Redação: Bruna Bozano 

Segurança: Evitar Acidentes com Crianças é Responsabilidade dos Pais. Viajar com crianças no carro é uma coisa que pode acontecer dezenas de vezes ao longo da vida, mas um fato é que os automóveis não são realmente projetados para elas.

Isso não quer dizer que eles sejam inerentemente inseguros ou algo assim, apenas que a maioria dos carros seja projetada para o conforto e a segurança dos passageiros adultos, por isso é necessário providenciar equipamentos especiais para garantir a segurança de crianças menores.

Existem etapas fáceis e sem complicações que podem tornar o veículo mais seguro para os pequenos e alguns são bastante óbvios, como garantir que as cadeiras infantis estejam instaladas corretamente e que os cintos de segurança estejam presos de acordo com as instruções do fabricante do veículo.

Sem Desculpas

Muitos pais deixam de tomar a precaução da cadeirinha sob o pretexto de que se trata de um item necessário durante pouco tempo e que o valor da compra pode pesar no orçamento familiar.

O site Mãe Experiente, uma comunidade de mães experientes que oferece dicas de maternidade e produtos como melhor carrinho de bebê e bebê conforto, frequentemente seleciona promoções e descontos para que os pais não descuidem da segurança dos seus filhos durante as viagens.

Matéria recente do site sobre o tema fez um balanço a respeito dos preços envolvidos na compra desses itens: “Quem opta por comprar cadeirinhas e itens de segurança grifados pode acabar pagando mais do que o necessário, visto que o índice Big Mac aponta que o Real está ainda mais subvalorizado do que o Dólar no último ano (-17,5% em janeiro). Felizmente, já existem diversas opções econômicas para esse tipo de acessório e ainda é possível encontrar inúmeras promoções na internet, como códigos de desconto, cupom ton e de outras operadoras de pagamento e ainda o cashback, cada vez mais utilizado. Não há desculpas para negligenciar esse cuidado”.

Segurança Evitar Acidentes com Crianças
Segurança Evitar Acidentes com Crianças

O Assunto É Sério!

Maurício Souza, advogado especialista em seguros, aponta que dados da seguradora Líder Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat), demonstram que os acidentes de trânsito são responsáveis por quase 50% das mortes de crianças de 5 a 9 anos no Brasil, e que só em 2022, ocorreram aproximadamente 300 acidentes envolvendo menores nas rodovias federais.

Abaixo, algumas precauções de segurança e de bom senso para garantir que as viagens com crianças estejam devidamente equipadas.

Bloqueios para crianças

Os pequenos adoram mexer nas coisas e não são poucas as crianças que já abriram a porta traseira do carro dos pais quando ainda estava em movimento. 

As travas de segurança são indispensáveis, pois impedem que as portas traseiras do carro sejam abertas por dentro e ajudam a manter os pequenos seguros.

Limite da Bagunça

Especialmente em longas viagens de carro, é comum que os pais queiram ter brinquedos, livros e coisas para manter seus filhos entretidos e felizes. 

Aparelhos tecnológicos como telas que reproduzem vídeos do smartphone ou que se assemelham a um duosat pulse são comuns nos carros mais modernos, sendo, inclusive, acoplados nos bancos do motorista e passageiro para que os viajantes do banco traseiro tenham com o que se entreter durante as viagens. 

No entanto, ter muitos objetos dentro do carro pode causar distração e ferimentos. Entre diversas coisas, crianças pequenas podem tombar tentando pegar um brinquedo fora de alcance, por exemplo. 

É importante se certificar de não carregar o carro com coisas em excesso.

Controle do Som

Música alta torna difícil ficar atento ao que está acontecendo fora do carro, e olhar para o painel para escolher o som preferido significa tirar os olhos da estrada. Além disso, se a criança vai tocar música no carro, é importante combinar que ela manterá um nível de volume que não bloqueie outros sons.

Regras

Assim como em casa, é preciso haver regras no carro: Nada de brigas e bagunça dentro do carro!

É preciso se certificar de que as crianças conheçam e entendam as regras. Isso ajudará a manter todos felizes e seguros enquanto estiverem na estrada.

Se as crianças são pequenas, é ainda mais importante ensinar coisas básicas sobre segurança no carro, como sobre nunca brincar com cintos de segurança ou janelas e sempre permanecer na cadeirinha ou assento de elevação até que um adulto diga que está tudo bem para sair. 

Prevenção ao Travamento acidental

Às vezes, crianças são deixadas em carros porque foram trancadas acidentalmente. A situação pode ser facilmente resolvida se os pais decidirem quebrar o vidro para retirá-la de dentro do veículo, mas essa, certamente, é uma situação que pode (e deve) ser evitada.

Algumas formas de prevenir esse tipo de ocorrência, são:

  • Não deixe seu filho brincar com suas chaves. Certifique-se de manter as chaves fora do alcance do seu filho.
  • Mantenha as chaves com você o tempo todo para evitar que fiquem trancadas dentro do carro. Pense em uma maneira fácil de carregar suas chaves, como um cordão.
  • Os carros mais novos geralmente têm recursos de travamento automático. Abaixe os vidros antes de colocar as crianças no carro, caso o carro trave automaticamente.
  • Converse com seu filho sobre não brincar com os botões dentro do carro.
  • Sempre mantenha seu carro trancado quando você não estiver no carro para que seu filho não entre sozinho.
  • Se você não conseguir encontrar uma criança, verifique sempre o carro, caso a criança esteja escondida lá dentro.

Por último e por mais óbvio que possa parecer, fica o apelo e a chamada ao bom senso dos pais, para que Nunca deixem crianças sozinhas em carros.

Se for preciso sair do carro por qualquer motivo, ainda que por pouquíssimos minutos, a criança não deve ficar dentro do veículo sozinha.

Deixar crianças sozinhas em carros é perigoso e pode ser fatal.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.