Qual a importância das ideias de iluminação de escritório quando se trata de produtividade no trabalho? De acordo com um conjunto crescente de pesquisas, muito.

Estudos mostram que a iluminação inadequada pode afetar os níveis de produtividade dos trabalhadores de escritório. Pode afetar a energia mental e física, desempenhar um papel nas enxaquecas e eliminar os ritmos circadianos.

Felizmente, existem várias maneiras de otimizar a configuração da iluminação em áreas de escritório. Essas melhorias simples na iluminação do escritório podem ter um impacto positivo na saúde de seus funcionários e aumentar a produtividade. E funcionários mais saudáveis ​​levam a menos dias de doença, níveis de energia mais altos, maior positividade e melhor produção.

Quer saber mais sobre quais ideias de iluminação de escritório podem ajudá-lo a conseguir isso? Fique conosco enquanto listamos as sete principais soluções de iluminação que podem aumentar a produtividade.

1. Incorporar iluminação natural sempre que possível

Uma das melhores maneiras de melhorar a qualidade da iluminação do escritório é incorporar o máximo de luz natural possível.

Descrita como o “melhor remédio para o escritório”, a iluminação natural provou reduzir a fadiga ocular e as dores de cabeça em trabalhadores de escritório em 84%. Reduções nesses problemas durante a jornada de trabalho levam automaticamente a um aumento nas saídas.

Pesquisas mostram que a iluminação natural não apenas aumenta a produtividade ao diminuir a fadiga ocular e as dores de cabeça, mas sentar ao lado de uma janela pode aumentar a produtividade dos trabalhadores em 16%.

Além disso, a iluminação natural também é conhecida por aumentar os níveis de serotonina e regular a liberação de melatonina. Isso, por sua vez, ajuda na qualidade do sono, o que afeta positivamente os níveis de energia e o estado de alerta durante o dia.

O que considerar ao incorporar a iluminação natural

Como você pode ver, incorporar a iluminação natural em áreas de escritório é uma das melhores estratégias de design de iluminação de escritório. No entanto, a implementação não é tão simples quanto você imagina. Mesmo que a melhor iluminação do escritório venha do sol, a luz solar direta e as telas eletrônicas nem sempre são a melhor combinação.

Você já se sentou na frente de um computador atingido diretamente pelo sol? Você provavelmente não conseguiu ver nada. Isso ocorre porque a luz do sol é mais forte do que a luz que a tela do computador emite.

O truque para contornar isso é difundir a luz natural em áreas onde ela é muito brilhante. Por exemplo, se você tiver grandes janelas de escritório que recebam o sol direto da tarde, instale persianas horizontais para escritorio para difundir a luz enquanto ainda permite a entrada de luz na sala.

Outro problema para os escritórios é a falta de iluminação natural, algumas áreas podem não teralgumluz do sol, sempre.Se puder, considere reorganizar o layout do seu escritório para que os funcionários recebam o máximo de luz possível. Tente usar salas totalmente isoladas da luz natural para funções como armazenamento, arquivamento ou impressão.

Outra área a se pensar são as salas de conferência. Muitos de nós passamos longas horas em salas de conferência que não têm acesso à luz natural.

Ao escolher salas com grandes janelas como áreas de conferência, você pode aumentar os níveis de energia em conferências e reuniões. O que pode levar a uma melhor produtividade e comunicação.

Se puder, você também poderá instalar clarabóias, que são uma fonte ideal de luz natural.

2. Observe as lâmpadas LED que imitam a luz natural

Embora a iluminação natural seja a melhor solução para aumentar a produtividade e a saúde dos funcionários, há muitas situações em que ela não é suficiente. É aqui que as luzes artificiais, usadas da maneira certa, podem ser úteis.

Quando o assunto é iluminação artificial, as lâmpadas LED são consideradas uma das melhores opções para aumentar a produtividade. Uma das razões para isso é que a iluminação de escritório LED bem projetada pode imitar a iluminação natural. Além disso, as lâmpadas LED emitem luz brilhante, mas com brilho e aspereza reduzidos.

Em contraste, as lâmpadas fluorescentes emitem luz muito brilhante, mas muitas vezes são duras e irritantes para os olhos. Isso pode resultar em aumento da fadiga ocular e dores de cabeça.

Como um bônus adicional, as lâmpadas LED também são mais ecológicas do que outras opções de luz artificial. Além de consumir menos energia, as lâmpadas LED também duram mais do que as lâmpadas incandescentes e as lâmpadas fluorescentes compactas. Além de serem mais eficientes em termos energéticos, as lâmpadas LED não contêm ingredientes tóxicos.

3. Aumente os níveis de energia com lâmpadas de terapia de luz

Como mencionamos, é difícil incorporar a iluminação natural em todas as áreas de um prédio de escritórios. Inevitavelmente, haverá lugares onde você precisará trazer fontes artificiais de iluminação de escritório.

Embora as lâmpadas LED bem projetadas possam imitar a luz do dia, você pode levar o conceito de replicação da luz do dia um passo adiante com terapia de luz ou iluminação inteligente. Você deve considerar esta opção se não for viável equipar um andar de escritório inteiro com luzes LED.

Com as ideias de iluminação de escritório inteligente, você não precisa substituir todas as suas luminárias. Uma solução inteligente são as lâmpadas de terapia de luz. Essas luzes de mesa de escritório são portáteis, compactas e podem ser colocadas em qualquer lugar do escritório.

Embora, a melhor posição para lâmpadas de terapia de luz para executivos e trabalhadores de escritório é geralmente na mesa.

Enquanto você trabalha, a luz emitida imita a luz natural do dia, redefinindo os ritmos circadianos, regulando a função hormonal, aumentando os níveis de energia e, assim, aumentando a produtividade.

4. Incorporar Iluminação de Tarefa

A iluminação de tarefas, muitas vezes ausente em muitos ambientes de escritório, é particularmente importante para qualquer área de trabalho.

A iluminação de tarefas é qualquer tipo de iluminação projetada para ajudá-lo em uma tarefa específica, como a leitura. O tipo mais comum de iluminação de tarefas são as lâmpadas giratórias, usadas para fornecer luz focada para tarefas específicas.

A iluminação de tarefas tem uma série de vantagens. Primeiro, ele ilumina sua mesa com luz brilhante e direcionada quando necessário, e você pode controlá-lo dependendo de suas necessidades de iluminação durante o dia.

Além disso, as luzes de tarefas podem ser facilmente posicionadas em diferentes lugares em uma mesa para eliminar sombras e lançar luz diretamente onde você precisar.

5. Permita que os funcionários ajustem seus níveis de iluminação individualmente

Enquanto estamos no tópico de iluminação de tarefas e estações de trabalho, vale a pena mencionar a importância de permitir que os funcionários controlem sua própria iluminação.

De acordo com a pesquisa, os trabalhadores que podem controlar o brilho da luz em suas próprias estações de trabalho foram mais engajados e mais produtivos. Como um bônus adicional, o consumo de energia também caiu, pois os funcionários fizeram mais uso da luz natural.

Você deve se concentrar menos em luzes ambientes fortes, suspensas e controladas centralmente e mais em soluções de mesa personalizadas. Essas luminárias devem permitir aos funcionários o máximo controle sobre suas condições de iluminação.

6. Use a iluminação para melhorar a estética do seu espaço de escritório

Outra coisa a se pensar no design do escritório é a iluminação de destaque. A iluminação de destaque é um componente chave do design de interiores e decoração.

Você pode incluir arandelas montadas na parede e luzes LED para destacar obras de arte, usar luzes de destaque nos cantos para iluminar áreas sombreadas e incorporar lâmpadas de piso.

A iluminação de destaque pode melhorar drasticamente a estética de um espaço, aumentando assim a sensação de bem-estar. E é bem sabido que sentimentos de bem-estar podem desencadear uma maior produtividade.

A iluminação de destaque não apenas fará com que os funcionários se sintam bem, mas também elevará o espaço do escritório aos olhos de seus clientes.

7. Encontre um equilíbrio com brilho

Ao considerar diferentes ideias de iluminação de escritório, é importante considerar o brilho da luz.

Níveis de luz fraca podem ser um assassino de produtividade e resultar em fadiga ocular, dores de cabeça e fadiga. No entanto, a iluminação de escritório excessivamente brilhante ou dura também não é ideal em um ambiente de trabalho. Como mencionado, a luz solar direta compete com o brilho da tela e pode causar brilho e fadiga ocular. Enquanto as lâmpadas fluorescentes duras podem forçar os olhos e interromper os ritmos circadianos.

O meio ideal para a melhor iluminação de escritório são geralmente as luzes suspensas de brilho médio, de preferência baseadas em LED e possivelmente imitando a luz do dia.

A iluminação superior pode ser complementada com luzes de tarefa, uma luz de mesa de escritório com recursos de terapia de luz e iluminação de destaque.

Idealmente, os trabalhadores devem ter o máximo de controle possível sobre o brilho da iluminação em sua área de trabalho pessoal.

Implemente estas ideias de iluminação de escritório para aumentar a produtividade

A luz, sem dúvida, tem um efeito nos níveis de energia física e mental. Além de foco, padrões de sono, produção de hormônios, bem-estar mental e muito mais.

Se você deseja aumentar a produtividade no escritório, otimizar a iluminação é uma escolha inteligente. Uma das maneiras mais fáceis de melhorar a iluminação do escritório é investir em lâmpadas de mesa de terapia de luz individuais. Ou, se você estiver pronto para fazer um investimento maior, considere a tecnologia de iluminação LED ambiente e tome medidas para trazer o máximo de luz natural possível.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.