6 tipos de marketing digital: quando e como usá-los?

Hoje, o marketing digital é uma das iniciativas estratégicas mais importantes para as empresas. Muitas pessoas recorrem à Internet para obter informações sobre negócios e produtos, pois os consumidores gostam de ser informados sobre suas compras. Usar diferentes estratégias de marketing digital para promover seus negócios e produtos digitalmente ajudará você a alcançar seu público por meio dos canais com os quais eles já estão engajados.

Então, antes de começar nosso aprendizado sobre os tipos de marketing digital, vamos primeiro entender o que é marketing digital.

O que é Marketing Digital?

O marketing digital refere-se a qualquer estratégia de marketing que utiliza um dispositivo eletrônico que pode ou não estar conectado à internet. Mesmo anúncios de rádio e comerciais de televisão são estratégias de marketing digital, embora o marketing digital tenha evoluído e novas estratégias possam ser muito mais eficazes.

O marketing digital é importante quando se trata de ser competitivo e relevante em seu setor. Se sua empresa não tem presença na web ou digital, você está perdendo inúmeras oportunidades de alcançar seu público-alvo.

Em seguida, vamos aprender sobre os diferentes tipos de marketing digital.

Tipos de Marketing Digital

Existem muitos tipos de marketing digital que você pode aproveitar para aumentar o alcance do seu público. O uso de vários canais de marketing digital pode ajudá-lo a criar uma estratégia completa que trará os melhores resultados.

Para ajudá-lo a determinar quais estratégias de marketing digital podem funcionar melhor para sua empresa, aqui estão seis dos tipos mais eficazes de marketing digital:

1. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo refere-se a conteúdo informativo e valioso, como postagens de blog, vídeos de instruções e outros materiais instrucionais. Esse tipo de marketing ajuda você a se conectar com seu público e a responder suas perguntas. Também pode ajudar a gerar leads e fechar vendas.

O conteúdo deve ser publicado regularmente com o público-alvo em mente. Idealmente, sua marca se tornaria uma voz confiável no setor publicando conteúdo confiável e de qualidade. Você quer que seu público venha até você primeiro para obter informações sobre as últimas tendências do setor.

2. Otimização do mecanismo de pesquisa

A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é a estratégia de criar conteúdo de forma que mecanismos de pesquisa como o Google classifiquem sua página no topo da página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).

O Google usa algoritmos para decidir o quão relevante sua página é para as palavras-chave que o usuário está procurando. Esses algoritmos são atualizados com frequência e as estratégias de SEO devem ser ajustadas com a mesma regularidade para permanecerem eficazes.

Quando feito corretamente, os esforços de SEO colocarão sua página no topo da SERP e trarão mais tráfego orgânico.

3. Marketing de mecanismo de pesquisa/pagamento por clique

O marketing do mecanismo de pesquisa, ou SEM, refere-se a anúncios pagos que aparecem no topo da SERP. O custo desses anúncios normalmente depende do número de cliques que o link recebe, portanto, “pagamento por clique”.

Quando você paga por esses principais slots de SERP, o rótulo “Anúncio” aparecerá ao lado do seu URL. Apesar do conhecimento do consumidor de que se trata de anúncios, muitos ainda clicam nesses links, e pode ser uma estratégia de marketing digital muito eficaz.

4. Marketing de mídia social

Com o marketing de mídia social, as plataformas de mídia social são usadas como um canal de marketing digital. Os anúncios podem ser comprados para alcançar um novo público ou você pode criar um perfil para sua empresa em qualquer plataforma de mídia social e criar postagens para anunciar novos produtos, vendas ou conteúdo recém-publicado.

Qual plataforma de mídia social você usará dependerá do tipo de público que deseja alcançar. Por exemplo, de acordo com Pew Researcho Instagram é o melhor para alcançar públicos entre 25 e 29 anos, enquanto aqueles com mais de 65 anos podem ser melhor alcançados através do Facebook.

5. Marketing de afiliados e influenciadores

Trabalhar com um afiliado ou influenciador pode ajudar a aumentar o alcance do seu público ao se envolver com o público existente. Para um relacionamento de afiliado/influenciador eficaz, tente trabalhar com um indivíduo que seja bem conhecido e respeitado em seu setor. Eles podem criar conteúdo que promova sua empresa ou produto e compartilhar um link para seu site. Toda vez que uma venda for concluída ou um link for clicado, o influenciador/afiliado receberá uma propina.

6. E-mail Marketing

Quando alguém visita seu site ou empresa, convide-o para participar de uma lista de assinantes de e-mail. Com a permissão deles, você pode enviar e-mails sobre vendas, eventos especiais ou lançamentos de produtos. O marketing por e-mail é muitas vezes subestimado e, de acordo com Lyfe Marketing aproximadamente US$ 40 de receita são gerados para cada dólar gasto em e-mail marketing.

A parte mais importante desse canal de marketing digital é que ele deve agregar valor ao seu público. Ofereça a eles exclusividades que eles não receberiam em nenhum outro lugar e você poderá construir um relacionamento mutuamente benéfico que aumentará a fidelidade à marca.

Agora que entendemos os tipos de marketing digital, vamos analisar os detalhes, como quando e como usar os diferentes tipos de marketing digital.

Quando e como usar diferentes tipos de marketing?

Dependendo do estágio em que seu negócio está, diferentes estratégias de marketing digital irão atendê-lo melhor.

Para novas empresas que desejam expandir o alcance de seu público, SEM, mídia social e marketing de afiliados/influenciadores podem ajudá-lo a alcançar novos públicos rapidamente.

Depois de estabelecer um público, concentre-se na criação de conteúdo valioso e no aumento da fidelidade à marca por meio de canais como o marketing por e-mail. Crie esse conteúdo com SEO em mente para que seu site continue atraindo novo tráfego orgânico.

Quais são os melhores tipos de marketing digital para o seu negócio?

Escolher a melhor estratégia de marketing digital para o seu negócio pode ser difícil e pode haver algumas tentativas e erros. Uma das coisas mais importantes a considerar é o seu público. Quem você está tentando alcançar e onde eles estão procurando informações?Se você deseja capturar a atenção de um público de nicho que sabe muito sobre o setor, conteúdo informativo aprofundado criará valor e os atrairá.Se você está tentando atingir um público jovem, uma das ferramentas mais úteis disponíveis para você são as mídias sociais. Descubra quais tipos de plataformas de marketing digital são as mais populares entre seu público-alvo e comece a comercializar por lá.

Comece a ver resultados com o marketing digital

Não existe uma única resposta certa quando se trata de construir uma estratégia de marketing digital eficaz. Cada negócio tem seus próprios requisitos e público-alvo. Mantenha essas necessidades e esse público em mente ao criar sua estratégia usando os exemplos de estratégias de marketing online neste artigo. Com uma boa estratégia de marketing digital, você começará a ver resultados rápidos que ajudarão seu negócio a prosperar.

Você é um profissional que aspira ser um Especialista em Marketing Digital? Confira agora o curso de Especialista em Marketing Digital.

Quer dar um salto na sua carreira de marketing digital?

Toda empresa, independentemente do setor, precisa de uma estratégia de marketing digital para prosperar no mundo hipercompetitivo e sempre ativo de hoje. É por isso que há uma enorme demanda por profissionais altamente qualificados nesta área.

Comentários estão fechados.