O percentual de devolução varia de acordo com as políticas de cada empresa. O valor devolvido pode representar de 0,5% até 100%, isso vai depender muito de cada caso e é importante que o consumidor verifique as regras e tire suas dúvidas antes de iniciar a compra.

Quais são as vantagens dessa modalidade?

O consumidor pode economizar em suas compras utilizando o cashback. Essa é sem dúvida a principal vantagem deste programa de recompensa: a economia.

Mas atenção, é necessário fazer uma pesquisa de preços e conferir qual é o percentual de devolução do cashback. Em alguns casos o valor devolvido e o preço do frete acabam tornando a compra mais cara.

Lembre-se de fazer uma pesquisa de preços e comparar os valores finais dos produtos incluindo o valor do frete. Isso garante que você realmente está fazendo um bom negócio.

Vantagens do cashback para as empresas

Provavelmente você está se perguntando qual é o benefício para a empresa em devolver ao consumidor parte do dinheiro de uma compra. A resposta é mais simples do que você imagina: a estratégia é utilizada como um meio de incentivar o consumidor a adquirir os itens que ele precisa.

Com o cashback, o cliente recebe parte do seu dinheiro de volta e assim o produto acaba saindo mais barato. Além de ser uma forma diferente de desconto que incentiva a compra, o cashback também ajuda a fortalecer o vínculo entre a empresa e seus consumidores.

Inclusive, ele é um método eficaz para empresas que desejam aumentar a visibilidade no mercado e ampliar a gama de clientes atendidos. 

O cashback é seguro?

Qualquer tipo de operação que envolva dinheiro merece uma atenção especial. O cashback em si é uma modalidade segura, porém, antes de fazer um negócio online você precisa checar se a empresa com que vai negociar é segura.

Em uma pesquisa rápida na internet, é possível verificar a credibilidade do site que está oferecendo o cashback e ter acesso a feedbacks de usuários. 

Outro ponto de atenção diz respeito à efetivação da compra. Não é porque a empresa vai devolver parte do seu dinheiro que você precisa comprar produtos desnecessários de maneira descontrolada: avalie a real necessidade da compra, compare preços e só feche o negócio se ele realmente for vantajoso. 

Como você pode ver, o cashback é um programa de recompensa em dinheiro que tem como função incentivar a compra e fidelizar os clientes. Ele é operado por empresas que devolvem aos consumidores parte do dinheiro gasto em uma compra.

Os percentuais de devolução variam de acordo com as políticas e particularidades de cada compra, por isso é importante verificar as regras e a seriedade da empresa antes de fechar o negócio. 

E não se esqueça: caso você tenha dúvidas ou desconfie da segurança, busque informações adicionais sobre a empresa. Uma breve pesquisa na internet é suficiente para verificar a viabilidade de realizar a operação.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.