O principal objetivo da saúde ocupacional nas organizações é promover um ambiente de trabalho harmonioso, o que favorece a qualidade de vida do colaborador.

Pesquisas apontam que uma boa qualidade de vida no trabalho tem impacto direto em maior produtividade, por consequência, melhores resultados para as empresas.

Além disso, ao contrário de alguns anos atrás, há uma maior preocupação por parte dos gestores em considerar cada membro da equipe como um ser único e não como um número.

Para você entender melhor o que é saúde ocupacional, seu objetivo e seus principais benefícios nas empresas, continue a leitura e confira!

O que é saúde ocupacional?

Em primeiro lugar, é importante entender o que é saúde ocupacional.

Então, saúde ocupacional é uma área da Medicina com foco na saúde do trabalhador, ou seja, garantir um ambiente de trabalho saudável para todos e a qualidade de vida no trabalho.

Saiba que é um setor obrigatório em todas as empresas, seja qual for o segmento ou porte.

Portanto, visa a promoção de um programa de saúde e bem-estar no meio de trabalho, de forma a promover um ambiente de trabalho favorável à saúde, privilegiando a prevenção de problemas de saúde e riscos de acidentes.

Qual o objetivo da saúde ocupacional nas empresas?

O principal objetivo da saúde ocupacional nas empresas é manter um ambiente de trabalho seguro e reduzir riscos de acidentes e doenças que possam afetar os trabalhadores.

Ou seja, foca em promover o bem-estar físico, emocional e social de todos os colaboradores.

Para isso, a partir da identificação dos riscos no ambiente de trabalho, traça programas e adota medidas a fim de minimizar qualquer tipo de risco que possa prejudicar a saúde e mesmo a integridade física dos colaboradores.

Ao se concentrar na sensibilização e prevenção de problemas de saúde, isso leva a um ambiente de trabalho mais saudável.

Por isso é importante um olhar atento às necessidades e expectativas de cada membro da equipe, particularmente na questão de identificação de problemas de saúde mental e buscar intervir o quanto antes.

Qual o objetivo da saúde ocupacional nas empresas
Qual o objetivo da saúde ocupacional nas empresas

Quais os benefícios da saúde ocupacional para as empresas?

Os benefícios em investir na saúde ocupacional em empresas são diversos, entre os quais destacamos:

  • Maior engajamento e motivação por parte dos colaboradores, já que se sentem mais valorizados;
  • Um ambiente de trabalho saudável e harmonioso contribui para aumento de produtividade;
  • Otimização das tarefas, uma vez que os indivíduos realizam suas atividades com muito mais tranquilidade.

Pesquisas recentes apontam que o estresse e o esgotamento nervoso foram identificados como um impacto negativo no bem-estar mental dos colaboradores.

Nesse sentido, cabe ao setor de saúde ocupacional priorizar a saúde geral de todos e adotar estratégias para favorecer o bem-estar físico e mental

Como promover a saúde ocupacional nas empresas?

A fim de reduzir a incidência de doenças ocupacionais e riscos de acidentes, a saúde ocupacional adota determinadas ações para promover o bem-estar das equipes.

Algumas dessas ações incluem:

  • Cuidar da ergonomia dos profissionais, de forma que exerçam suas funções sem prejudicar sua saúde;
  • Oferecer palestras e treinamentos sobre prevenção de acidentes de trabalho e doenças;
  • Distribuir materiais abordando as boas práticas.

Na maioria das empresas, exames são realizados anualmente a fim de identificar possíveis doenças que podem ou não ser causadas pelo trabalho, e caso alguma seja identificada, já se inicia o tratamento.

Conclusão

Garantir a saúde dos trabalhadores é obrigação de todas as empresas. Daí a importância de inserir boas práticas de saúde ocupacional.

É importante ter em mente que um bom planejamento em termos de saúde ocupacional, além de garantir melhores condições de trabalho, reduz a rotatividade dos trabalhadores, riscos de acidentes e doenças associadas à função ou ambiente de trabalho.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.