Sala de aula organizada: como manter sua escola impecável?

Você sabe como manter sua sala de aula organizada? Sem dúvida, esta é uma preocupação de muitos educadores.

Afinal, como promover o melhor ambiente educacional para seus estudos? Como você verá neste artigo, a  sala de aula organizada vai além dos móveis escolares. Neste artigo, falaremos sobre o assunto de sala de aula e como manter a escola organizada. 

Para mais informações a respeito deste assunto, continue lendo!

Sala de aula organizada: como trabalhar a organização dos alunos? 

Em primeiro lugar, usar diferentes cores no ambiente e evitar cores mais fechadas e escuras pode ajudar a trazer conforto ao ambiente educacional. 

No entanto, os professores podem tentar trazer tapetes para permitir que os alunos se sentem no chão para maior conforto!

Veja também nosso artigo sobre desafios da educação a distância.

Sala de aula organizada: como é realizada?

Em segundo lugar, as aulas organizadas por duas ou três pessoas permitem que os estudantes tenham cada vez mais interações diretas. 

Por exemplo: em algumas atividades de escrita e alfabetização, portanto, esta abordagem pode ajudar os alunos a formar uma dupla construtiva, permitindo-lhes expressar suas opiniões e ter discussões.

Sala de aula organizada: como lidar com a indisciplina?

Em terceiro lugar, saiba como lidar com estudantes desinteressados e indisciplinados:

  • Ambiente organizacional;
  • Estabeleça uma relação de diálogo;
  • Incentive a cooperação;
  • Incentive a autonomia;
  • Mude as estratégias de ensino;
  • Promova exercícios respiratórios;
  • Saiba como lidar com dificuldades e problemas.

O que revela a organização do espaço da sala de aula?

Em quanto lugar, a organização do espaço da sala de aula organizada reflete o comportamento docente do professor, por isso ele deverá avaliar seu estilo de ensino: se gosta de ver todos os estudantes em simultâneo, se fará atividades em grupo, se passa a grande parte do tempo fora, ou entre outras maneiras.

Sala de aula organizada: como é?

Não é apenas um espaço, a sala de aula desempenha um papel decisivo na construção da convivência, do conhecimento e da autonomia com os outros. 

Portanto, mais importante ainda, a sala de aula organizada precisa oferecer um ambiente estimulante para as crianças, para poderem aprender por meio de atividades interessantes.

Sala de aula organizada: qual a regra de organização? 

Por exemplo, na aula de Literatura e Língua Portuguesa ministrado por Andrea Zica, do Instituto Casa Viva de Belo Horizonte, a regra é que não haja regras quanto à organização das salas de aula. Um dia, os alunos estavam dispostos em forma de U.

Sala de aula organizada: como montar plano de aula? 

Pense em cada aula como um pequeno projeto em que você usará quadros, materiais disponíveis, indicação de filmes, livros, entre outros. 

Para encontrar as melhores informações possíveis. Organize o tempo para cada aula. Isso só poderá ser realizado se for feito com antecedência. Organize os materiais no quadro e os estudantes podem se organizar por conta própria.

Sala de aula organizada: quais são as regras mais importantes?

Determine as regras bastante importantes para transformar a sala de aula organizada em um ambiente de aprendizagem divertido e seguro. Estas regras variam de acordo com a idade do aluno e a matéria que você está ensinando. 

Aqui estão alguns exemplos: respeite os outros e se cuide.

Sala de aula organizada: como criar um ambiente saudável de aprendizado? 

Para que as crianças se desenvolvam física e mentalmente, um ótimo ambiente escolar é essencial para esse processo. 

Os administradores desta instituição precisam promover um ambiente saudável, onde os estudantes possam interagir livremente com funcionários, professores e colegas. 

Promova uma gestão saudável, com mais contato com os estudantes e ideias criativas, é possível estabelecer um bom relacionamento com os alunos. 

Isso faz com que não vejam mais a escola como uma obrigação, entretanto, como um momento de diversão e aprendizagem. Porém, como melhorar não só o desempenho do aluno, mas também o desempenho do professor? 

Frequentemente, os gerentes podem carecer de um pouco de criatividade para sair de sua zona de conforto. Portanto, trazer um ambiente diferenciado para a escola poderá ser uma ótima ferramenta para estimular mais o contato com os estudantes. Isso é o que vamos discutir agora. Verifique nossas dicas para construir um ambiente escolar saudável.

Avalie os resultados

Com base nos resultados, sabemos se algumas coisas precisam ser melhoradas e se confirmam com as expectativas. 

Portanto, colete esses dados para entender como melhorar o ambiente escolar. Normalmente, apenas algumas alterações são necessárias – isso já faz uma grande diferença.

Desenvolva projetos para toda a comunidade

Deixe que as pessoas nos arredores, ruas ou bairros também participem das atividades escolares com os pequenos. 

Esta estratégia ajuda também a envolver os pais na vida de seus filhos, o que acaba melhorando seu desempenho no ambiente escolar. 

Uma ótima estratégia é realizar atividades extracurriculares: aulas de culinária, esportes, música, dança e arte em que a comunidade pode participar e ministram aulas de maneira voluntária aos alunos.

Estimule muitos conhecimentos

Para as crianças, é melhor fazer métodos de aprendizagem que elas precisam fazer sozinhas. Ou seja: cozinhar é uma boa forma de aprender o sistema de medição. 

Assim, jogar jogos como quebra-cabeças e mímica é uma ótima estratégia que pode desenvolver a inteligência dos estudantes sem gastar muito dinheiro.

Incentive a participação de todos

A interação entre os estudantes e a escola não depende apenas do professor durante a aula. 

Ou seja, o gerente precisa mostrar aos outros funcionários que todos são responsáveis ​​por construir um local saudável. Todos precisam trabalhar muito para melhorar a interação entre o local e os estudantes.

Promova debates sobre saúde

Como a maior parte dos estudantes da rede pública é oriunda de famílias de baixa renda e não têm acesso a serviços médicos de qualidade, é importante que a instituição promova debates estudantis sobre essas questões. 

Sendo assim, a prevenção é uma maneira de evitar que os pequenos contraiam doenças controláveis, como a dengue. Esta categoria de trabalho também pode evitar que os estudantes faltem às aulas devido a simples condições médicas.

Veja também como é possível você se tornar um professor de francês

Realize planejamentos

Tudo deverá iniciar com um ótimo plano. Enquanto isso, você poderá pesquisar alunos e pais para entender os pontos fracos e fortes de suas instituições. 

Em outras palavras, a pesquisa deverá também abranger os funcionários que trabalham no local. Todos precisam ter uma palavra a dizer e participar da decisão final, para se sentirem parte do processo. 

Em conclusão, por meio da análise dos pontos fracos e fortes, metas e objetivos de curto e longo prazo podem ser planejados e delineados. Assim, isso facilitará o trabalho e também evitará que recursos sejam investidos em coisas que não geram bastante retorno.

Comentários estão fechados.