Quer aprender mais sobre milhas? Especialistas no assunto dizem que acumular pontos e milhas deve ser um hábito para qualquer pessoa.

Muitos brasileiros estão procurando economizar dinheiro devido à instabilidade econômica causada pela pandemia. A fidelidade vale pontos valiosos na forma de descontos ou bônus, razão pela qual a busca por programas de vantagens como Clube Tap, nunca foi tão procurado na Internet.

Se você aderir a pontos e programas de milhagem, você pode economizar dinheiro e obter benefícios sem aumentar suas despesas.

Veja também: Praias brasileiras conhecidas internacionalmente.

Afinal, o que são milhas?

Os pontos nos programas de fidelidade oferecidos pelas companhias aéreas são chamados de milhas aéreas. 

Se você se registrar nos programas de fidelidade, poderá acumular pontos ou milhas sempre que viajar em voos da empresa proprietária ou parceira com o programa de fidelidade.

O que são pontos?

Os pontos são bônus dados para compras e servem como uma forma de desconto para compras futuras. Os pontos podem ser trocados por milhas aéreas, produtos, hotéis, jantares, e muito mais, se você acumulá-los fazendo uma compra.

Os pontos são bônus dados para compras e servem como uma forma de desconto para compras futuras. Os pontos podem ser trocados por milhas aéreas, produtos, hotéis, jantares, e muito mais, se você acumulá-los fazendo uma compra.

Fidelidade

Atualmente, a maioria dos cartões de crédito tem um programa de fidelidade.

Fique com o mesmo programa de fidelidade por pelo menos dois anos para que você possa acumular mais pontos.

Procure sempre acumular pontos

Deve-se acumular pontos e milhas como um hábito. 

Não perca as oportunidades se você souber quais estabelecimentos são parceiros de seu programa de pontos. Entretanto, você não desfrutará dos benefícios se os pontos expirarem no final do período.

Atenção aos prazos

Fique em dia com as notificações das empresas sobre o prazo de resgate, seguindo as newsletters ou aplicativos, pois todo programa de vantagens tem um prazo para resgatar pontos ou milhas.

Algumas vantagens

Aqueles que escolhem os programas de vantagens recebem pontos e milhas todos os meses, assim como uma série de outros benefícios.

  • Ofertas exclusivas
  • Resgate de passagens aéreas
  • Embarque preferencial
  • Cartões de crédito para acessar sala VIP
  • Bagagens sem custo
  • Compra de milhas com desconto
  • Reserva gratuita de passagens
  • Status dos programas de fidelidade
  • Descontos em farmácias, postos de gasolina, clínicas de estética, entre outros benefícios.

Uso e consumo consciente

  1. Quando há um interesse real em economizar dinheiro, estes programas são válidos. Quando a fidelidade não leva a gastos impulsivos, ela é uma aliada no orçamento.

  2. Se você não viaja com frequência, o programa de passageiro frequente não será útil para você. Fazer compras de pontos de milhagem pode ser mais caro do que simplesmente tirar proveito de promoções e comprar um bilhete

  3. É uma boa ideia ter cuidado com as ofertas excessivamente tentadoras. Se você quiser submeter seus pontos para uma compra, você precisa pesquisar os valores reais. Se você fizer sua pesquisa, talvez consiga obter o produto por um preço mais barato.

  4. Como a transferência de pontos nem sempre é automática, alguns cartões de crédito têm a vantagem de creditar imediatamente os pontos.
      
  5. É aconselhável escolher um programa baseado em seus hábitos de consumo. A ideia é combinar as lojas e prestadores de serviços aos quais você tem mais acesso e aderir ao esquema de pontos que é o mais presente nessa categoria de produtos

  6. Na ânsia de se sentir recompensado ou de estar fazendo grandes vantagens, muitas pessoas acabam consumindo mais do que realmente precisam, portanto tente usar os benefícios da lealdade nas despesas que você já faz diariamente;
      
  7. Se você quiser saber se os produtos valem a pena, tente calcular o valor dos produtos.
      
  8. O objetivo é que você aproveite os pontos com o que já foi gasto e não crie novos compromissos financeiros sem mesmo saber se eles serão vantajosos, portanto tente evitar qualquer pagamento extra a um programa de fidelidade.
      
  9. Todas as regras do programa de fidelidade precisam ser entendidas por você. Muitas empresas mudam suas regras sem aviso prévio, portanto, esteja ciente de que as regras não mudaram. Os regulamentos das empresas não são os mesmos que os das outras.
      
  10. Não se deixe enganar por prêmios se não souber se o valor pago em dinheiro pelo mesmo produto não seria mais barato. Se você quiser trocar seus pontos por algo que realmente precisa, tente evitar modismos e ofertas de barganha.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.