Seu escritorio de contabilidade já tem um site e perfis nas redes sociais, mas ainda não tem uma audiência? Que tipos de conteúdo você tem oferecido à sua audiência?

A questão pode ser resolvida através da produção de conteúdos de qualidade. Ou, seja, apresentar conteúdos interessantes que seus clientes estejam buscando.

Diante disso, descubra X dicas para produzir conteúdo para digital de qualidade para a sua empresa: 6 dicas.

Como produzir conteúdo para digital de qualidade para a sua empresa x dicas
Como produzir conteúdo para digital de qualidade para a sua empresa x dicas

O que é conteúdo de qualidade?

Um conteúdo de qualidade é aquele que conversa diretamente com a sua persona, ou seja, que é interessante para ela e faz com que ela se conecte com o seu negócio.

Além disso, o conteúdo de valor, transmite a personalidade do negócio, seus valores, e gera autoridade.

Por conta de tudo isso, a pessoa impactada por seu conteúdo, passa a te acompanhar, percorre seu funil de marketing até estar pronta para comprar seu produto ou serviço.

Por que criar conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo é uma estratégia de inbound marketing ou marketing de atração, que, por sua vez, faz parte do marketing digital e deve trabalhar em conjunto com o marketing de conteúdo.

Quando você estabelece uma presença digital, o faz com um objetivo. Por exemplo. Um escritório de contabilidade deseja aumentar a sua cartela de clientes, logo, deve produzir conteúdos que sejam interessantes para pessoas que estão buscando esse tipo de serviço.

Independente desse objetivo, sua empresa precisa de clientes, pessoas e a forma de atraí-las na internet é através de conteúdo de valor.

Ou seja, é através de conteúdos que a sua persona está pesquisando que você consegue atraí-la e fidelizá-la.

Portanto, para conquistar clientes é preciso oferecer algo de valor, ou seja, uma solução para suas dores ou problemas.

Apesar disso, na hora de produzir conteúdos, procure mesclar conteúdos informativos com conteúdos para entretenimento. As pessoas estão saturadas de informação. Elas também querem entretenimento.

Veja abaixo quais são os tipos de conteúdo mais comuns atualmente.

Tipos de conteúdo

Estamos em uma fase em que há um grande volume de conteúdo. Por isso, é importante equilibrar a produção de conteúdo informativo e de entretenimento.

Vale lembrar que você não deve utilizar suas redes sociais como vitrine de produtos. Do contrário, não vai conseguir atrair a sua persona e gerar vendas.

Existem diversos formatos de conteúdo. Assim, é preciso testar para encontrar o formato preferido da sua audiência.

Os formatos de conteúdo mais comuns são:

  • Blog posts
  • Vídeos
  • Textos para redes sociais
  • Infográficos
  • E-books
  • Podcast

Agora que você já conhece os principais formatos de conteúdo, descubra X dicas para produzir conteúdo de qualidade.

X dicas para produzir conteúdo de qualidade

Confira algumas dicas para produzir conteúdo de qualidade para a sua empresa.

  1. Entender  persona

O primeiro passo na produção de conteúdo é conhecer e entender com quem você vai falar, ou seja, quem é a sua audiência, a sua persona.

A persona é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Isto é, a persona deve ter nome, informações geográficas, informações sobre estilo de vida, de consumo, etc. Todas essas informações são obtidas por meio de pesquisas de marketing.

Entender a sua persona é importante para definir a sua comunicação, o tom de voz da marca e produzir conteúdos que ela tenha interesse.

  1. Criar pautas com conteúdos relevantes para a persona

Entendendo quem é a sua persona, fica mais fácil saber o que eles estão procurando e assim produzir conteúdos que sejam interessantes e atrativos para ela.

Mas, como dissemos antes, não foque apenas em informação. Mescle entretenimento ao seu conteúdo.

  1. Seja criativo

Use a criatividade e inspire-se em outros perfis. Inove, faça testes.

  1. Compartilhe com outras pessoas

Está na dúvida se o conteúdo é bom? Então mostre a outras pessoas e peça uma opinião.

Escute as críticas e sugestões. Faça alterações e não se esqueça de revisar.

  1. Nunca copie conteúdos de outras fontes

Produzir conteúdo dá trabalho e muitas pessoas cedem à facilidade de copiar conteúdo. Nunca faça isso. Se for o caso, pode até reescrever com suas palavras, mas nunca copiar.

A audiência percebe  o concorrente também e pega mal para a imagem da sua empresa.

  1. Contrate uma agência de marketing

Considere contratar uma agência de marketing para gerenciar a produção de conteúdo da sua empresa.

Ela é especialista no assunto e conhece todas as ferramentas e estratégias que envolvem a produção de conteúdo. Por isso, o resultado desejado será mais rápido, o que implica em menor investimento.

Conclusão

Atrair e conquistar clientes é um desafio para empresas  que possuem presença online. Nesse sentido, é preciso utilizar estratégias e técnicas para vencer esse desafio. Entre eles está a produção de conteúdo de qualidade.

A produção de conteúdo é uma estratégia essencial para qualquer negócio, seja ele físico ou online, como escritório de contabilidade.

Por isso, siga as nossas dicas para produzir conteúdo de qualidade para a sua empresa e, assim, atrair e fidelizar mais clientes, gerando mais oportunidades de negócio e maior faturamento.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.