Montar portfólio de fotografia pode ser a diferença entre ter sucesso na sua profissão de fotógrafo ou então ter pouquíssimos clientes e baixos lucros. 

Atualmente, com a explosão do mundo digital, ter um portfólio de fotografia é essencial para que seus futuros clientes possam conhecer um pouco mais do seu trabalho. 

Mas, como montar um portfólio de fotografia ideal, que resulte em muitos contratos e novos clientes? É sobre isso que falaremos, confira! 

Montar portfólio de fotografia: o que é?

Quando você vai a um shopping, geralmente olha as vitrines e as peças expostas antes de entrar em uma loja, não é mesmo? Com fotografia, não deixa de ser um pouco parecido. 

Assim, um portfólio é como se fosse uma vitrine dos melhores trabalhos de um fotógrafo. Ali, o cliente pode ver como é estilo daquele fotógrafo: mais convencional ou arrojado? 

Qual é a sua principal área de trabalho: casamentos, ensaios profissionais, newborn, smash the cake? 

Tudo isso deve ficar claro no portfólio, para que o cliente, ao visualizar as melhores fotos daquele profissional, possa se sentir bem em contratar você. 

Existem dois tipos de portfólio de fotografias: o impresso e o digital. 

No impresso, você precisa ter contato direto com o cliente, que manusearam o álbum onde estão suas melhores fotos impressas. 

No passado, esse tipo de portfólio já foi essencial. Aliás, era a única forma de se conhecer o trabalho de um fotógrafo. Porém, com a internet e nos últimos anos, nos quais as mídias digitais dominam, você não pode abrir mão de um portfólio digital de fotografias. 

De fato, você pode até ter um portfólio impresso, mas precisa, sem dúvida, ter um portfólio digital de seus melhores trabalhos. 

Montar portfólio de fotografia: como fazer um bom? 

Agora que você já sabe o que é um portfólio de fotografias, vamos te passar algumas dicas para que o seu portfólio seja excelente! 

1. Escolha realmente suas melhores fotografia 

Quem tira fotos pode ter um certo apego a todo seu trabalho. É natural. Mas, um bom portfólio de fotografias tem as melhores fotografias e não todas. 

Portanto, escolha cuidadosamente as fotografias que melhor representam o seu trabalho. 

2. Montar portfólio de fotografia: opte por um bom site 

Outra característica importante de um bom portfólio é ele estar em uma boa plataforma, a qual não demora para carregar, nem vive dando problema. Há muitas opções excelentes no mercado, como o Behance, Wix, Squarespace, dentre outros. 

Lembre-se que o usuário não é pautado pela paciência. Ou seja, se assim que entrar no site, as fotos não abrirem ou as páginas derem erro, seu futuro cliente vai buscar outro profissional na mesma hora. 

Estima-se que o tempo de permanência em uma página da internet é de no máximo 8 segundos. Por isso, uma página não pode demorar mais de 3 segundos para carregar. 

Lembre-se disso na hora de escolher o tamanho das fotos para estar no seu site. Fotos muito pesadas tendem a demorar mais tempo para carregar. 

Aqui vai outra dica: sites também permitem o comércio de anúncios, o que pode ser uma ótima forma de monetizar. Além disso, se você não entende muito bem disso, contrate um profissional para lidar com as técnicas de marketing digital. Assim, você atrairá novos clientes! 

3. Foque na área pretendida 

É importante você divulgar seu trabalho na área que pretende ter sucesso. Conforme já dissemos, existem múltiplas áreas para que um fotógrafo trabalhe e tenha sucesso, desde tirar um retrato profissional, passando por casamentos, ensaios, newborn, dentre tantos outros. 

Assim, foque na área que você pretende atuar. Caso você tenha mais de uma área, crie subdivisões para cada uma delas ou até mesmo, diferentes portfólios digitais. 

4. Montar portfólio de fotografia: mantenha atualizado 

Se tem coisa que desanima quem está na internet é perceber que a última atualização daquele site foi feita há 5 anos. Ou seja, no caso de um fotógrafo, será que faz 5 anos que ele não tira uma foto boa? 

Viu a importância de manter o portfólio sempre atualizado? Dessa forma, seus futuros clientes perceberão que você é um profissional que está sempre na ativa, mantendo a qualidade em alta e com trabalhos recentes. 

Leia também: É possível trabalhar com fotos tiradas do celular?

5. Tenha sempre dados de contato 

Você caprichou na escolha das fotos, o site está bonito, bem organizado, não está lotado de fotos que não carregam… Mas, não há como o cliente entrar em contato com você. 

Isso é um erro enorme! No portfólio, é essencial ter seus dados de contato. Ou seja, divulgue suas redes sociais, seu número de whatsapp e e-mail. Assim, quando um cliente gostar do seu trabalho, ele/ela poderá facilmente entrar em contato com você para mais informações. 

Seguindo essas dicas, certamente você conseguirá montar um excelente portfólio digital e, com isso, atrair cada vez mais clientes e ser mais bem-sucedido na sua profissão. 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.