Não é nenhum segredo que os influenciadores do Instagram podem ganhar um bom dinheiro. Mas se você passou algum tempo na plataforma, postando sem um plano, você também sabe que conseguir essas curtidas cobiçadas não é tão fácil quanto você gostaria de acreditar. Requer um pouco mais do que apenas tirar uma foto e publicá-la com uma legenda concisa. 

Se você deseja obter mais curtidas no Instagram, precisa ter uma estratégia do Instagram. Felizmente, se você está se perguntando como obter mais curtidas no Instagram, veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos orientá-lo em tudo o que você precisa fazer para obter mais curtidas e engajamento em suas postagens, stories, Reels e IGTV do Instagram.

O que são curtidas no Instagram e por que elas são importantes?

As curtidas do Instagram são, talvez obviamente, outras pessoas dizendo que gostam do seu conteúdo. E, admita, é bom abrir a plataforma e ver todas aquelas pequenas notificações informando que seu conteúdo ressoou com as pessoas, não é? É claro que, embora seja bom receber curtidas em suas postagens, esses pequenos corações significam muito para os influenciadores do Instagram que esperam aumentar seu alcance e autoridade na plataforma. 

As curtidas do Instagram são uma das maneiras pelas quais o algoritmo do Instagram decide qual conteúdo é enviado para um público maior e quais criadores têm mais facilidade em compartilhar seu conteúdo. Pense neles como sinais de classificação semelhantes ao que os mecanismos de pesquisa procuram ao determinar como indexar e classificar sites.

E, só porque o Instagram está brincando com a ocultação do número de curtidas que uma postagem recebe, não pense que elas importam menos. Mesmo que o número de curtidas não seja público, o número de curtidas ainda é um importante sinal de influência para a plataforma, por isso é vital que você crie uma estratégia de marketing do Instagram projetada para obter mais curtidas e engajamento em seu conteúdo. Continue lendo nossas dicas para obter mais curtidas!

Como obter mais curtidas no Instagram: 11 maneiras importantes

Conseguir mais curtidas e seguidores no Instagram não é fácil. Basta perguntar a qualquer um dos principais influenciadores do Instagram sobre o tempo e a energia que eles dedicaram à criação de seguidores – e quanto tempo e energia são necessários para continuar crescendo. Mas só porque não é fácil não significa que seja impossível. Na verdade, existem três áreas que você pode abordar para começar seu caminho para acumular mais curtidas agora:

  • Crie um conteúdo melhor no Instagram:  o que você publica no Instagram é importante. Como o Instagram é uma plataforma de mídia social tão visual, é importante que seu conteúdo seja visualmente atraente. Pois, o conteúdo que você publica tem um grande impacto em quem você atrai para sua conta e, se não for ótimo, as pessoas não ficarão por perto.
  • Promova seu conteúdo:  depois de criar um ótimo conteúdo, você precisa promovê-lo usando postagens cruzadas, hashtags e muito mais.
  • Colabore com outros criadores:  aquisições de contas de marca, parcerias e até mesmo apenas o envolvimento no conteúdo que outros criadores estão postando podem ajudar muito a ganhar mais curtidas e engajamento do seu conteúdo.

Agora que abordamos as três áreas principais nas quais você precisa se concentrar, vamos nos aprofundar exatamente no que você pode fazer em cada uma dessas áreas para aumentar as curtidas e o engajamento que você obtém em seu conteúdo do Insta.

1. Encontre seu público-alvo antecipadamente

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para se preparar para obter mais curtidas no Instagram é encontrar seu público-alvo. Mas, você não precisa ser tudo para todo mundo, e você não deve tentar. Seu público-alvo é seu povo, aqueles que estão interessados ​​no que você tem a dizer. Escreva seu perfil do Instagram com esse público-alvo em mente e construa sua estratégia de marketing de conteúdo para alcançá-los. Pois, esse tipo de segmentação praticamente garante que você obterá as curtidas genuínas que deseja.

2. Pesquise seus concorrentes

Assim como você deve saber quem é seu público-alvo, você precisa conhecer e entender seus concorrentes. Isso também pode ajudá-lo a obter novas ideias para o conteúdo que deseja criar e compartilhar em sua própria conta do Instagram.

Isso não significa que você os copie, é claro. Mas, definitivamente, verifique o que eles estão postando, prestando atenção especial ao conteúdo que eles compartilham que deixa seu público animado.

Adapte esse conteúdo para corresponder ao seu próprio estilo. Dessa forma, você pode até verificar quem são seus seguidores mais engajados e começar a segui-los e se envolver com eles para atraí-los.

3. Teste conteúdo diferente

Embora o Instagram tenha começado como um lugar para compartilhar belas fotos, ele se tornou uma plataforma multidimensional que oferece muitas oportunidades para experimentar o tipo de conteúdo que você fornece. Testar diferentes tipos de conteúdo manterá seu conteúdo atualizado e seu público interessado. Com o tempo, você descobrirá quais tipos de conteúdo realmente ressoam com seu público para poder se concentrar mais nisso. Aqui estão algumas idéias para diferentes tipos de conteúdo do Instagram que você pode experimentar:

Cotações acionáveis

Sim, nós sabemos. Postar citações no Instagram pode ser uma soneca. No entanto, não estamos falando de “viver, riso, amor” aqui. Estamos falando de citações que se relacionam diretamente com sua marca e seu setor.

Fotos dos bastidores

Cada vez mais, os usuários se interessam pelo que acontece no dia a dia dos influenciadores e marcas que seguem na plataforma. Seu público segue você por um motivo – geralmente porque eles gostam de você, de seus produtos e serviços ou do conteúdo que você fornece. 

Compartilhar o que acontece nos bastidores é uma maneira fácil de se conectar em um nível mais profundo com seus seguidores. É por isso que influenciadores de negócios são tão populares. Eles compartilham regularmente o que está acontecendo em sua vida, dando muito valor aos seus seguidores, mesmo que não sejam membros de sua academia de marketing.

Usar carrosséis (várias imagens)

Os carrosséis são uma ótima maneira de compartilhar coleções de imagens com seus seguidores. Você pode exibir vários produtos, um grupo de fotos de uma sessão de fotos ou evento, conjuntos de conteúdo gerado pelo usuário ou até mesmo contar uma história com suas postagens de carrossel.

4. Compartilhe fotos atraentes

O Instagram é uma plataforma de mídia social altamente visual. Como tal, você precisa compartilhar conteúdo visualmente atraente se quiser ter mais olhos em seu conteúdo – e o aumento de curtidas que vem de alcançar uma ampla gama de pessoas. Portanto, há duas coisas fáceis que você pode fazer para garantir que seu conteúdo seja atraente: tire fotos de alta qualidade e use filtros de forma consistente.

Felizmente, se você possui um smartphone, já possui uma câmera de alta qualidade perfeita para capturar imagens impressionantes. Para tirar o máximo proveito da câmera do seu smartphone, escolha um local para tirar fotos com ótima luz natural e certifique-se de que não haja muita coisa acontecendo em segundo plano. Além disso, escolha um filtro que faça suas fotos se destacarem e fique com esse filtro.

Embora possa ser divertido brincar, usar o mesmo filtro em todas as suas fotos adiciona à sua identidade visual e torna mais fácil para seus seguidores identificar suas fotos em seus feeds lotados porque elas “se parecem” com você.

5. Publique mais conteúdo de vídeo

A princípio, o vídeo é incrivelmente envolvente e se destaca no meio de infinitas imagens estáticas em feeds lotados do Instagram. Recomendamos postar mais conteúdo de vídeo, especialmente conteúdo que não dependa de áudio. Vídeos de instruções são particularmente populares no Instagram. Incluir legendas é importante para alcançar usuários que não ouvem áudio ao rolar (e são muitas). Além disso, as legendas são ótimas para acessibilidade, o que está se tornando uma marca de marcas e influenciadores que publicam conteúdo para mais do que apenas aumentar as vendas.

6. Use os stories do Instagram

Antes de mais nada, o Instagram Stories é uma das tendências de marketing do Instagram que continua a aumentar em uso. Pois, eles oferecem a marcas e influenciadores a chance de serem mais sinceros e autênticos. Você não precisa de produção de vídeo para este conteúdo popular do Instagram. Agora você também pode destacar o story que deseja manter disponível por mais tempo do que as 24 horas padrão. Isso é incrivelmente útil se você estiver respondendo continuamente às mesmas perguntas dos seguidores ou se quiser destacar o conteúdo gerado pelo usuário ou compartilhar promoções.

7. Escreva legendas envolventes

Suas legendas do Instagram precisam ser envolventes e interessantes se você quiser obter mais curtidas no Instagram. Embora essa bela imagem seja suficiente para chamar a atenção, seus seguidores esperam um pouco mais do que isso.

Recomendamos usar sua legenda para compartilhar uma história, seus pensamentos ou seus sentimentos sobre a imagem e torná-la pessoal, seja compartilhando algo de você com seus seguidores ou relacionando a imagem e sua legenda a eles.

Você também pode fazer perguntas aos seus seguidores para incentivar o engajamento. Suas imagens fazem com que os scrollers diminuam a velocidade, mas suas legendas são o que os fazem se envolver.

8. Inclua um apelo à ação (Call to Action)

Suas postagens no Instagram devem incluir uma simples chamada para ação. Isso pode ser algo tão simples quanto pedir aos seguidores que “toquem duas vezes” se concordarem ou seguirem o link em sua biografia. Além disso, também existem muitas contas por aí que usam seu apelo à ação para expandir seu alcance, pedindo a seus seguidores que marquem um amigo.

9. Publique de forma consistente (no momento certo)

Antes de tudo, para dar ao seu conteúdo a melhor chance de alcançar seu público-alvo, você precisará postar quando seu público estiver mais ativo no Instagram. Embora o melhor momento para postar no Instagram possa variar dependendo do tipo de conteúdo de sua postagem, seu nicho e quem é seu público-alvo, existem pesquisas que podem fornecer alguns bons pontos de partida:

  • Nas sextas-feiras 0 envolvimento é consistente entre 7 he 14h.
  • O melhor horário para postar é entre 14h e 15h às quintas-feiras.
  • Nas quartas-feiras às 11h e sextas-feiras entre 10h e 11h são os melhores horários para postar.
  • Às terças-feiras são o melhor dia, às 8h e às 10h.
  • Às segundas-feiras por volta das 12h.
  • Os sábados às 9h, é o melhor horário para postar.
  • E os domingos o engajamento é consistente entre 12h e 20h, com 19h sendo o pico.

Recomendamos testar seu engajamento em diferentes horários e dias para descobrir o que funciona melhor para seu público específico. Isso não significa que você não possa postar fora do melhor horário que encontrar, mas seu conteúdo mais importante deve ser publicado nessa época. As chances são de que você vai postar mais do que apenas uma vez por semana, de qualquer maneira.

10. Use as hashtags certas da maneira certa

Hashtags têm muito peso no Instagram. Ou seja, eles são uma ótima maneira de alcançar seguidores e clientes em potencial e, se você é uma empresa baseada em localização, pode até usar hashtags locais direcionadas para alcançar clientes próximos.

Você deve incluir uma mistura de hashtags relevantes, mas não muito específicas. E, embora seja importante ficar por dentro das tendências e hashtags de tendências, não as use se não forem relevantes para o que você está postando ou relevantes para sua marca e nicho. Usar hashtags não relacionadas pode colocar seu conteúdo na frente de mais usuários do Instagram, mas isso não significa que eles sejam seu público-alvo.

Além disso, também recomendamos adicionar hashtags ao seu perfil do Instagram para ajudar os usuários a encontrar você nas pesquisas e aumentar o reconhecimento da marca. Como sua biografia em si não é pesquisável, as hashtags são uma ótima maneira de mostrar aos visitantes o que você é.

11. Promova usando anúncios pagos

Se você tiver orçamento para isso, os anúncios do Instagram podem ser uma ótima maneira de alcançar pessoas que ainda não o seguem na plataforma. Pois, o Instagram e o Facebook têm a mesma plataforma de anúncios que permite campanhas publicitárias altamente segmentadas que podem realmente estender seu alcance por pouco dinheiro. Usar uma combinação de conteúdo orgânico e anúncios pagos é uma das melhores maneiras que encontramos para alcançar as pessoas que estão interessadas em seus produtos e serviços, mas podem não ter ouvido falar da sua marca ou não sabem que você está no Instagram.

Obtenha mais curtidas no Instagram de forma rápida e fácil (Conclusão)

Obter mais curtidas no Instagram pode ajudar sua marca a crescer e alcançar um público mais amplo. Embora as 11 maneiras de obter mais curtidas no Instagram que incluímos aqui sejam um excelente ponto de partida, elas não são as únicas coisas que você pode fazer. A parceria com influenciadores e outras marcas é outra ótima maneira de expandir seu público e obter mais curtidas na plataforma.

Também há muitos benefícios em se envolver com seus seguidores quando eles comentam seu conteúdo, além de se envolver com outros influenciadores e marcas em seu próprio conteúdo. Afinal, são mídias sociais, então uma grande parte de alcançar o sucesso é ser social. Você pode marcar contas importantes em seu conteúdo, comentar conteúdo popular de outras pessoas e seguir mais pessoas em seu nicho para aumentar sua própria contagem de seguidores – e uma conta de seguidores maior traz mais oportunidades para obter curtidas!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.