Se você acabou de começar um negócio, ou já tem há algum tempo e está buscando maneiras de aumentar o fluxo de clientes, esse conteúdo é para você. Divulgação e propaganda são essenciais para o andamento e funcionamento do negócio. Isso porque, para atrair mais clientes, você precisa fazer com que mais pessoas conheçam seu serviço e produto. 

Como fazer uma boa divulgação de loja
Como fazer uma boa divulgação de loja

Como fazer uma boa divulgação de loja?

Pensando nisso, preparamos uma lista com as principais ferramentas para fazer uma boa divulgação de loja, confira. 

1. Utilize as redes sociais 

As redes sociais, como Instagram e Facebook, são uma das principais ferramentas atuais para divulgar uma marca, loja ou produto. Isso porque, geralmente, grande parte da população atualmente tem acesso às redes sociais e as usa com frequência. Dessa forma, saber utilizar essa ferramenta pode te ajudar a ganhar mais visibilidade e consequentemente, clientes. 

O próprio Facebook possui mecanismos que auxiliam o empreendedor, como por exemplo o Market Place, que é um espaço exclusivo para vendas. Além disso, há também as páginas e grupos, dos quais você pode criar ou participar. Digamos que você tem uma empresa de eletrodomésticos e precisa divulgar sua loja, é possível entrar em grupos voltados para isso. Por exemplo, existem grupos voltados para um tipo de produto como por exemplo, eletrodomésticos e, existem ainda grupos ainda mais específicos, como por exemplo um grupo de Freezer e refrigeradores. Isso permite que você explore todos os nichos da rede social.

Ademais, o Instagram é uma outra ferramenta super poderosa. Isso porque, a rede social possui mais de 1 bilhão de usuários ativos, isso quer dizer que existem várias pessoas que podem se tornar seus potenciais clientes. Com o Instagram você pode criar diversos stories e publicar várias fotos com o intuito de se aproximar do seu cliente. 

2. Participe de campanhas

Sejam campanhas de promoção, como por exemplo a Black Friday, ou campanhas comemorativas, é importante que sua loja participe delas para que você ganhe ainda mais visibilidade. Você também pode promover seus produtos em outras datas comemorativas como a Páscoa, Dia das mães, Natal etc. 

3. Tenha uma identidade visual

A identidade visual, como o próprio nome diz, é um conjunto de características visuais que tem o objetivo de transmitir o principal objetivo da sua marca e/ou produto. Para criar uma identidade visual, primeiro você precisa determinar sua persona, ou seja, o público que você deseja alcançar. Encontrar a personalidade da sua marca é o segundo passo para a identidade visual, isso porque, utilizando referências visuais você consegue alcançar seu nicho de mercado desejado com muito mais facilidade. A identidade visual inclui imagens, ilustrações e cartelas de cores. 

Um dos principais elementos na construção da identidade visual é o logotipo. Por isso, você pode pedir ajuda de um profissional da área, como um designer. Ele irá unir a mensagem desejada, utilizando seu nome ou marca para alcançar o público desejado.  Além disso, você precisa definir qual cartela de cor você pretende usar, para criar um padrão e passar mais estabilidade e segurança ao cliente. 

4. Participe de eventos

Participar de feiras e eventos pode te ajudar em diversos aspectos. Desde se conectar com outros profissionais que podem te ajudar no mercado profissional, até ganhar maior visibilidade e alcançar mais clientes. Além disso, você pode patrocinar eventos que possuem potencial para alcançar muitas pessoas. 

Nesse ínterim, você pode não somente participar de eventos, como também pode promover um. O evento não precisa ser grande, pode ser um café da manhã, coquetel, workshop, palestras etc. 

5. Faça um bom atendimento

Atender um cliente bem é importante tanto no atendimento online quanto no atendimento presencial. O cliente sempre presta muita atenção na maneira que é tratado. Para fazer um atendimento de qualidade você deve valorizar cada cliente. Independente se o cliente possui alto poder de compra ou não, ele deve ser valorizado. Dessa maneira, você fideliza o seu cliente. 

Outra dica de como fazer um bom atendimento é contando a verdade. Muitas vezes, alguns vendedores utilizam da mentira como estratégia de venda, todavia, isso é um tiro no pé. Visto que o cliente se sentirá enganado e nunca mais retornará para a loja, além de contar sua experiência (ruim) para os conhecidos. Oferecer um ambiente confortável, tanto online quanto presencial, também é importante. Além disso, você deve buscar fazer um atendimento humanizado, com linguagem objetiva e empática. Por último, seja ágil. Não deixe seu cliente esperando. Quanto mais rápido você conseguir atendê-lo é melhor. Isso porque, no tempo de espera o cliente pode partir para ação em outra loja ou empresa. Você também pode disponibilizar diversos canais de atendimento para ele entrar em contato com você, como E-mail, Facebook, Instagram e até mesmo WhatsApp.

Então, agora que você já sabe como fazer uma boa divulgação, sua loja tem tudo para dar certo. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo de hoje. Até a próxima!

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.