O desejo de muitas pessoas é montar um buffet, mas nem todos sabem exatamente o que fazer para começar um negócio neste segmento.

Sem dúvidas, o mercado dos buffets é dos que possui um enorme potencial financeiro, portanto, é uma excelente opção para investir.

O mercado dos buffets costuma ser bastante estável e muito aquecido, ainda mais se você vai diversificando os serviços prestados no local.

Caso seja da sua vontade montar um buffet e começar os investimentos ainda este ano, aqui vão algumas dicas incríveis de como colocar isso em prática!

Faça um bom planejamento financeiro

A primeira dica de como montar um buffet é fazer um bom planejamento financeiro, e se você não passar por essa etapa, há sérios riscos de que seu negócio não prospere.

Um planejamento deste tipo é capaz de permitir a você criar um negócio com uma base bem sólida e que terá vida longa no mercado.

Esse planejamento vai evitar que você passe por apertos e garantir a projeção de eventuais problemas, reduzindo os riscos de erros e aproveitando as oportunidades para lucrar com eles.

Após ter desenvolvido seu plano financeiro, o passo seguinte é escolher em qual segmento quer montar um buffet.

Escolha um segmento para montar seu buffet

Outro erro que muitas pessoas que desejam montar seu buffet acabam cometendo também é não definir um segmento para trabalhar.

Com isso, você acaba tentando atender a todo tipo de cliente e isso acaba não sendo viável, principalmente se seu objetivo é tornar-se referência no mercado.

É por isso que como há muitas possibilidades, você deve escolher um formato de buffet para montar e atuar.

O buffet infantil, por exemplo, é uma opção com grande busca no mercado, e se você escolher ela, deve montar um ambiente com uma decoração bem mais lúdica e contendo brinquedos específicos para seu público.

Uma outra dica é optar por um buffet cerimonial, ou seja, um ambiente voltado para as festas de formatura e de casamento.

Por fim, você pode optar também por montar seu buffet corporativo, que vai atender recepções, festas e os mais variados eventos empresariais.

Após escolher um segmento, trabalhe para se especializar nele!

Escolha uma boa localização para o seu buffet

Um ponto fundamental para quem quer montar um ótimo buffet é escolher uma boa localização para ele.

Afinal, se o buffet em questão ficar muito distante do centro urbano da cidade ou em um bairro mais perigoso, dificilmente alguém vai querer fazer um evento por lá.

Além disso, não defina como local do seu buffet o primeiro espaço ou área que encontrou e que gostou.

É importante pensar bastante em seu público-alvo, entender qual é a região onde ele está mais presente e então abrir seu negócio de buffet ali, garantindo que terá mais clientes.

Tenha referências dentro do segmento de buffet

A melhor forma de você montar um buffet de sucesso é buscar por referências no seu mercado, ou seja, observar os concorrentes e ver onde eles estão acertando.

Conheça quais são os tipos de serviços e produtos que as pessoas mais prestam e que são mais buscados pelos clientes, para assim ter a certeza de que está tomando as decisões certas.

Ter referência também é imprescindível para que você possa saber quais procedimentos seguir, preços a cobrar, as principais formas de pagamento, entre outras.

Escolha um bom local para alugar seu chopp

Dependendo de qual seja o segmento do seu buffet, ter um bom chopp para oferecer aos clientes é imprescindível.

Para que isso funcione, é importante primeiro conhecer os tipos de chopp artesanal, e então encontrar uma boa distribuidora de chopp.

 Pode ter certeza que isso fará uma grande diferença nos seus resultados, já que uma bebida gelada e de qualidade é importantíssima em vários eventos!

Faça a divulgação do seu buffet

Ainda que possa não ter uma relação tão direta com a montagem do buffet, fazer a divulgação do local é fundamental ao sucesso dele.

Se as pessoas não conhecem o buffet, dificilmente vão fechar um evento no local, e então você não vai alcançar o sucesso esperado.

Sendo assim, a dica aqui é que você faça uma boa divulgação usando os meios digitais mais adequados, focando nas redes sociais nas quais seu público-alvo encontra-se presente.

Conclusão

Como você pode ver aqui, se o seu objetivo é montar um buffet, existem algumas dicas que devem ser seguidas para que seja possível alcançar o sucesso pretendido.

Neste texto, nós mostramos quais são os passos principais que você deverá dar para que possa começar seu buffet do zero com uma base sólida para o futuro sucesso e assim tenha os resultados que sempre sonhou com seu negócio.

O que achou do nosso conteúdo de hoje falando sobre como montar um buffet?

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.