Os dispositivos móveis e seus aplicativos são rotina no nosso dia a dia e das empresas, e como anunciar no Google Maps se tornou muito importante para os negócios (principalmente locais)

Além das redes sociais como Instagram e Facebook, os aplicativos de localização, como o Google Maps, também tornaram-se ferramentas muito úteis. Especialmente, para as empresas que podem ser descobertas com mais facilidade através da internet. 

E com tantas pessoas precisando chegar a algum local, saber estratégias de como anunciar no Google Maps permite que seu negócio fique um passo à frente dos concorrentes. 

Segundo a 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, feita há 3 anos pela Fundação Getúlio Vargas, no Brasil há mais de 198 milhões de dispositivos móveis em uso. 

E o esperado para os próximos dois anos é de que esse número aumente para 236 milhões de dispositivos, um salto de 19% comparado ao período atual.

Tendo um público potencial tão significativo e com acesso à internet, buscar novas maneiras de como prospectar clientes pela internet é uma maneira inteligente de se sobressair. 

Para te auxiliar, preparamos um pequeno passo a passo de como fazer um anúncio pelo Google Maps para aparecer nas buscas locais, os benefícios e como ativar as extensões de localização da sua conta do Google Ads.

Como fazer um anúncio no Google Maps: passo a passo

Anunciar no Google Maps é uma forma eficaz de cativar clientes que estão perto do seu negócio. Se você possui uma empresa, os anúncios no Maps permitem que as pessoas te alcancem com mais facilidade. 

São apenas 2 passos simples para anunciar no Google Maps. 

Veja a seguir o que é preciso fazer:

1° Faça uma conta no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio permite que as pessoas encontrem informações sobre sua empresa na barra de busca do Google e no Google Maps. 

Ao fazer um cadastro, você preenche uma porção de dados sobre a empresa para que as pessoas tenham conhecimento do seu endereço, site oficial, telefone e mais.

Esse é o primeiro passo de como fazer um anúncio no Google Maps e criar uma conta no Google Meu Negócio é simples. É só seguir os passos abaixo:

  • Entre no site Google Business – Caso você tenha uma conta no Gmail, utilize-a para logar ou crie uma antes de iniciar;
  • Depois, preencha o espaço ‘Nome da empresa’ e ‘Onde você está’ com os dados de localização;
  • Em seguida, você irá confirmar ‘Onde sua empresa está’ no mapa e depois, o item ‘Tipo de empresa que você administra’;
  • O próximo passo, você irá confirmar seu número de telefone e site (campos opcionais);
  • Agora, basta clicar em continuar para ‘Confirmar seu vínculo com essa empresa’;
  • Para finalizar, decida um tipo de verificação, as opções são: por e-mail, telefone ou pelos Correios, através de um cartão com um número PIN de ativação.

Quando finalizar o cadastro, sua empresa contará com uma referência de dados e será achada por pessoas da sua região que procuram pelo serviço que você disponibiliza no Maps. O que já faz com que você apareça de forma orgânica nas buscas.

É essencial que as pessoas ao buscarem sobre seu ramo ou diretamente pelo nome da sua empresa, se deparam com dados atualizados e precisos. Você não quer perder clientes, correto?

Construa uma presença online forte e uma boa estratégia de marketing digital de performance.

Como anunciar no Google Maps aproveite essas ótimas dicas
Como anunciar no Google Maps aproveite essas ótimas dicas

2° Ative as extensões de local na sua conta do Google AdWords

A última etapa de como anunciar no Google Maps é ativar as extensões de local no Google Adwords. Ativar essa atribuição auxilia as pessoas a acharem locais, pois mostram o endereço, um mapa ou a distância até sua empresa nos anúncios.

Com as extensões de localização é possível pressionar ou passar pela extensão para ver mais detalhes na página do seu negócio; inserir o número de telefone ou um botão ‘ligar’.

Com as extensões de localização habilitadas você pode expor as informações do seu negócio em vários formatos, nos smartphones e computadores, nos seguintes lugares:

  • Rede de busca do Google: o endereço é exibido abaixo do texto do anúncio;
  • Rede de Display do Google;
  • Anúncios em formato de vídeo do YouTube;
  • Sites de parceiros da rede de busca do Google, como o Google Maps. Após habilitar as seleções de localização:
  • No momento de gerar suas campanhas, utilize a segmentação por local e determine lances também por local. Dessa forma, seus lances ampliam para as pessoas localizadas próximo da sua empresa.
  • Aprimore as palavras-chave: utilize palavras-chave associadas à sua localização e ao que as pessoas estão buscando localmente.

Finalizando esses passos, você vai poder utilizar localizações (caso você tenha mais de uma empresa) e as suas referências no Google Meu Negócio ao gerar anúncios no Google Adwords. Se você gostou dessas dicas de como anunciar no Google Maps, compartilhe agora mesmo.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.