Alguma vez você já foi comprar um produto e se deparou que o envio via transportadora era a única opção possível para entrega? Acredite, isso está ficando cada vez mais comum aqui no país.

Até porque, o sistema do rastreamento do correio e toda a sua entrega, devido muitas vezes a alta demanda, acaba não sendo de qualidade.

Dessa forma, como uma alternativa para driblar esse problema, muitas empresas optam por cobrar um frete um pouco mais caro, e enviar via transportadora.

No entanto, será que vale a pena comprar com envio via transportadora? Quais as vantagens?

Por fim, para você entender melhor, veja nesse artigo tudo sobre se realmente vale a pena comprar com envio via transportadora.

Correios cada vez menos usado

Devido a logística do sistema público dos Correios está sempre muito pesada, devido ao alto numero de demanda, a empresa vem sendo cada vez menos usada.

Dessa forma, para você ter ideia, hoje e-commerces de grande destaque como o Mercado Livre, Amazon e dentre outros, boa parte de suas entregas já são feitas via transportadora.

Isso porque, como já previsto, essas transportadoras as vezes conseguem oferecer um serviço personalizado, conseguindo montar uma logística que diminua o tempo de entrega de encomendas.

Além disso, devido a esse serviço personalizado, você consegue fazer o envio e recebimento de encomendas com bem mais segurança, sendo indicado principalmente para compras frágeis ou valiosas.

Por possuir um sistema próprio, o serviço dos Correios geralmente tem uma logística padrão nas entregas, o que pode atrasar a entrega de muitas encomendas, a depender do local onde você se encontra.

Leitura complementar: como ganhar comissão no Mercado Livre

Desvantagens das transportadoras

Sim, por mais que elas estejam sendo cada vez mais usadas, os Correios possuem algumas vantagens em cima das transportadoras.

A primeira vantagem é o sistema de rastrear objeto Correios que em diversos casos, acaba sendo muito mais funcional do que as transportadoras.

Isso porque, muitos usuários relatam que algumas transportadoras demoram muito tempo para atualizar o código de rastreio, o que dificulta esse processo.

E, isso, acaba dificultando bastante o acompanhando do envio via transportadora, prejudicando o usuário.

Atualmente, você pode acompanhar todo o processo diretamente do aplicativo dos Correios, trazendo uma maior praticidade.

Além disso, e outro fator que pode ser bem desvantajoso, é a forma de contato com muitas transportadoras.

Isso porque, elas estão localizadas muitas vezes em apenas pontos específicos dos estados, o que dificulta um contato humano caso necessário.

Assim, você com o sistema de correios, basta pesquisar o cep correios mais próximo a você, e em caso de dúvidas se dirigir até uma agência mais próxima. São poucas as cidades que não possuem uma agência na atualidade.

Vale a pena comprar com envio via transportadora?

A resposta é que sim, na atualidade, mesmo com todas as desvantagens, o envio via transportadora pode ser uma grande opção.

No entanto, você precisa ficar atento aos prazos, e também valores, uma vez que a depender disso, caso a sua encomenda não tenha nada de especial, o envio pelos correios pode ser uma boa opção ainda.

Considerações finais

E você, qual tipo de envio prefere? Transportadora ou Correios?

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.