Você já ouviu falar de SEO? Você sabia que ele pode ajudar a sua empresa a ter mais visibilidade no Google e com isso atrair mais pessoas para o seu site de forma orgânica?

Vamos começar desde o início, você sabe o que é SEO ou SEO local e como ele pode ajudar uma pequena empresa a crescer e ter mais resultados? Se quer saber mais sobre esse assunto continue lendo.

O que é SEO?

Qualquer negócio ou até mesmo pessoas que tem um site compartilham um interesse em comum: fazer com que mais pessoas acessem o seu site. O site é considerado a porta de entrada para qualquer negócio hoje em dia, o que aumentou a importância do SEO.

Começando pela sua sigla, SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para os motores de busca. Sempre que uma página é criada no site, os buscadores do Google procuram indexá-la para que ela possa ser encontrada pelo usuário que está procurando uma resposta para determinado assunto. 

Só que em meio a isso, você tem que pensar que existem várias páginas sendo criadas todos os dias na internet e é justamente por isso que faz a concorrência no mundo digital ser tão grande para aparecer na primeira página. 

É nesse momento que entra o SEO, ele é um conjunto de técnicas que vão influenciar os algoritmos dos buscadores a definirem o ranking que essa página vai ficar para determinada palavra-chave que o usuário pesquisou.

Com isso, o seu site pode ganhar mais visibilidade na SERP do Google, podendo chegar na primeira página e aumentando a probabilidade das pessoas acessarem o seu site e conhecer mais sobre os seus serviços. 

No caso de pequenas empresas, que atuam apenas em um determinado local, tem a opção do SEO local, ele também visa a otimização nos mecanismos de busca, porém vai levar em consideração a geolocalização e outros recursos, como redes sociais, para que o usuário consiga uma solução perto do local que ele está.

Agora que você sabe o que é SEO e como ele é importante para qualquer site, saiba como ele pode ajudar pequenas empresas.

Tudo o que você precisa saber sobre o SEO para pequenas empresas
Tudo o que você precisa saber sobre o SEO para pequenas empresas

SEO para pequenas empresas

Para que o seu site esteja otimizado e aumente as chances de ter um bom posicionamento é necessário seguir alguns passos.

Estratégia de palavras-chave

Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, ela vai usar algum termo que tem relação com a sua dúvida ou ao que está buscando e assim os buscadores vão oferecer respostas baseadas nesses termos que ela está pesquisando.

Para que o seu site esteja bem posicionado para esse termo, é necessário que você esteja usando ele nos seus conteúdos, mas como saber quais vocábulos usar? 

Você pode fazer um estudo de palavras-chave utilizando ferramentas específicas para isso e levantar os termos segundo o seu volume de busca e sua relação com o seu segmento e, claro, com o objetivo da sua empresa, por exemplo, uma empresa de contabilidade pode utilizar termos sobre finanças, gestão de contas, imposto de renda, entre outros.

Conteúdo

SEO está relacionado tanto com a performance do seu site como com o conteúdo, é através dele que você vai trabalhar a sua estratégia de palavras-chave e atrair mais leads para o seu negócio. 

Caso já tenha conteúdo no seu site, revise ele, veja se o material abordado é relevante, se tem palavras-chave estratégicas, se contém h1 e h2, se ele tem link apontando para outros artigos ou para um serviço específico do site, fazendo com que assim o usuário navegue pelo seu site e aumente a possibilidade de conversão.

Carregamento

Algo que impacta muitos sites hoje é o tempo de carregamento para acessar um  conteúdo, hoje as pessoas buscam por respostas mais rápidas, pois elas não têm paciência de ficar esperando uma página carregar por mais de alguns segundos. Por isso, a pessoa pode optar por sair do site e entrar no próximo endereço que aparece na SERP.

A otimização de performance é muito importante nesse momento, você pode otimizar imagens e vídeos para um formato mais adequado e leve, sem que percam a qualidade, fazendo com que a página fique mais rápida.

Essas são apenas algumas dicas para deixar o seu site otimizado. É muito importante buscar saber mais sobre SEO, pois o Google sempre lança algumas atualizações fazendo com que os sites precisem de algumas mudanças para continuar com um bom posicionamento.

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.