Educação à distância, trabalho em home office, Inteligência Artificial, tudo isso já estava acontecendo antes da pandemia ocasionada pelo Coronavírus. 

No entanto, eles se tornaram uma realidade permanente, assim como o olhar mais humano das empresas com seus funcionários, que aumentou as vendas de brindes corporativos.

Neste artigo, apresentamos 10 tendências no mundo dos negócios pós pandemia.

  1. Automação

Estudos mostraram que a pandemia iria impulsionar a automação de processos , principalmente relacionados a tarefas rotineiras.

Desta forma, processos antes realizados de forma manual passam a ser executados utilizando a tecnologia integrada a sistemas e dados. Com isso, ganha-se agilidade os processos, redução custos,competitividade e valor percepção de valor pelo cliente

  1. Inovação

Além da automação, a pandemia alavancou o uso da inovação através da adoção de inteligência artificial, bem como da robótica, que vem crescendo, especialmente na China.

Outro fator apontado é a digitalização que favoreceu as vendas através de diferentes ferramentas tecnológicas.

  1. Produtividade

Os avanços tecnológicos somados à pandemia fizeram com que as empresas pensassem em novas formas de trabalho, de forma que os colaboradores sejam mais produtivos.

O Home office já era mais estabelecido no exterior, especialmente em algumas áreas, como TI. No entanto, a pandemia e o isolamento social ocasionado por ela, acabou forçando a adoção desse modelo.

  1. Humanização no trabalho

Com muitos colaboradores optando por continuar a trabalhar em home office ou no modelo híbrido, as empresas passaram a olhar para seus colaboradores de forma mais humana.

Há um cuidado maior com o funcionário desde a contratação, de forma a integrá-lo à cultura da empresa e também em retê-lo. 

Assim, as empresas passaram a adotar kits boas de vindas com brindes corporativos, na recepção dos novos funcionários, mas também em seu aniversário e outras datas especiais. Isso ajuda a criar o senso de pertencimento, especialmente, quando não se trabalha no mesmo espaço.

  1. Negócios digitais

A pandemia também contribuiu para que as empresas se aproximassem dos clientes através da presença em diversos canais de comunicação,ou omnichannel,  tanto online quanto offline.

Além disso, muitos empreendedores criaram negócios digitais, ou seja, através da internet, como cursos, consultorias, materiais, e comércio, entre outros.

  1. Big data

À medida em que nos digitalizamos, aumenta o fluxo de dados, que precisam ser lidos e analisados. É aí que entra o Big Data, que a partir da análise dos dados digitais consegue traçar previsões de comportamento que podem ser utilizados na tomada de decisões relacionadas a negócios.

  1. Novos empreendimentos

Em 2020 o Brasil registrou um recorde de abertura de empresas, o que correspondeu a um aumento de 2,6 milhões de empreendedores individuais.

Como mencionamos antes, muitos desses novos negócios nasceram digitais e a tendência é que muitos outros nasçam neste formato.

  1. Vendas remotas

Embora muitas empresas já tenham se normalizado , muitas atividades seguem sendo realizadas de forma remota. Os clientes já se acostumaram e já se sentem confortáveis comprando neste formato. Apenas uma pequena parcela tende a conversar com um vendedor de forma presencial antes de fechar uma compra.

Diante desse cenário, algumas empresas acabaram adotando o sistema híbrido de trabalho, ou seja, em alguns dias da semana o colaborador trabalha na empresa, em outros trabalha em home office.

  1. Videoconferências

Outra tendência que deve se manter no pós pandemia é o uso de vídeoconferẽncias como ferramenta para realizar reuniões. Apenas em alguns casos as reuniões devem continuar acontecendo de maneira presencial.

Portanto, o telefone segue sendo uma ótima ferramenta para vendas, seja através de ligações ou de videoconferências.

  1. Educação à distância

Assim como as tendências anteriores, a educação à distância já estava em curso, mas ainda havia pessoas que não viam o modelo com bons olhos.

Com a pandemia e o isolamento social todos foram obrigados a migrar para o modelo de educação à distância ou algo parecido. Agora, o modelo segue sendo tendência e até mesmo preferência por parte dos alunos.

Conclusão

Muitas das tendências que apresentamos já estavam em andamento e foram aceleradas por conta da situação da pandemia. O resultado foi que por conta de uma imposição forçada, acabamos por nos acostumar a uma nova realidade.

Sendo assim, mesmo com as coisas voltando ao que eram antes, ou algo próximo disso, esses processos seguem sendo utilizados e evoluindo.

Empresas adotaram formatos diversificados de trabalho, ofereceram brindes corporativos a seus funcionários, digitalizaram seus processos, utilizam Inteligência artificial e Big Data.

Ou seja, o mundo pós pandemia já não é o mesmo de antes. Não voltamos ao normal, ao contrário, vivemos um novo normal.

Veja também Educação à distância no Brasil: tudo que você precisa saber sobre esse novo método de Educação

 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.