Algumas pessoas têm dificuldade em administrar suas finanças; portanto, a longo prazo, é improvável que aumentem seus recursos.  Neste artigo, você aprenderá sobre cinco hábitos que podem complicar sua vida financeira. Continue lendo e aproveite o conteúdo!

1. Compra parcelada com juros

Para quem quer maior controle financeiro, o parcelamento com juros é um dos maiores vilões, afinal os juros costumam ser muito altos, e o valor que você acaba pagando no final da aquisição é bem maior. Essa situação piora quando você deixa a parcela atrasar, levando a uma bola de neve e aumentando o interesse.

2. Ignorar dívidas

Definitivamente, a dívida fará com que as pessoas percam o controle de suas finanças, mas não deve ser ignorada. É um dos comportamentos que põe em risco a vida financeira pensar que ela estará “estagnada” em alguns anos. Se você tem dívidas que não podem ser saldadas no momento, tente chegar a um acordo com a empresa credora, mas não ignore.

Se julgar necessário, reduza algumas despesas não essenciais do seu mês e economize para cobrir a parcela negociada. Infelizmente, para manter o orçamento em ordem e controlar a situação, alguns privilégios devem ser abandonados.

3. Não prestando atenção à educação financeira

Investimento e educação financeira é um hábito que poucas pessoas sustentam. Se você nunca se interessou por este tópico, ou mesmo ouviu falar dele, então é hora de mudar. O primeiro passo é aprender mais sobre suas despesas diárias e determinar quais são fixas e variáveis.

Depois de entender isso, você pode fazer algumas coisas básicas: reduzir ou cortar algumas despesas variáveis ​​de seu orçamento para economizar e economizar!

O segundo passo é buscar cursos de educação financeira e investimentos, a fim de entender mais a fundo o assunto, ficar por dentro da situação e acompanhar as novidades. Se achar necessário, peça ajuda a profissionais da área.

Se mesmo assim você não consegue cuidar das suas contas, talvez você possa considerar contratar os serviços de um contador ou de uma empresa de contabilidade.

4. Não planeje o futuro

O que você quer fazer no próximo ano? transferir? mover? Ou tem oportunidade de investir no seu próprio negócio? Saiba que se você souber planejar seu futuro financeiramente, poderá atingir todos esses objetivos.

Determine a estratégia com base em seus objetivos e defina o tempo para economizar dinheiro. Lembre-se, se você cortar ou reduzir despesas variáveis, poderá obter um dinheiro extra, certo? Comece com um valor que você pode alcançar, mas se achar necessário aumentá-lo com o tempo, tanto melhor! Verifique seu plano com frequência porque é muito importante.

Determinar metas e planejar o futuro ajudará a nos motivar e ajustar nosso pensamento para alcançar o sucesso!

5. O investimento não é cauteloso

O último hábito é o mais sério, afinal muitas pessoas querem investir, mas são impulsivas demais para decidir a escolha certa. O primeiro passo para investir sem perder dinheiro é entender seu perfil de investidor e reservar um investimento.

Como dissemos antes, apostar em uma educação financeira de alta qualidade pode ajudá-lo a cumprir essa missão!

Compare todos os produtos oferecidos por bancos ou corretoras de investimentos, e não se esqueça de fazer muitas pesquisas nesta área antes de tomar qualquer decisão estratégica. Desta forma, você pode evitar surpresas negativas!

 

Veja também: A Importância Do Auto Conhecimento

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.