O WhatsApp Business é utilizado por mais de 5 milhões de instituições. Sendo esta uma forma maravilhosa de expandir sua rede e conseguir muito mais contatos. Inclusive, ao usar o aplicativo o contato é eficiente, rápido e direto. Pois é simples de usar e os usuários não necessitam da realização de pesquisas demoradas sobre a empresa, nem perdem tempo buscando na internet um número de telefone ou endereço de e-mail. 

Mas além de reduzir o tempo, o WhatsApp Business também serve para aperfeiçoar o funcionamento do seu negócio. Desse modo, você pode:

  • Criar campanhas de marketing;
  • Exibir sua posição e tempo real;
  • Personalizar sua conta;
  • Indicar facilmente páginas específicas da web;
  • Compartilhar links úteis.

Você pode ter ainda a segurança de possuir todos os contatos próximos para não necessitar do acesso ao endereço de e-mail. Portanto, essas são somente algumas das vantagens do WhatsApp Business, um aplicativo que objetiva melhorar a qualidade das relações comerciais e dos serviços em geral. 

Como ter sucesso nos negócios com WhatsApp business?

Para identificar uma estratégia eficaz sobre como ter sucesso nos negócios com WhatsApp Business, você precisa entender a melhor forma de agir e onde focar para conseguir mais clientes. 

Assim, o primeiro ponto-chave, é integrar o uso do aplicativo com outros canais de atendimento, como Instagram, Telegram ou Facebook. Em que nesse sentido, seguem algumas boas práticas para fidelizar melhor seus clientes por meio do WhatsApp Business: 

1) Defina uma boa estratégia de mensagem

A ideia é que você saiba exatamente quais mensagens enviar e quando fazê-lo. Isso porque é extremamente importante criar um fluxo de mensagens adequado para cada tipo de cliente ou para cada setor. Lembre-se que nem todos os clientes são iguais.

2) Evite enviar muitas mensagens

Isso é tabu no atendimento ao cliente. Às vezes, enviamos inadvertidamente mensagens desnecessárias que causam incômodo aos nossos clientes. É preciso ter muito cuidado, pois às vezes o envio de muita informação pode nos fazer perder uma venda ou causar desinteresse no cliente.

3) Personalize todas as suas mensagens

A ideia por trás de cada mensagem é que ela difere da concorrência e de sua própria identidade de marca. Isso é o que precisa ser feito para capturar a atenção e a mente dos consumidores. Por isso, adicione aquele toque personalizado, adesivos, frases ou slogans da sua marca às suas mensagens.

4) Identifique os recursos da API do WhatsApp

A API do WhatsApp tem ótimos recursos que podem ser usados se o que queremos é fornecer um atendimento fenomenal ao cliente. Dessa forma, diversos provedores desse tipo de conta do WhatsApp, permite criar vários usuários, ingressando-os a partir de um único número do WhatsApp Business.

5) Use o WhatsApp como sua plataforma de atendimento ao cliente

O WhatsApp é uma plataforma de comunicação pessoal. No entanto, existem ferramentas que permitem usar o aplicativo e outras redes sociais a partir de uma única barra de mensagens. Conectando vários agentes e oferecendo uma única plataforma otimizada para atendimento ao cliente.

Além disso, você também pode para otimizar sua conta e ter sucesso:

  • Organizar seus contatos com cuidado;
  • Usar um tom de voz apropriado e acessível;
  • Criar mensagens automatizadas interessantes;
  • Interagir com os clientes, usando conteúdo eficaz que causa impacto;
  • Mostrar que está atualizado em seu setor e interessado em crescimento;
  • Incentivar os clientes a entrar em contato com você pelo WhatsApp Business. 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.