A revolução do Big Data no setor de energia

As empresas podem se beneficiar das tecnologias de Big Data e da análise de dados para tomar melhores decisões de negócios. Beneficiar-se da transformação digital é possível em todos os setores. Hoje podemos até implementar soluções de Big Data no setor de energia.

Na verdade, é muito importante incorporar o uso de técnicas de Big Data em Energia para impulsionar o negócio. Obter melhores resultados significa obter o máximo dos dados. Para isso, tanto o profissional quanto a empresa devem estar atentos ao que está acontecendo, ser mais sensíveis aos dados e dar a eles a importância que eles merecem.

Para que a implementação do Big Data leve a um avanço real da organização, as empresas do setor de energia devem tratar os dados da gestão da incerteza, minimizando o output e maximizando o resultado e as lições aprendidas. A analítica é um processo empírico e para tornar os processos mais eficientes é necessário ver como concatenar as capacidades das ferramentas que analisam os dados.

Tecnologias de Big Data na Energia

Implementar uma estratégia tecnológica baseada em Big Data em relação à Energia, permitiria maiores empresas de energia, por exemplo, otimizar os processos de compra e venda de energia para gerar ofertas que se ajustassem melhor ao consumo real dos clientes. Também beneficiaria os distribuidores de energia, que teriam a oportunidade de introduzir manutenção preditiva ou detectar possíveis fraudes com antecedência, para economizar custos e melhorar a qualidade do serviço de faturamento e a satisfação do cliente. A análise de dados do setor de energia permite oferecer um fornecimento de energia elétrica seguro, econômico e sustentável.

A estratégia de tecnologia em Energia deve permitir trabalhar na nuvem, reduzindo tempos de implantação, intervenções manuais, investimento e time-to-market. Devemos considerar o desenvolvimento orientado a testes, portabilidade de componentes e possibilidade de abstração. Os processos tecnológicos devem passar por especialização e automação, além de garantir a consolidação dos protótipos graças ao seu reaproveitamento.

Ser ágil no setor de Energia na mudança de uma tecnologia para outra é essencial para se conseguir um produto alinhado à estratégia do negócio e adaptável às mudanças. Essa agilidade passa por saber analisar os dados para obter as informações de valor adequadas.

É importante pensar no reaproveitamento de algoritmos: o modelo que não atendeu ao propósito inicial pode ser muito útil em outra área da empresa, como aconteceu com um caso de fraude em que trabalharam com um cientista de dados para detectar anomalias em alguns usuários. O que a princípio parecia ser um caso de fraude, acabou por ser uma propriedade em ruínas. Embora não tenha sido o que se pretendia, a aproximação de resultados acabou valendo a pena, pois foram obtidas informações valiosas.

As empresas do setor de energia devem atrair o talento especializado em Big Data capaz de obter esta valiosa informação, alimentando-a de recursos, e incluindo-a na estrutura da empresa, para que a implementação do Big Data estimule o avanço dos sistemas de geração, distribuição e comercialização de energia. É preciso buscar valor estratégico para o negócio na utilização das mais modernas tecnologias de Big Data.

Comentários estão fechados.