Saber as tendências de decoração é essencial para aprender como decorar quarto feminino de forma atual e moderna.

Já passou o tempo em que para ter um quarto feminino era preciso fazer um investimento em paredes e mobílias lilás ou rosa.

É possível organizar um espaço com feminilidade, e simultaneamente maduro e regado de personalidade, apenas com alguns elementos que trarão delicadeza ao quarto, sem ser necessário parecer um quarto de bonecas. 

As peças mais essenciais em uma decoração feminina são as estampas elegantes, texturas sutis, tecidos leves ou cores e acabamentos finos, não obrigatoriamente tudo junto e na mesma ordem.

O ideal é não pesar demais nas escolhas, e sim, por algumas poucas e essenciais referências, não apenas ao tema, mas também a sua personalidade.

Está enganado quem pensa que apenas o estilo provençal refere-se à decoração feminina.

É possível encaixar perfeitamente todos os estilos a esse conceito, especialmente o escandinavo e o contemporâneo – basta ter bom gosto e criatividade para funcionar.

Como decorar quarto feminino?

A seguir, você observa algumas ideias para te inspirar a transformar seu quarto em um espaço feminino e regado de estilo.

1. Comece pelo planejamento

Ver na Amazon
Luminaria 3D Touch Lua Cheia Abajur LED Decoracao USB RGB
  • 45cm de circunferência
  • 14cm de diâmetro
  • Coloração RGB
  • Produzida em impressora 3D
  • Produto frágil

Antes de fazer as compras, é importante estipular seu orçamento, a duração da obra e é claro, buscar referências.

Além do aspecto visual, é importante pensar na funcionalidade do seu espaço no decorrer da elaboração de qualquer projeto.

Desta maneira, cumprindo um planejamento assertivo, você assegura os melhores momentos em seu cômodo.

2. Defina um estilo

LUMINARIA ABAJUR GIRA PROJETOR ESTRELAS LED STARRY NIGHT RGB Cor:Lilás
  • Projetor ceu estrelado
  • Luz noturna
  • Abajur ceu estrelado
  • Portátil
  • Opção de uso a pilhas

Para tornar realidade as expectativas da decoração do cômodo, é necessário estabelecer o estilo que você deseja seguir.

Não se esqueça de que esse aspecto influencia os móveis e cores do quarto. Desta forma, essa linha decorativa necessita sempre ser optada primeiro. Confira a seguir algumas alternativas que ficam maravilhosas no quarto feminino:

  • Décor minimalista: o intuito dessa decoração é se desapegar dos excessos. Desta forma, selecione móveis planejados em BH com mais de uma funcionalidade, objetos com acabamentos retos e cores neutras;
  • Estilo escandinavo: com bastante luz, simples e confortável. Para obter o tom adequado, abuse bastante das cores neutras, como creme, cinza, e bege. Faça uma decoração com móveis de madeira e plantas;
  • Decoração shabby chic: esse estilo tem a ideia de combinar móveis com itens desgastados e peças mais delicadas, com estampas em cristais e florais. Utilize um esquema de cores em tons pastel;
  • Decoração industrial: com um plano de cores identificado pela sobriedade, aposte nas cores cinza e preto. É preciso que acessórios decorativos e móveis sejam em alumínio, aço e madeira;
  • Estilo boho: é a decoração perfeita para quem contesta o modus operandi. Adote o artesanal, com bastante DIY, itens de tapeçaria e estampas fortes.

3. Abuse da personalidade

Tapete Para Quarto Infantil De Menina 80×50 Feminino Lancer
  • Tapete Infantil
  • Composição: Superfície: 100% Polipropileno Base: 89% Polipropileno 11% Poliéster
  • Com Base Antiderrapente
  • Medidas: 80Cm Comprimento x 50 Cm largura
  • Marca: Lancer

Com o estilo estabelecido, ao longo da organização da decoração de quarto feminino, é relevante pensar em suas necessidades, rotinas e preferências.

Por exemplo, se você gosta de colocar a leitura em dia nesse espaço, por que não apostar na ideia de uma poltrona ao lado da luminária? Ainda dá para separar um espaço para a prática de yoga, para o trabalho ou até mesmo ampliar o lugar destinado ao closet.

Desta maneira, sua residência ganha em praticidade.

Como decorar quarto feminino 6 dicas
Como decorar quarto feminino 6 dicas

4. Utilize uma paleta de cores 

Neste momento, o termo ordem é equilíbrio. Desta forma, evite chegar aos extremos, como usar tudo branco ou apenas utilizar tonalidades bem escuras.

Contudo, não é necessário ter medo ao explorar cores distintas. Porém, lembre-se da harmonia.

Uma excelente ideia é apostar em uma escala de variação de tons no espaço, tirando proveito dos pontos de contraste. Dessa forma, acertar na escolha de cores para cômodo feminino torna-se uma convicção. 

5. Renove seus móveis

Uma boa decoração de cômodos está bastante relacionada aos móveis do ambiente.

Pouco importa se você está iniciando do zero ou vai apostar em uma quantidade limitada de itens para renovar o espaço, é necessário prezar pela qualidade.

No momento da escolha, o design dos móveis e materiais necessitam ser observados. Fique atento especialmente para os adereços e acabamentos, facilmente vistos e responsáveis pela combinação com o estilo decorativo proposto no quarto feminino.

E se você está em Belo Horizonte, pode buscar uma marcenaria especializada em móveis planejados em BH para fazer o projeto, a fabricação e a instalação.

6. Escolha pela melhor roupa de cama 

Ver na Amazon
Colcha Bouti Cobre Leito Tecido Liso Dupla Face Casal Padrão 03 Peças Rose
  • Ideal para deixar o ambiente mais elegante e confortavél
  • Tecido Microfibra 100% Poliéster
  • Kit com 3 peças, 1 cobre leito e 2 Porta Travesseiros
  • Excelente custo benefício

Geométrico, animal print ou floral? O aspecto visual, realmente, é bem importante no momento de escolher os itens para sua cama.

No entanto, lembre-se que é necessário utilizar produtos em alta qualidade a fim de ter boas noites de sono.

Ótimos exemplos são o percal, feito de algodão, que é fino e bem suave, o cetim, mais liso e brilhante, e a seda, um tecido natural e nobre.

Essas são algumas alternativas que funcionam muito bem em qualquer quarto feminino.

7. Dica Extra: Use papeis de parede

Utilizar papel de parede para decorar quartos oferece diversas vantagens. Além de transformar rapidamente a aparência do ambiente, com diferentes opções de cores e estampas, o papel de parede também é uma escolha econômica e prática para quem busca renovar a decoração sem gastar muito.

O papel de parede quarto infantil, por exemplo, é uma opção especialmente indicada para quem deseja criar um ambiente aconchegante e lúdico para as crianças. Com diferentes temas, como personagens de desenhos animados, animais, flores e formas geométricas, é possível criar uma decoração personalizada e divertida, que estimule a criatividade e a imaginação dos pequenos.

Além disso, o papel de parede é fácil de limpar e manter, ideal para quartos de crianças que precisam de uma limpeza constante.

Ver na AmazonSucesso de Vendas No. 2
Sucesso de Vendas No. 4
Modelo decorativo de mão sada de madeira de 6,9 ​​x 2,2 ptrabalho Decoração de escritório doméstico
Modelo decorativo de mão sada de madeira de 6,9 ​​x 2,2 ptrabalho Decoração de escritório doméstico
Tratamento de polimento de superfície, aparência suave, simples e elegante.
Ver na AmazonSucesso de Vendas No. 5
KIT C/ 6 CAIXAS ORGANIZADORAS RATTAN 7L C/TAMPA PRETA MULTIUSO DECORATIVA
KIT C/ 6 CAIXAS ORGANIZADORAS RATTAN 7L C/TAMPA PRETA MULTIUSO DECORATIVA
6 Caixas Organizadoras Com Tampa; Capacidade: 7 Litros; Medidas: 29 x 19.5 x 15.5 cm; Modelo: Rattan
Sucesso de Vendas No. 8
Jogo Quarto Casal Kit Mesa de Cabeceira Retrô com Gaveta Mesinha Canto Moderna Decoração Ambiente - Cinza/Cinamomo- RPM
Jogo Quarto Casal Kit Mesa de Cabeceira Retrô com Gaveta Mesinha Canto Moderna Decoração Ambiente – Cinza/Cinamomo- RPM
Nicho;; Duas gavetas;; Pés 20 cm em PVC;; Kit com 2 unidades;; Produzidas em MDP;; Laterais de gaveta e corrediças em PVC;
Sucesso de Vendas No. 10

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.