Muitos motoristas não sabem, mas dívidas veiculares podem resultar – em casos mais graves – na perda da carteira de habilitação. Sendo assim, além de monitorar a CNH de forma geral, como pontos e multas, é importante regularizar a situação financeira do seu veículo.

Buscar alternativas de como quitar as dívidas, além de ter mais atenção para não receber multas podem ajudar na resolução da situação.

Reunimos informações valiosas para ajudar na regularização da carteira de motorista. Veja a seguir.

Suspensão da CNH: é possível?

A suspensão do direito de dirigir só pode ocorrer caso você possua algum débito em aberto, e o mesmo esteja em discussão judicial. Ou seja, quando o credor já tentou diversas formas para receber o valor devido, ou percebe que o devedor está se esquivando do cumprimento da dívida.

Sendo assim, dívidas não quitadas de diversos segmentos, incluindo empréstimos, aluguéis, financiamento e até mensalidades escolares, podem ser responsáveis pela suspensão da CNH (determinada pelo juiz), até que o devedor providencie o pagamento.

Como essa suspensão entra no direito de ir e vir do cidadão, é chamada de excepcionalidade.

Neste caso, a CNH é suspensa como forma de convencer o devedor a pagar o que deve, chamado de ato de coerção.

Ou seja, é uma medida tomada em casos específicos, em que todas as possibilidades de recebimento do valor devido tenham sido esgotadas. Dessa forma, o juiz avaliará o contexto, e caso seja provado que o devedor está escondendo o patrimônio, a decisão poderá bloquear a CNH.

Como regularizar minha CNH?

Ao atingir a pontuação máxima na carteira de habilitação ou cometer infrações específicas, como o bafômetro, por exemplo, o motorista é penalizado e tem a suspensão da carteira. Além desses casos, existe a excepcionalidade de suspensão em caso de dívidas. 

A punição pode ter prazo variável, entre 2 a 24 meses, a depender da gravidade da falta cometida contra o Código de Trânsito Brasileiro.

Depois de receber a notificação de suspensão da CNH, o motorista deve respeitar o prazo sem dirigir. Além disso, é preciso fazer o curso de reciclagem da CNH pelo Detran do seu Estado e passar por uma avaliação teórica. Em algumas regiões, já existe a opção online para a regularização.

Caso a pessoa não realize o curso ou seja reprovada no teste, o documento continua retido e o condutor não pode dirigir até que regularize a situação.

Conheça maneiras simples de evitar multas

Muitas vezes, a principal causa do recebimento de multas é a falta de atenção. Sendo assim, separamos algumas formas simples que ajudarão a evitá-las:

Ande com os documentos do veículo em dia

Procure consultar com regularidade a situação da documentação do veículo. Dessa forma, caso seja parado em uma blitz de conferência, não terá problemas com apreensão de veículo por ter esquecido o prazo do licenciamento, por exemplo.

Cuidado com a velocidade

Apesar de ser uma dica clichê, nem sempre damos a atenção devida à velocidade na pista. Procure sair com antecedência para não precisar andar com pressa, evitando assim, multas por imprudência na velocidade.

O cinto de segurança é obrigatório

Uma ferramenta importante para a segurança e para o bolso é o cinto de segurança, que tem a sua utilização obrigatória. Estabeleça o hábito de entrar no carro e colocar o cinto antes de qualquer movimento.

Dessa forma, você vai zerar as chances de tomar multa por um motivo que só precisa do seu cuidado.

Não use o celular enquanto dirige

Se você não está usando o GPS para guiá-lo até algum lugar, o celular deve ficar guardado. Primeiro por diminuir o reflexo e aumentar as chances de acidentes, segundo para evitar uma multa gravíssima.

Atenção onde vai parar ou estacionar

É comum que ao precisar resolver alguma questão rotineira e se deparar com faltas de vagas livres, motoristas parem “rapidinho” onde não podem (mesmo com sinalização). O que acontece? São surpreendidos com uma multa por parar ou estacionar em lugar proibido.

Sendo assim, antes de parar o carro em qualquer lugar, certifique-se que a vaga está liberada e sem restrições.

Essas informações poderão ajudá-lo a entender como regularizar sua CNH de forma descomplicada e evitar multas adotando cuidados simples!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.