Dicas e Novidades

Como fazer seu gato gostar de banho: 3 dicas práticas!

Aprenda a dar banho no seu gato sem sofrimento para ele  

Antes de mais nada, uma das principais dúvidas de tutores de felinos segue sendo sobre banhos em gatos. Afinal, como fazer seu gato gostar de banho? Será que é mesmo necessário banhar esses animais? Aliás, em quais situações é preciso dar um banho no seu pet? Na verdade, é importante analisar com cuidado cada situação.

Nesse sentido, existem casos específicos em que um gato precisa tomar banho. Em contrapartida, os felinos são um dos animais de estimação mais limpos e higiênicos! Portanto, se você tem dúvidas quanto a esse assunto polêmico, entenda melhor a seguir o comportamento do gato e descubra se há como fazer seu gato gostar de banho ou não.

É necessário mesmo dar banho em gatos?

Primeiramente, é importante pensar nos gatos como animais totalmente diferentes dos cachorros. Nesse sentido, muitas pessoas tendem a confundir e propagar mitos sobre os cuidados com esses animais. Mas, afinal, precisa dar banho em gato ou não? Essa e muitas outras questões são polêmicas e controversas quando se trata dos felinos.

Na verdade, esses mitos acabam prejudicando tutores de gato, que ficam confusos sobre o comportamento desses animais. Pois bem, quando se trata de banho, os felinos são considerados animais autolimpantes. Por exemplo, você com certeza já deve ter visto um gato se lambendo, ainda que fosse um animal de rua.

Então, isso acontece porque os gatos gostam de se manter limpos! Desse modo, esse é um comportamento extremamente importante em sua rotina e que deve ser observado. No entanto, muitos tutores afirmam que esses banhos não são suficientes e procuram formas de como fazer seu gato gostar de banho.

Porém, a verdade é que, segundo especialistas comportamentais, não se deve obrigar os gatos a tomar banho! Ainda que alguns felinos de personalidade única acabam ficando famosos por gostarem de água, gatos não são animais que curtem essa ideia. Portanto, não obrigue seu pet a passar por essa experiência.

Ademais, banhos em gatos podem acontecer, mas em situações muito específicas como, por exemplo, em casos de tratamentos indicados por médicos veterinários. Se esse for o caso, existem algumas maneiras de ajudar seu amigo peludo a não se estressar muito durante o procedimento. Inclusive, separamos algumas dicas sobre o assunto mais adiante.

Como fazer meu gato gostar de tomar banho? Veja 3 dicas incríveis!

Como já mencionamos, existem algumas situações específicas em que o banho em gatos é necessário de fato. Primeiramente, se o felino estiver sujo com qualquer substância que for tóxica para sua ingestão. Já que os gatos estão sempre se lambendo, é preciso ficar de olho caso o pelo esteja sujo com algum produto perigoso.

Além disso, pode acontecer do animal estar tão sujo, que fica inviável deixar que ele se lamba para se limpar. Nesse caso, é interessante banhar seu pet com água e sabão. 

Ademais, também pode acontecer de um médico veterinário indicar um banho terapêutico para animais com algum tipo de fungo ou infecção, mas esses casos são menos comuns.

Pois bem, se o seu gatinho se enquadra em uma dessas situações, então o banho é necessário. No entanto, a grande maioria dos felinos não gosta de se molhar, tornando essa tarefa quase impossível! Mas, você ainda quer saber como fazer seu gato gostar de banho? Então veja a seguir algumas dicas para deixar essa experiência menos traumática para ele.

Produtos

Antes de tudo, tenha a certeza de que você tem em mãos o xampu ideal para dar banho em seu gato. Ou seja, um produto que seja destinado especificamente aos felinos. Caso contrário, você pode acabar irritando a pele sensível do seu gato, ou mesmo deixando resíduos tóxicos no pelo que serão um problema quando ele começar a se lamber.

Aliás, segundo especialistas, os famosos e práticos xampus a seco não são indicados! O problema, justamente, é que o produto pode deixar resíduos que o gato vai ingerir ao se limpar. Então, evite esse tipo de procedimento e procure optar por um xampu para gatos e água morna.

Utilize acessórios

Se você quer saber como fazer seu gato gostar de banho, então a primeira dica é desligar o chuveiro! Isso mesmo, o barulho e o jato de água causam medo e estresse nos bichanos, portanto você deve evitar abrir o chuveiro durante o processo. Para isso, utilize uma bacia ou balde para armazenar uma boa quantidade de água morna.

Além do mais, você pode utilizar um copo plástico ou recipiente menor para molhar seu gato antes de aplicar o xampu. Evite mergulhar o gato diretamente na água! Ele vai ficar assustado e estressado. Então, apenas despeje uma quantidade menor de água morna sobre ele até que os pelos estejam úmidos e acrescente o shampoo. Depois, repita o processo para enxaguar.

Evite as orelhas

Além de entender como dar banho em seu gato, também é importante lembrar que nem todas as partes dele podem ser lavadas. Nesse sentido, saiba que você deve evitar e tomar muito cuidado com as orelhas e o focinho do bichano durante o banho! Como você deve imaginar, molhar o canal auditivo do seu gato pode causar problemas de saúde, como uma severa infecção de ouvido, como otites. 

Além do mais, molhar focinho e bigodes vai deixar o felino ainda mais amedrontado e estressado. Então, evite essas áreas sensíveis, bem como outras partes do corpo que seu gato não gosta de ser tocado. Seja gentil na esfregação e enxágue o sabão com cuidado.

Dar banho em gato é igual dar banho em cachorro? 

 

Embora muitos tutores tratem seus gatos assim como tratam um cachorro, lembre-se que esses são animais diferentes! Ou seja, o que vale para um, não necessariamente pode ser aplicado para o outro, ainda mais quando se trata de saúde e comportamento. Portanto, não é porque o cachorro pode gostar de tomar banho que o gato vai seguir o mesmo exemplo.

Além disso, o banho em cachorro deve acontecer mais frequentemente do que em gatos, como já explicamos acima. Aliás, muitos cães gostam e se sentem à vontade para se molhar, até mesmo com água fria, tornando a experiência de tomar banho muito mais divertida e prazerosa para os envolvidos.

No entanto, para os gatos o processo é bastante diferente, causando estresse, desconforto e até medo. Ainda que agora você saiba melhor como fazer seu gato gostar de banho, saiba que ele nunca vai se sentir confortável de fato enquanto estiver molhado, especialmente com água fria!

O ideal, na verdade, é que você mantenha uma rotina constante de escovação com seu bichano. Nesse sentido, gatos que não têm acesso à rua teoricamente não têm nenhum problema com sujeira excessiva. Portanto, uma boa escovação diária ou pelo menos três vezes na semana vai ser suficiente para manter seu gatinho limpo e saudável, sem necessidade de tomar um banho.