Neste texto iremos falar das maneiras de projetar o banheiro perfeito para atender às suas necessidades. O banheiro é um cômodo muito versátil, que possui inúmeras possibilidades de projetos, mas que sempre tem que ser funcional, o que faz com que alguns itens sejam indispensáveis.

Por seu um cômodo de uso diário e de função essencial, ele precisa ser prático e garantir boa locomoção e usabilidade.

Não adianta ter o banheiro mais lindo do mundo se ele não for funcional!

A boa notícia é que é possível ter as duas coisas ao mesmo tempo: beleza e funcionalidade podem muito bem andar juntas.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar sete maneiras de projetar o banheiro perfeito para atender às suas necessidades.

Veja a seguir algumas dicas práticas e úteis para tornar o seu banheiro um ambiente funcional, bonito e confortável.

1 – Defina a parte hidráulica

A primeira coisa a se fazer na hora de projetar um banheiro é analisar onde vai cada coisa essencial.

Bom, o próprio nome do cômodo já diz que a parte hidráulica é a mais importante no banheiro.

Então, antes de pensar em qualquer coisa relacionada às cores, armários, espaços de circulação ou qualquer outra coisa; defina onde ficará o vaso, pia e chuveiro.

É a partir daí que tudo mais vai poder ser pensado.

Existem medidas mínimas de espaço que devem existir entre estes elementos, para que a sua usabilidade não seja comprometida, nunca deixe menos do que este espaço recomendado! Se puder deixar mais, sem problemas.

2 – Escolha um bom chuveiro

Outro elemento imprescindível em um banheiro é um bom chuveiro!

Ter uma boa vazão de água e uma capacidade de aquecimento compatível com suas necessidades é essencial.

Se você já precisou tomar banho em um chuveiro onde sai pouca água ou em que a água não esquenta o suficiente sabe o quanto é ruim!

Analise a pressão da água em sua residência e busque o modelo que melhor se adequa às suas necessidades.

Hoje existem opções com turbo para locais onde a vazão é pequena, existem também as opções de chuveiros elétricos com regulagem eletrônica que oferecem muito mais conforto do que os modelos tradicionais.

Para te ajudar na escolha certa do chuveiro assista vídeos no Youtube ou veja sites de especialistas sobre o assunto como o Top Chuveiros que mostra os melhores modelos para cada tipo de chuveiro.

3 – Marcenaria planejada

O armário, e a marcenaria em geral, deve atender as necessidades de todas as pessoas que utilizam o banheiro.

Se é a suíte do casal, deve haver espaço para que a mulher guarde suas maquiagens, produtos para o cabelo, hidratantes e tudo mais, senão todos (porque algumas mulheres possuem muitos) pelo menos os que possuem uso mais frequente.

Também deve haver espaço para o homem guardar barbeadores e perfumes, sem falar nas escovas de dente e demais itens de higiene pessoal.

Se o banheiro é pequeno, cada parte deve ser minuciosamente planejada para que você possa aproveitar cada cantinho do banheiro.

Gavetas, prateleiras, portas e compartimentos de todo tipo são seus maiores aliados.

Aproveite especialmente as prateleiras e nichos, pois elas podem ser instaladas até mesmo na parede que fica atrás do vaso sanitário.

Saboneteiras, penduradores de toalhas, de papel higiênico, cesto de roupas sujas, pendurador de roupas, e outros utensílios deste tipo também podem ser muito úteis e seus devidos lugares devem ser pensados previamente.

4 – Boa iluminação

Uma boa iluminação, clara e abrangente, pode mudar todo o visual do banheiro.

Abuse da luz indireta e de leds instalados nas prateleiras e na bancada, isso pode valorizar e dar a sensação de ampliação do espaço.

Além disso, o espelho do banheiro necessita de uma boa iluminação, pois pode ser o local onde a mulher se maquia e onde o homem faz a barba, tarefas que exigem uma boa iluminação.

Para te ajudar, confira algumas dicas nesse vídeo: 

5 – Abuse dos espelhos

O espelho do banheiro também pode ser utilizado para dar uma sensação de maior amplitude.

Não pense que se trata simplesmente de quanto maior melhor, não; além do tamanho, a localização e o formato do espelho também são importantes e fazem a diferença.

Sempre pense em combinar o espelho com os móveis, alguns tipos de prateleiras colocadas próximas ao espelho podem ajudar a dar mais amplitude ao cômodo.

6 – Não erre na cor

Pense em cores para as paredes e teto que combinem com a marcenaria escolhida e que também sejam valorizadas pela iluminação, uma coisa está diretamente relacionada à outra, é exatamente essa a importância de um bom planejamento.

Evite cores em tons muito escuros se o banheiro não é grande, isso fatalmente vai dar sensação de diminuição do ambiente.

A combinação da iluminação, uso do espelho e cor predominante no ambiente pode fazer milagres pelo ambiente, não se esqueça de pensar tudo em conjunto.

No vídeo abaixo é possível você conferir algumas dicas essenciais para você não erra na cor do seu banheiro:

7 – Recorra a um bom profissional

Embora as dicas até aqui possam te ajudar a ter um bom resultado no projeto de seu banheiro, a melhor opção é recorrer a um profissional qualificado e com boas referências.

Além disso, recorrer a um bom profissional pode até mesmo baratear os custos da reforma.

Sem contar que um bom arquiteto ou designer de interiores vai ouvir suas ideias e traduzir em elementos para o projeto que talvez você nunca pensaria sozinho.

Com certeza se você seguir estas dicas vai conseguir ter seu banheiro dos sonhos que vai ser além de lindo, muito prático e funcional!

Agora que você já sabe as maneiras de projetar o banheiro perfeito para atender às suas necessidades, confira outros conteúdos em nosso blog.