Por que decorar um ambiente? Por bastante tempo, as pessoas pensavam que decorar espaços era uma prática supérflua, feita somente por aqueles que tinham bastante dinheiro. Que ela apenas poderia ser realizada pelos que detinham um alto nível de sensibilidade e bom gosto, ou que se tratava só de optar por flores e tecidos.

Mas, atualmente, quase ninguém pensa dessa forma. Grande parte das pessoas já entendem a real importância que ambientes bem cuidados, organizados, limpos e decorados têm para o conforto e melhor aproveitamento dos ambientes pelas pessoas.

Portanto, a decoração de ambientes é algo essencial dentro de qualquer planejamento arquitetônico.

Por que projetar a decoração nos ambientes?

Com planejamento de decoração de ambientes bem feito, o dono irá conseguir ver melhor como aproveitar cada canto do seu lar.

Ele terá as informações precisas para conduzir na aquisição de materiais, por exemplo, mesmo antes da realização da reforma.

E entenderá também, previamente, como realizar as alterações físicas dos espaços, como ajustes hidráulicos e elétricos, sem a necessidade de quebrar vários lugares da casa.

Tendo o controle total das despesas da obra, é a vez do dono dedicar-se a organizar os ambientes para transmitir todas as emoções que ele deseja.

Cada elemento da decoração irá influenciar no seu humor, na sua saúde, seu estado de espírito, sua produtividade diária e outros mais.

Ele deve, sendo assim, determinar quais pontos de luz, objetos, móveis e acessórios irá precisar para representar seu estilo e suprir suas necessidades.

Os móveis são os objetos que mais personalizam os espaços, ajudando para o conforto e a boa convivência de todos. As cores favorecem a harmonia visual, causando reações emocionais inesperadas. 

Já a iluminação realça tudo que há de mais especial nos ambientes. Com esses quesitos resolvidos, o imóvel se torna mais elegante e valorizado para o mercado.

Por que decorar um ambiente 4 razões
Por que decorar um ambiente 4 razões

1. Segurança dos ambientes

Um designer de interiores ou decorador não dá prioridade apenas para a estética dos ambientes, mas sim, a sua praticidade.

Quando falamos da importância da decoração, isso não quer dizer que o ambiente deve ser luxuoso, todavia, é necessário que ele seja funcional e seguro.

Por exemplo: é essencial escolher portas bem resistentes, cortinas de qualidade para impedir o excesso de raios solares nos móveis, além disso é importante pensar nos pisos antiderrapantes para áreas externas e uma boa iluminação para cada espaço.

Sabia que a iluminação incorreta causa problemas de vista? Pode até mesmo atingir o emocional das pessoas causando sentimentos deprimentes e ansiedade. 

Há um risco inclusive de reduzir a produtividade em locais corporativos. No entanto, a iluminação é um aspecto determinante em vários ambientes residenciais e empresariais, não apenas para a estética, mas também para o bem estar das pessoas.

2. Proporciona conforto

Todo mundo quer se sentir confortável, tanto em casa quanto no trabalho, esse é um sentimento de bem estar que a decoração pode promover quando as peças dos espaços são escolhidas com todo cuidado e sempre pensando na disposição adequada.

Isso referindo à móveis bem posicionados, tecidos escolhidos pensando na estação do ano e também no propósito em específico, bem como iluminação funcional que agrega mais aconchego para os espaços.

A importância da decoração para o conforto provoca impacto no bem estar dos residentes ou colaboradores que convivem no espaço. 

3. Garante a organização e funcionalidade nas atividades

O bem estar, a qualidade de vida e a organização andam de mãos dadas, pois é comprovado que pessoas organizadas aproveitam melhor seu tempo, deixando de lado o estresse e até mesmo gastando menos dinheiro.

É exatamente aí que entra a importância da decoração, pois é por meio do planejamento dos ambientes que se é possível incorporar os móveis e demais itens com sabedoria em todos os cômodos da residência.

Cada móvel posicionado deverá auxiliar na organização de roupas, utensílios e demais objetos para que a residência se mantenha sempre organizada em um contexto geral. Dessa forma, fica mais simples achar algumas coisas quando se procura e o nível de estresse é reduzido.

Todo mundo ama morar em um local prático e funcional. Para que isso seja possível, as técnicas de decoração podem ajudar bastante. 

4. Melhora a socialização com família e amigos

Se sua casa é bem decorada e organizada, sem dúvida terá mais vontade de receber visitas, organizar um churrasco, jantar ou até um simples bate papo.

No entanto, não ache que a decoração é importante somente pelo visual, pois ela proporciona questões funcionais que permitem visitas em casa. Isso pode ser por meio da construção de uma sala de jantar integrada que antes não existia ou até mesmo, a construção de uma área de lazer ou a formação da sala com pufes para mais pessoas se acomodarem. 

O papel da decoração é formar novos ambientes e buscar sábias soluções para qualquer espaço e aprimorar assim o convívio de quem vive neles.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.