Comprar online se tornou uma grande facilidade. Mas, para muita gente, pode gerar dores de cabeça. É o caso de quem acaba sofrendo algum tipo de golpe na internet, podendo perder dinheiro ou, até mesmo, ter seus dados expostos. 

Seja para comprar em grandes e-commerces ou em sites menores, é importante tomar algumas medidas para evitar esse tipo de problema e não perder dinheiro. 

Veja algumas dicas para evitar golpes e comprar com mais segurança pela internet!

6 dicas para comprar online com segurança

Com tantos tipos de golpes digitais acontecendo, fica cada vez mais difícil saber em quem confiar e quando prestar atenção redobrada com as lojas e vendedores. Veja algumas dicas para evitar esses problemas!

  1. Na dúvida, opte por lojas já conhecidas

É impossível conhecermos todas as lojas existentes na Internet. Por isso, quando for comprar algo, leve sempre em consideração o nome da loja. Se não conhecer, procure no Google sobre ela. 

Veja o que as outras pessoas comentam sobre a loja e quem teve problema com ela, para saber se é realmente confiável. Na dúvida, o melhor mesmo é comprar em lojas já conhecidas e com credibilidade. Procure por cupons de desconto para deixar a compra mais barata!

  1. Seja desconfiado de preços muito baixos

A regra geral é sempre desconfiar, porém, redobre a atenção quando um preço for muito mais baixo que o de outras lojas. Muitas vezes, na animação de ter encontrado um valor mais baixo, você pode cair em um golpe e nem ao menos receber seu produto. 

Isso pode gerar uma grande dor de cabeça, pois mesmo buscando seus direitos depois, pode acontecer da empresa demorar muito tempo para fazer a devolução do dinheiro. 

  1. Não passe seus dados para qualquer pessoa

Um grande problema atualmente é passar seus dados para qualquer pessoa ou colocá-los em qualquer site, sem ao menos saber se aqueles dados ficarão realmente seguros. 

Com isso, seus dados podem parar na mão de pessoas mal intencionadas e acabar sendo utilizados para comprar aleatórias, tudo em seu nome. Imagina só a dor de cabeça para resolver? 

Como comprar online com segurança
Como comprar online com segurança

Este cuidado também vale para atendimento no chat da empresa: não passe número de cartão de crédito, nome completo, nem nenhum tipo de senha para os atendentes. Eles devem encontrar seu pedido a partir do código. 

  1. Não faça compras em redes públicas

Na hora de comprar online, sempre faça isso pelas redes privadas, dentro da sua casa, principalmente quando tiver que inserir dados sensíveis financeiramente, como informações do cartão de crédito. 

Isso porque as redes abertas acabam sendo ponto de acesso para qualquer pessoa encontrar uma brecha de segurança do seu sistema e acessá-lo, captando seus dados bancários, de celular e mais. 

  1. Desconfie de boletos gerados ou enviados

A loja enviou um boleto não solicitado? Desconfie! Muitos grupos de golpistas utilizam dessa técnica para confundir os clientes, no qual acham que solicitaram sem querer o pagamento por boleto e acabam realizando o pagamento, em alguns casos. 

Se ficou em dúvida, o ideal mesmo é cancelar a compra e realizá-la novamente, prestando atenção na opção escolhida. O pagamento dos boletos deve ser feito apenas depois de conferir os dados. Se desconfiar de algo, não pague. 

  1. Conheça seus direitos

Um passo muito importante para todo consumidor é conhecer seus direitos, mesmo que a maioria não os conheça. Quando tiver um problema com alguma compra, busque o Procon da sua cidade e faça uma reclamação formal, documentando tudo o que aconteceu. 

Mesmo que o processo demore, pode ajudar para que outras pessoas também não caiam no golpe, além da possibilidade de você receber seu dinheiro de volta e, em alguns casos, até mesmo uma indenização pelo problema ocorrido.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.