O Google é o segundo site mais acessado perdendo apenas para o youtube, que também pertence ao Google. 

Sendo assim, para que sua empresa apareça primeiro nos resultados de pesquisa do Google, é preciso empregar algumas estratégias como SEO e essa pode não ser uma tarefa das mais fáceis. 

Logo, vale a pena investir no trabalho de uma agência de marketing digital para realizar esse trabalho para sua empresa. 

Como aparecer primeiro no Google

Indexação

Para aparecer primeiro no Google, o conteúdo do seu siteblog precisa ser indexável, ou seja, ele deve estar listado no Google.

Esse processo é feito através da inserção de um código fornecido via Google Analytics na área de gerenciamento do seu site ou pode ser feito manualmente através do Google Search Console.

Após isso, os robôs do Google fazem uma análise dos elementos do seu site para comprovarem que ele atende aos requisitos para indexação.

Escolha da palavra-chave

Se tudo estiver certo, seu site ou blog passa a aparecer nos resultados de busca segundo as palavras chaves informadas no cabeçalho principal  (H1 ou head) da Home do seu site.

Logo, fica claro que a escolha da palavra-chave é essencial pois ela interfere na posição em que sua empresa irá aparecer no Google.

Além de inserir a palavra-chave na home do seu site, a concorrência dessa palavra também é fator determinante para sua empresa aparecer primeiro no Google.

Palavras-chave com alta concorrência diminuem as chances de sua empresa aparecer nas primeiras posições dos buscadores. Sendo assim, o ideal é utilizar palavras-chave mais específicas como cabeleireiro em Jundiaí ao invés de apenas cabeleireiro.

O resultado desse trabalho depende do conhecimento e  experiẽncia que se tem, por isso é essencial contar com com profissionais capacitados ou uma agência de marketing digital para realizar esse trabalho em seu site.

Conteúdo orgânico

Outra estratégia importante, para sua empresa conquistar as primeiras posições nos buscadores é produzir conteúdo orgânico e atrativo, já que essa estratégia agrega valor ao seu site.

Link Building

O link building é uma estratégia que consiste em conseguir referências de outros sites relevantes ao seu site, o que gera tráfego para a sua página.

Assim, estes links também são avaliados pelos robôs do Google e se forem relevantes podem contribuir para sua empresa ter um melhor posicionamento no Google.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para os mecanismos de busca é um conjunto de técnicas e mecanismos para melhorar o posicionamento do conteúdo em sites de busca como o Google.

Logo, saber utilizar SEO da forma certa é essencial pois mesmo que o leitor não perceba que você empregou essa técnica em seu conteúdo, o Google consegue identificá-la. Sendo assim, o Google destaca sites que utilizam SEO em seus conteúdos, contribuindo para o crescimento do negócio.

Outras dicas para aparecer primeiro no Google

Além das dicas acima, existem outras técnicas e estratégias que juntas colaboram para sua empresa aparecer primeiro no Google.

  • Navegabilidade do site
  • Velocidade de carregamento do site.
  • Título atraente
  • Meta description, isto é, as descrições que aparecem na página de buscas.
  • URL otimizada
  • Adicione imagens e vídeos ao conteúdo.

Além disso, invista no compartilhamento de conteúdo através das redes sociais. Outra forma de aparecer em melhores posições no Google é apostar em tráfego pago através do Google Ads.

Benefícios de contratar uma agência de marketing digital

Como você pôde ver, fazer a sua empresa aparecer na primeira posição do Google demanda tempo e conhecimentos técnicos.

Por isso, contratar uma agência de marketing digital pode ser uma estratégia mais interessante para o seu negócio.

Dessa forma, a agência vai colocar à disposição do seu negócio toda a sua expertise no assunto para ajudar a sua empresa a se destacar no Google e outros buscadores.

Conclusão

A internet permite que muitos negócios que antes tinham um raio de atuação restrito consigam alcançar mais clientes.

No entanto, a empresa precisa ser encontrada por esses clientes e normalmente, isso acontece com aquelas que aparecem nas primeiras posições do Google,

Por outro lado, aparecer na primeira página do Google exige conhecimentos técnicos e tempo para implementar técnicas e estratégias voltadas para isso.

Diante desse cenário, para muitas empresas a melhor solução é contar com os serviços de uma agência de marketing digital. 

Dessa forma, seu negócio terá acesso a profissionais especializados que irão empregar toda a sua expertise para fazer  a sua empresa aparecer no primeiro lugar do Google.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.