Não é segredo que a maioria de nós está descontente com nossas vidas. Passamos muito tempo no trabalho, não dormimos o suficiente e não temos dinheiro suficiente.

Mas e seremos coisas que pudéssemos fazer para nos tornarmos um pouco mais felizes? De acordo com a ciência, há. De fato, há uma série de coisas que podemos fazer para melhorar nosso humor e nossa perspectiva de vida.

A maioria de nós concorda que a felicidade é importante. Afinal de contas, quem não gostaria de ser feliz? Mas o que é a felicidade, exatamente? E por que ela é tão importante?

A felicidade é um sentimento de alegria e satisfação. É a sensação que temos quando experimentamos algo que desfrutamos, como passar tempo com nosso amado ou a realização de um objetivo.

A felicidade é importante porque tem um grande impacto em nosso bem-estar geral. pessoas felizes têm mais probabilidade de ter melhor saúde física, relacionamentos mais fortes e níveis mais altos de sucesso do que pessoas infelizes.

Então como podemos nos tornar mais felizes? Embora não exista uma fórmula mágica, há uma série de coisas que podemos fazer para melhorar nosso humor e nossa perspectiva de vida para não ter uma vida chata.

Quando se trata de felicidade, a ciência tem muito a dizer. Os pesquisadores estudaram extensivamente a felicidade e descobriram uma série de coisas sobre ela – incluindo o que nos faz felizes e como funciona a felicidade.

Uma das coisas mais importantes que os pesquisadores aprenderam sobre a felicidade é que ela não é um estado estático. Nossos níveis de felicidade flutuam ao longo do tempo, dependendo de nossas circunstâncias e das escolhas que fizermos.

Isto significa que todos nós temos o poder de influenciar nossa própria felicidade. Podemos fazer escolhas que nos tornarão mais felizes, tais como passar tempo com pessoas queridas ou fazer coisas que nos agradam.

Aqui estão dez maneiras cientificamente apoiadas para viver uma vida mais feliz:

1. Sorria mais.

Uma das coisas mais simples que podemos fazer para aumentar nossa felicidade é sorrir mais. O sorriso tem demonstrado liberar endorfinas, o que nos faz sentir felizes.

2. Passar tempo com os entes queridos.

Passar tempo com pessoas queridas é uma das melhores maneiras de aumentar nossa felicidade. Estudos demonstraram que o apoio social é um dos fatores mais importantes na determinação de nossos níveis de felicidade.

3. Durma o suficiente.

Dormir o suficiente é importante para nossa saúde e bem-estar geral, e também pode ajudar a aumentar nossos níveis de felicidade. Uma boa noite de sono pode nos deixar revigorados e energizados, o que pode nos colocar de melhor humor.

4. Exercício.

O exercício não só é bom para nossa saúde física, mas também pode melhorar nossa saúde mental e nos fazer mais felizes. O exercício tem demonstrado liberar endorfinas, reduzir o estresse e melhorar nosso humor.

5. Conecte-se com a natureza.

O tempo gasto na natureza tem demonstrado reduzir o estresse, melhorar nosso humor, e aumentar nossa felicidade. Portanto, dê um passeio no parque, faça uma caminhada, ou simplesmente passe um tempo ao sol.

6. Seja grato.

O foco naquilo pelo qual somos gratos pode ajudar a aumentar nossos níveis de felicidade. A gratidão foi demonstrada para aumentar nosso humor, reduzir o estresse e melhorar nossa visão geral sobre a vida.

7. Faça algo bom para outra pessoa.

Uma das melhores maneiras de se sentir bem é fazer algo bom por outra pessoa. Ajudar os outros tem mostrado liberar endorfinas, melhorar nosso humor e nos fazer mais felizes.

8. Faça uma pausa na tecnologia.

Passar muito tempo em dispositivos como telefones e os computadores podem nos deixar sobrecarregados e estressados. Fazer uma pausa da tecnologia pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar nosso humor.

9. Esteja atento.

O cuidado é a prática de estar presente no momento e focalizar nossos pensamentos e sentimentos sem julgamento. A consciência tem demonstrado reduzir o estresse, melhorar nosso humor e aumentar nossos níveis de felicidade.

10. Viver o momento.

Uma das melhores maneiras de aumentar nossa felicidade é nos concentrarmos no momento presente. Experimentar plenamente a vida – tanto os bons como os maus – pode nos ajudar a apreciar o que temos e encontrar alegria nos momentos do dia-a-dia. Estas são apenas algumas das muitas maneiras cientificamente apoiadas para viver uma vida mais feliz. Ao incorporar estas dicas em nossas vidas, todos nós podemos desfrutar de maior felicidade e bem-estar.

Então, o que aprendemos sobre a felicidade?

Primeiramente, é importante observar que a felicidade não é um estado estático – ela flutua ao longo do tempo dependendo de nossas circunstâncias e escolhas. Isto significa que todos nós temos o poder de influenciar nossos próprios níveis de felicidade.

Podemos fazer escolhas que aumentarão nossa felicidade, como passar o tempo com todos queridos, fazer coisas que nos agradam e ser gratas pelas coisas boas em nossas vidas.

Veja também A ciência explica por que a jardinagem deixa os executivos felizes

Além disso, há uma série de outras coisas que podemos fazer para aumentar nossos níveis de felicidade, tais como dormir o suficiente, fazer exercícios e coisas tempo na natureza.

Finalmente, é importante viver o momento e cada momento como ele vem. Vivenciar plenamente a vida – tanto o bom quanto o ruim – pode nos ajudar a ver o que temos e encontrar nos momentos cotidianos. Todas estas dicas, todos podemos viver vidas mais felizes e mais felizes seguindo.

 

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.