É possível trabalhar com fotos tiradas do celular?

As fotos tiradas do celular podem se tornar uma opção para quem quer começar a trabalhar com fotografia. Porém, para alcançar os melhores resultados, é essencial descobrir as melhores dicas para suas sessões. 

Atualmente, grande parte das pessoas possui um smartphone, e a maioria deles possui uma câmera boa. E, como as lentes também estão evoluindo cada vez mais, é possível afirmar que as fotos tiradas do celular podem ser profissionais. 

Os fotógrafos podem utilizar o smartphone para fotografia de produtos, por exemplo. Independentemente do caso, é essencial descobrir como tornar as fotos tiradas do celular o mais profissional possível. Confira mais informações sobre esse tema. 

Como tornar as fotos tiradas do celular profissionais? 

Primeiramente, é difícil encontrar um smartphone que não faça registros fotográficos hoje. E, levando em consideração que as lentes evoluem mais a cada dia que passa, os resultados das imagens são da mais alta qualidade. 

Então, é possível tirar fotos com a câmera do smartphone com facilidade, desde que o usuário saiba quais são as características e vantagens de seu modelo. Mas também é importante saber trabalhar com a edição de fotos para corrigir as imperfeições. 

Ou seja, para trabalhar com fotos tiradas do celular, não é necessário ter um modelo topo de linha. Isso porque, com a constante evolução dos smartphones, é fácil encontrar um modelo que atende às suas necessidades em algumas situações. 

Porém, para que os resultados sejam eficientes, os usuários devem ter cuidado com a câmera que tem em mãos. Nesse momento, é fundamental conhecer e aplicar as melhores dicas para seus registros, garantindo um resultado de qualidade. 

1. Limpe a lente da câmera

Mesmo que a maioria das pessoas considere isso uma besteira, é fundamental limpar a lente da câmera antes de começar a registrar as fotos. Caso não tenha nenhum pano liso para passar no momento, considere realizar a limpeza com sua camisa. 

Afinal, além da resolução da imagem melhorar consideravelmente, os elementos da imagem tem uma exposição de qualidade. E, se você quer tornar as fotos tiradas do celular o mais profissional possível, é essencial realizar a limpeza sempre que a sessão iniciar. 

2. Tome cuidado com a iluminação

Quando você decide fotografar uma pessoa, estará capturando a luz que é refletida até chegar ao sensor da lente. Ou seja, quando o modelo ou objeto está posicionado no escuro, o resultado será uma imagem escura. 

Portanto, se você tem interesse em tornar as suas imagens do smartphone profissionais, é fundamental que o local esteja bem iluminado. Lembre-se de considerar uma fonte de luz que não apareça em sua imagem. 

3. Evite utilizar o zoom do aparelho

De maneira geral, se você não possui um smartphone com duas câmeras, evite ao máximo utilizar o zoom. Afinal, sempre que esse elemento é utilizado, uma parte da imagem está sendo cortada. 

Ou seja, o fotógrafo não estará se aproximando do objeto, mas sim recortando a imagem. Mas se você tem que usar o zoom para o registro, utilize o “zoom natural”, também conhecido como “chegar mais perto”. 

4. Tome cuidado com o foco da imagem

Um dos elementos essenciais para as fotos tiradas do celular é o foco. Uma dica é evitar o auto-foco, que já vem configurado nos smartphones modernos, pois os resultados podem ser desastrosos. 

Afinal, quando esse elemento está ativado no smartphone, ele pode acabar destacando o objeto ou a pessoa errada na imagem. E, se a configuração não puder ser desativada, use uma outra alternativa de câmera.

5. Não use o flash

Grande parte das pessoas insiste em utilizar o flash do smartphone. Mesmo que ele ajude em ambientes escuros, o resultado será uma foto feia. Além disso, as cores ficam estranhas, aumentando a incidência dos olhos vermelhos. 

Além disso, quando o flash é utilizado, as fotos se tornam amadoras. Isso sem contar que na maioria das situações, o flash é usado no momento errado. Sendo assim, sempre que possível, evite utilizar esse elemento para as fotos tiradas do celular. 

6. Utilize o modo HDR

Se você está buscando pelos melhores resultados em suas fotos tiradas do celular, não deixe de usar o modo HDR. Ao ativar essa opção em seu smartphone, ele dispara três fotografias em exposições diferentes. 

Além disso, após registrar as fotografias, o modo HDR usa um software para separar e juntá-las em uma só. Vale ressaltar que somente as melhores combinações são usadas para o resultado final.

7. Utilize as sombras ao seu favor

Como citado anteriormente, a luz é um dos principais elementos para uma boa foto, mas nem sempre isso está garantido. Por esse motivo, é importante saber usar as sombras ao seu favor. 

De maneira geral, as sombras servem para criar um aspecto dramático em sua imagem, mas sem ser muito apelativo. Então, antes de fotografar o objeto ou a pessoa, leve em consideração os diferentes tipos de sombras.

Comentários estão fechados.