Nos últimos anos, muito tem se falado a respeito do marketing e sobre como ele é capaz de aumentar os resultados. Então, será que o mesmo ocorre com o marketing médico em Goiânia?

No entanto, é possível que surjam algumas dúvidas.

Qual é o tipo de estratégia, dentro do marketing digital, que mais traz efeitos positivos? O que levar em consideração ao criar uma estratégia para que ela gere os devidos resultados?

Será mesmo que o marketing médico em Goiânia é eficaz? A resposta para essas perguntas são um tanto extensas, uma vez que há diversos pontos a se considerar.

O marketing é sim uma ótima forma de gerar resultados para empresas, inclusive para os médicos. No entanto, esperar que isso aconteça, sem entender do assunto, é algo irrisório.

Ao falar de marketing digital, muitos logo associam às redes sociais, por exemplo. Entretanto, por mais que elas façam parte da estratégia, trata-se apenas de uma pequena parcela de um todo.

O Google, em especial o tráfego orgânico por intermédio do SEO, é o que deve ser priorizado. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre como aplicar, da maneira correta, o marketing médico em Goiânia.

Tipos de marketing médico em Goiânia

Há várias formas de aplicar o marketing nas suas estratégias, o que possibilita com que os resultados sejam cada vez mais eficientes. Por isso, é essencial saber quais são os tipos de marketing para médicos em Goiânia.

Falar sobre marketing é um conteúdo muito extenso, haja vista que há diversos tipos existentes. No entanto, você deve saber que aqui a regra “quanto mais, melhor”, não se aplica.

O ideal é que você foque apenas nos tipos de marketing que são relevantes para a sua estratégia, que realmente serão capazes de lhe trazer os devidos resultados que deseja.

Focar em tipos de marketing que não trazem retorno, além de ser perda de tempo, também é uma forma de eliminar seus recursos financeiros. Afinal, há estratégias que requerem um investimento inicial.

Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar um pouco mais sobre os tipos de marketing médico Goiânia que são mais relevantes. Confira abaixo.

Marketing digital

De todos os tipos de marketing, com certeza esse é o mais democrático, uma vez que é capaz de se enquadrar em qualquer para qualquer tipo de profissional. Por isso, o marketing digital é indispensável para todos.

Mas o que exatamente é esse tipo de marketing? Em suma, ele nada mais é que estratégias feitas em âmbito online. E, sabendo que as pessoas têm estado cada vez mais presente no meio digital, esse é o tipo que mais traz resultados.

A cada dia que passa, as pessoas têm se interessado menos pelos conteúdos que são transmitidos por intermédio dos veículos tradicionais, como a TV e o rádio, por exemplo.

Por isso, o marketing digital tem se tornado muito mais relevante. Mas vale salientar que as estratégias para esse tipo de marketing vai muito mais além do que aquelas que envolvem as redes sociais.

Esse tipo de marketing inclui aproveitamento de conteúdo e, em especial, de busca.

Inbound Marketing

Esse é outro tipo de marketing que, à medida que o tempo passa, tem conquistado cada vez mais relevância. Nesse caso, é quando o consumidor vai atrás da marca. Ou, nesse caso, do médico.

Para tal, deve-se utilizar algumas estratégias para atrair o consumidor, através de conteúdos relevantes. Dessa forma, torna-se muito mais fácil converter a pessoa em cliente.

Marketing de conteúdo

Esse tipo de marketing para médicos em Goiânia tem se mostrado muito eficaz. Afinal de contas, o público comum ainda tem muitas dúvidas a respeito de uma série de questões.

Vamos supor que você faz parte da área dos ortopedistas. Nessa situação, uma ótima estratégia é criar um blog e investir em conteúdo de qualidade, que sejam capazes de suprir todas as necessidades dos seus leitores.

Quando você os atrai pelos seus bons conteúdos, só irá lhe trazer vantagem. Dentre todas, a mais importante é a construção de autoridade. O seu público passa a lhe enxergar como referência no assunto.

E, por saberem que você tem uma imagem atrelada à qualidade, as chances de converter leitores em clientes é muito maior. Mas, para obter o resultado ideal, deve-se aliar com estratégias de SEO.

Ainda é possível disponibilizar esses conteúdos em diversos formatos além de blogs, como e-books, infográficos, webinars, e-mail e redes sociais.

E-mail Marketing

Uma das funções do e-mail marketing é se manter sempre presente na vida do seu consumidor. Mas, para que essa estratégia ofereça um ROI eficaz, deve-se trabalhar da maneira correta.

Primeiro de tudo, deve-se ter a autorização para fazer os envios. Em seguida, apostar na segmentação da base de e-mails e personalizar as mensagens a deixarão muito mais relevantes.

É através do e-mail marketing que se consegue conduzir e direcionar o seu consumidor a tomar uma determinada ação. Seja de abrir o seu site, seja de marcar uma consulta etc.

Marketing de Redes Sociais

Também chamado de Social Media Marketing, esse é um outro tipo que tem registrado ótimos resultados. Mas, para que ele também se mostre eficaz, é fundamental obter um pessoal preparado.

Esse tipo de marketing não se resume às postagens corriqueiras, sobre um determinado assunto. Na verdade, trata-se de algo muito mais sério, pois leva em consideração questões mais profundas.

Então, a dica é contratar uma equipe especializada para poder tomar conta das suas redes. Uma agência de SEO em Goiânia, por exemplo, é capaz de suprir todas as suas necessidades.

Vale salientar também que nem sempre é possível replicar a mesma estratégia para todas as redes sociais. Saiba que cada uma possui um funcionamento diferente.

Por isso, uma estratégia que funciona no Facebook, por exemplo, não necessariamente irá funcionar nas demais. A necessidade de obter uma equipe que entenda do assunto se faz ainda mais relevante nesse caso.

Search Engine Marketing (SEM)

Esse é o do tipo de marketing médico Goiânia que mais é capaz de trazer resultado. Em suma, nada mais é que estratégias que se passam dentro dos principais buscadores.

Ou seja, Google, Bing, Yandex, Yahoo etc. Dentre as estratégias, a que mais gera engajamento são aquelas com base orgânica, as quais se baseiam no trabalho de SEO.

Mas como isso pode ser relevante para quem é médico? Simples. Imagine que você tem uma clínica dermatologista em Goiânia. Se uma pessoa procurar esses dizeres através de um buscador, ela irá lhe encontrar?

Uma das vantagens de investir em SEM, ou Marketing de Busca, é justamente o fato de estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes. Estar presente nos momentos de dor do seu cliente é fundamental.

Outro tipo de estratégia que engloba esse marketing são as divulgações pagas, isto é, os links patrocinados. Sabe quando você faz alguma pesquisa no Google, e aparecem alguns links escrito “Anúncio”.

Então, essa também é uma forma de trabalhar com o Marketing de Busca. No entanto, o ideal mesmo é juntar os dois tipos de estratégias: tanto tráfego pago quanto o orgânico, através do SEO.

Mobile Marketing

Só para se ter uma ideia, de acordo com um estudo feito pela Newzoo, só no Brasil, há cerca de 109 milhões de usuários de smartphone. Em relação aos computadores, eles detém 42% de participação.

Ou seja, fica bem óbvio que a grande maioria dos usuários acessam a internet através de dispositivos móveis. Então, uma ótima estratégia de marketing para médico em Goiânia é justamente investir nesse tipo.

O Mobile Marketing visa considerar todas as características de um dispositivo móvel para, então, oferecer uma melhor experiência para ele. Uma das ideias é criar um site responsivo ou segmentar anúncios apenas para celular.

Vídeo Marketing

De acordo com alguns estudos, as pessoas têm maior tendência em reter informações de vídeos do que de textos. Por isso, aliado ao marketing digital, está a necessidade de produzir vídeos.

Inclusive, as redes sociais estão aí para não nos deixar mentir. O Instagram, por exemplo, está investindo bastante nos stories e em reels, uma vez que notou o quanto eles contribuem para o engajamento de um perfil.

Fora isso, há vários aplicativos que se tornaram conhecidos por serem plataformas de vídeos curtos, como o TikTok ou o Kwai, por exemplo. Mas é claro que, para essa estratégia dar certo, deve-se fazer da forma correta.

Geomarketing

Nada mais é que um tipo de estratégia que leva em consideração a inteligência acerca da localização do usuário. Através dessa informação, você pode criar campanhas mais bem segmentadas.

Ou, ainda, se você possui uma clínica em Goiânia, com certeza o seu público-alvo são as pessoas da cidade. Então, você pode criar algumas estratégias que visam impactar esse público em específico.

Inclusive, um tipo de estratégia que você pode aplicar é o marketing de proximidade. Nesse caso, o seu consumidor recebe uma notificação pelo celular sempre que chegar próximo do seu estabelecimento.

Através do GPS, sinal de Wi-Fi ou Bluetooth, é possível identificar a proximidade do cliente para, então, enviar notificações ou demais conteúdos pelo smartphone.

Remarketing

Esse é o tipo de marketing que visa trabalhar com pessoas que já demonstraram interesse pelo conteúdo ou serviço que você oferece. Ou seja, aqueles que já acessaram alguma página do seu site para marcar alguma consulta, por exemplo.

Ou seja, é uma forma de atrair, de novo, as pessoas que já demonstraram algum interesse prévio. Essa é uma ótima forma de gerar boas taxas de conversão e, por isso, é um grande aliado.

Marketing Proativo

O marketing proativo oferece alguns riscos, como a não-aceitação por parte dos seus consumidores. Por isso, ainda que ele possa ser bem eficiente, deve-se levar em consideração os seus riscos.

Em suma, nada mais é que uma forma de não aguardar uma demanda surgir, mas sim provocá-la. Isto é, fazer com que as pessoas sintam a necessidade de obter o seu serviço;

Trata-se de uma estratégia bem ousada, mas que com certeza fará com que você saia à frente dos seus concorrentes. Afinal, estará impactando o mercado com uma grande novidade.

Marketing de utilidade

Essa é uma abordagem onde o intuito é fazer com que os usuários enxerguem o fato de que a empresa se preocupa com a vida dos consumidores. Ou seja, é o tipo de marketing médico em Goiânia imprescindível!

Afinal de contas, por se tratar de uma área da saúde, o cliente deve perceber que há um genuíno interesse em resolver as suas necessidades, solucionando todas as suas dores.

Dentro dessa perspectiva, o Inbound Marketing é muito bem-vindo. Afinal, ele procura atrair os seus consumidores com conteúdos que ajudam a responder a todas as dúvidas dos clientes.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento deve ser trabalhado em qualquer setor. Afinal de contas, ele é um dos responsáveis por fidelizar um cliente, criando uma boa relação entre cliente e profissional.

E como estamos falando da área da saúde, o marketing de relacionamento se torna ainda mais essencial. Afinal de contas, o cliente deve sentir confiança advinda do profissional.

É através dessa confiança que ele se sente mais sossegado em passar pelos exames ou mesmo alguma intervenção que o médico indicou. Por isso, esse é um marketing médico Goiânia que todos devem ter como princípio.

Responder às dúvidas do paciente, deixá-lo tranquilo em relação a todos os processos e explicar tudo em detalhes, numa linguagem que o outro é capaz de entender, são apenas algumas formas de criar esse vínculo.

Ao criar uma conexão emocional, o seu paciente se sente internamente ligado a você. Assim, a ligação se torna muito mais forte e duradoura que qualquer outra meramente comercial, por exemplo.

Marketing de recomendação

Esse é o famoso marketing de “boca a boca”. E, considerando que o seu foco é atrair pessoas de Goiânia, esse é um tipo que com certeza vai lhe gerar uma série de resultados benéficos.

Aqui, o intuito é fazer com que os clientes que você já fidelizou possam, de alguma forma, indicar a sua clínica para outras pessoas. Ou seja, você cria promotores da sua marca, sem gastar por isso.

Mas, saindo um pouco do âmbito físico, esse tipo de marketing também se aplica no meio digital. Afinal de contas, se a sua clínica possui boas recomendações online, isso também é capaz de suscitar novos clientes.

Então, para além de investir em marketing de recomendação físico, não deixe de dar uma certa atenção para o âmbito digital. Os dois, quando trabalhados juntos, irão oferecer resultados ainda melhores.

Marketing de defensores

Eventualmente, a sua clínica pode receber algum comentário negativo, e isso pode acontecer por diversas situações. Mas, quando você está bem estabelecido, sempre há aqueles que irão sair em prol do seu trabalho.

Isso acontece, em sua maioria, quando os valores da sua marca estão muito bem imputadas. Dessa forma, sempre que houver algum comentário que vai ao contrário do que já se tem estabelecido, há os defensores.

E isso é algo que gera muito mais impacto. Afinal de contas, não é a própria empresa quem está tentando se justificar. Mas sim os próprios clientes, que sabem que um determinado comentário não condiz com a realidade.

Endomarketing

Muito se fala do marketing que acontece fora da empresa, aquele que visa impactar o cliente. Mas, e em relação aos colaboradores, será que eles também não merecem uma atenção?

Claro que sim! Há estratégias que, quando aplicadas dentro da instituição, acabam por construir uma imagem positiva junto aos colaboradores. Dessa forma, eles se sentem muito mais motivados.

Assim, evita qualquer tipo de rumores, rotatividade e, o melhor de tudo, um ganho de produtividade por parte da equipe.

Marketing Comercial

Como o próprio nome diz, esse é o tipo de marketing para médicos em Goiânia cujo intuito é promover o serviço em si. Para que isso ocorra, deve-se fazer uso de um conjunto de estratégias, a fim de vender mais.

Marketing B2C

É o famoso “Business-to-Consumer”. Isto é, quando o intuito do marketing é se relacionar com o seu público-alvo. Para isso, é preciso definir e segmentar o público de uma campanha B2C.

Assim, a empresa avalia o perfil, comportamento, estilo de vida e as necessidades das pessoas. Feito isso, adapta às suas estratégias, a fim de melhor atendê-las.

Marketing Institucional

Nesse tipo de marketing para médicos, o intuito não é o serviço, produto ou a venda. Na verdade, o foco é apenas fortalecer a imagem da instituição junto aos seus públicos.

Ou seja, é uma forma de conquistar mais autoridade, tornando-se uma referência na área. A melhor forma de conquistar esse resultado é usando ações de marketing social e cultural, por exemplo.

Como o intuito é criar autoridade, ter aparição numa revista de saúde em Goiânia, se mostrar presente através de algum noticiário ou apenas criando ações estratégicas são algumas das atitudes que se pode tomar.

Marketing de Causa

O marketing de causa é quando uma empresa apoia uma causa social, mas com um interesse comercial explícito, que pode ser desde a exposição na mídia quanto a venda.

Para os médicos, uma forma de aplicar o marketing de causa é apoiando alguma data referente ao seu nicho, como o câncer de mama, próstata, autismo, dia nacional do combate à osteoporose, dia do médico etc.

Marketing de Serviços

O Marketing de Serviços engloba algumas facetas, como as vendas, SAC, estratégias de personalização de serviços ao consumidor ou personalização de produtos, por exemplo.

Isso acontece porque um atendimento ao cliente de qualidade acaba por impactar de forma positiva toda a imagem da empresa. E isso é um grande diferencial de mercado.

Marketing Sazonal

Esse é um tipo de marketing que visa criar estratégias para datas e épocas mais específicas do ano, como Natal, Páscoa, dia dos namorados etc. Mas, voltado para área médica, basta criar estratégias voltadas para o nicho.

Você pode criar ações para datas como: dia mundial contra hanseníase, dia nacional da mamografia, dia do dermatologista, dia mundial do rim, dia mundial da esclerose múltipla, dia da saúde ocular etc.

Marketing de Experiência

Nada mais é quando você oferece boas experiências para o seu cliente. Dessa forma, gera sensações positivas não apenas para ele, mas também reverbera para a sua marca.

Esse tipo de marketing é importante porque, à medida que o tempo passa, o cliente precisa se sentir à vontade e ser bem-atendido. Por isso, esse marketing médico Goiânia é indispensável.

Marketing médico em Goiânia nas redes sociais

Como você pôde notar, o marketing digital é uma das principais formas de trazer tráfego e atrair clientes para o seu negócio. E, dentre as formas de se criar boa estratégia, estão as redes sociais.

No entanto, para gerar o resultado que você espera, é essencial ter um bom planejamento. Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre as melhores redes sociais para médicos.

Facebook

Nos dias de hoje, o Facebook possui mais de 130 milhões de usuários, apenas no Brasil. Isso quer dizer que as chances de converter os usuários em clientes são cada vez maiores.

Através desse canal, é possível divulgar uma série de conteúdos relevantes acerca da sua área de atuação, bem como criar posts de diferentes formatos.

YouTube

Mais de 95% dos brasileiros fazem uso do YouTube. E, de todos eles, a grande maioria utiliza com o intuito de aumentar os seus conhecimentos. Ou seja, trata-se de uma ótima forma de divulgar os seus serviços.

Isso tem acontecido, em especial, porque as pessoas tendem a digerir melhor os assuntos em vídeos. Fora isso, como é um formato que não precisa de muitos recursos técnicos, é um tanto simples iniciar as produções.

LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma de trabalho e, só por isso, já dá para entender o porquê você deve ter uma conta nesta plataforma. Não só os médicos, como qualquer profissional deve se mostrar presente lá.

Através do LinkedIn, você pode ampliar sua rede de contatos, entrar em grupos de discussão, publicar artigos, criar networking e várias coisas do tipo. É o espaço ideal para construir autoridade digital na sua área de atuação.;

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais geram resultados. Por isso, se mostrar presente é algo indispensável. Mas, como uma rede muito visual, preocupe-se em trabalhar bem a estética do seu feed.

A rede social ainda possui algumas funcionalidades para melhorar o seu engajamento, como o uso de hashtags ou o reels que, por ser uma função de vídeos curtos, é capaz de gerar ótimos resultados.

Twitter

Diferente das demais redes que apresentamos aqui, o Twitter tem limite de caracteres. Você pode inserir até 280 caracteres por postagem. Dessa forma, acaba forçando você a ter uma comunicação mais direta.

Além do mais, o trending topics, ou assuntos mais comentados, geram grande influência a respeito do que é tendências nas demais redes sociais. Fora isso, a dinamicidade é bem maior, uma vez que a velocidade de interação é superior.

Agora que já falamos sobre as principais redes sociais para médicos, não podemos deixar de esclarecer uma coisa. Apesar de essas plataformas terem grande influência, elas não são a estratégia principal.

O marketing para médicos em Goiânia é muito mais extenso e trabalhoso. Por isso, tenha em mente que esse tipo de estratégia é apenas algo complementar, e não a principal.

Google Meu Negócio no marketing médico em Goiânia

Se bem otimizado, essa é uma estratégia de SEO capaz de lhe gerar um ótimo resultado. Mas o que exatamente é o Google Meu Negócio? Antes de aplicar essa técnica, é essencial saber mais sobre ela.

Nada mais é que uma espécie de página que você cria no Google, onde é possível inserir informações como:

  • Telefone;
  • Site;
  • Endereço;
  • Horário de funcionamento etc.

Com isso, sempre que um possível cliente procurar informações sobre você, ele conseguirá encontrar de uma forma mais fácil, o que otimiza muito tempo. Mas é válido salientar que o alcance é mais local.

SEM no marketing médico em Goiânia

O marketing de mecanismo de pesquisa na web, (SEM) é uma forma online que visa promover as páginas da web. Dessa forma, acaba por aumentar a sua visibilidade frente aos mecanismos de pesquisa.

Uma das formas de se aplicar esse tipo de estratégia é o Google Ads. Contudo, todo bônus tem o seu ônus. Isto é, por mais que tenha pontos positivos, também há aqueles negativos. Falaremos sobre isso a seguir.

Vantagens

  1. Melhor posicionamento;
  2. Fácil acompanhamento;
  3. Segmentação geográfica;
  4. Velocidade de lançamento;
  5. Configuração flexível.

Desvantagens

  1. Alto custo;
  2. Não traz autoridade do ranqueamento orgânico;
  3. Não garante sucesso;
  4. Leva tempo e experiência para gerar sucesso.

SEO no marketing médico em Goiânia

Esse é o tipo de estratégia mais comum e utilizada em por grandes agências de marketing médico americano e também em diversas capitais grandes do Brasil, a qual gera ótimos resultados duradouros.

Por isso, o SEO no marketing médico Goiânia é algo indispensável para obter os devidos resultados que deseja. Isso se torna ainda mais essencial quando se sabe que essa é uma técnica quase que desconhecida em Goiânia.

Ou seja, as chances de você se manter à frente dos seus concorrentes é muito maior. Dentre as suas estratégias, está o posicionamento de sites na primeira página dos mecanismos de pesquisa. 

Contudo, bem como o SEM, o SEO possui tanto as suas vantagens quanto as suas desvantagens. Por isso, para entender melhor sobre os dois lados do processo, iremos citar abaixo alguns deles.

Vantagens

Frequentemente o SEO é citado como sendo uma das melhores estratégias para gerar resultados positivos a uma marca, empresa, produto ou serviço. No entanto, entender melhor os resultados que ele é capaz de oferecer é essencial.

Então, dentre as suas principais vantagens, podemos citar as seguintes:

  • Autoridade do orgânico: quando o seu site aparece na primeira página, de forma orgânica, ela acaba por criar maior autoridade. Ou seja, as pessoas passam a lhe enxergar como uma referência;
  • Resultados duradouros: quando o SEO é bem trabalhado e possui o devido acompanhamento, você consegue manter o seu site 365 dias na primeira página sem custos;
  • Economicamente viável: por mais que haja um custo para manter a sua estratégia sempre positiva, como os resultados são duradouros, a verdade é que ele se torna muito mais viável do ponto de vista econômico;
  • Maior visibilidade: como o seu site estará por mais tempo na primeira página, acaba tornando a sua marca muito mais conhecida, aumentando também as chances de conversão de clientes;
  • Posicionamento nacional: uma vez que o SEO é bem trabalhado, você fica bem posicionado a nível nacional, e não apenas na sua cidade, por exemplo.

Desvantagens

Apesar de o SEO ter ótimos benefícios, não podemos deixar de citar alguns pontos negativos que se é possível enfrentar. Dentre todos eles, podemos citar os seguintes:

  • Demora em oferecer resultados: sim, o SEO é muito eficiente para oferecer os devidos resultados, mas isso pode gerar um tempo. Por isso, é preciso ter certa paciência até advir o que se espera;
  • Custos iniciais: devido ao fato de demorar a gerar resultados, deve-se fazer um investimento inicial que, a princípio, não irá gerar retorno. Mas, a longo prazo, tudo vai ser recompensado;
  • Revisão permanente: por mais que o trabalho de SEO tenha chegado num ponto que já esteja gerando resultados, isso não quer dizer que se pode abandonar a estratégia. Para garantir que tudo vá bem, deve-se fazer uma revisão constante;

Conclusão sobre marketing médico Goiânia

Através desse artigo você pôde notar o quanto o marketing para médicos em Goiânia é fundamental para poder obter resultados que sejam relevantes para sua profissão.

No entanto, antes de finalizar, devemos salientar que a maioria dos segmentos para marketing digital médico em Goiânia é:

  • Redes sociais como vitrine;
  • SEM não incumbindo resultados imediatos;
  • SEO para criar autoridade a longo prazo.

É claro que, para poder observar tudo isso, é preciso ter um investimento inicial, o qual varia de acordo com as intenções do seu site etc. No entanto, à medida que o tempo passar, você irá notar os resultados positivos.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.