Entenda como escolher a mesa de jantar ideal para a sua sala!

A mesa de jantar é um móvel bem comum e super útil na sala de jantar, não é mesmo? Mas você sabe escolher a mesa ideal para o seu espaço?

Essa escolha requer muita atenção para que todo o ambiente da sua casa esteja harmônico e para que a mesa encaixe perfeitamente no espaço destinado.

Por isso, pensando em te ajudar, trouxemos algumas dicas para que você escolha a mesa de jantar ideal para a sua sala de jantar sem dúvidas. Confira a seguir:

Por que ter atenção ao escolher a mesa de jantar?

Bom, como dissemos, além de ser um móvel muito útil para a casa, a mesa de jantar também faz parte da decoração da casa.

Ela é útil para as refeições do dia com a família e também para receber seus amigos para aquele jantar ou lanche especial. Ela precisa estar em harmonia com os outros móveis da casa, ser confortável e sem atrapalhar o espaço.

Se você está decorando a sua casa agora ou então trocando os móveis, e ainda não sabe qual mesa de jantar escolher para a sala de jantar, confira a seguir algumas dicas e informações preciosas que poderão te ajudar muito nessa escolha. Veja!

Qual mesa devo usar na minha sala de jantar?

Se pudéssemos resumir todo o artigo em apenas uma dica, seria esta: escolha a mesa que seja funcional para o espaço que você tem em casa.

Isso porque, se você não tem o costume de receber muitas pessoas na sua casa, não faz muito sentido comprar uma mesa de oito lugares, não é mesmo?

Com isso, confira as dicas a seguir para escolher a melhor mesa para a sua casa.

Tenha noção do seu espaço

Se você possui um espaço pequeno disponível para uma mesa de jantar, tente comprar uma mesa de um tamanho ideal.

Além de ficar mais confortável, não vai atrapalhar a circulação de pessoas na casa. Use peças para decorar como um pendente ou então algum objeto em cima da mesa e crie um ambiente aconchegante.

Use o que você possui em casa

Antes de querer comprar outro item para a sua casa, até mesmo de decoração, dê uma olhada nos materiais que você tem que podem transformar o cantinho da sala de jantar em um ambiente totalmente diferente.

Você pode usar uma mesa que já possui e usar objetos de decoração. Outra dica é mudar apenas as cadeiras da mesa, o ambiente já fica diferente com isso.

Veja também: Como Fazer Um Jardim De Inverno

Escolha o formato segundo o seu espaço disponível

Como você sabe, existem algumas opções de formatos de mesa para você escolher. Antes de comprar uma mesa nova, analise qual formato ficaria melhor no espaço que você tem disponível para ela.

Mesa retangular: é a mais comum e a mais usada. É ideal para acomodar mais de 4 pessoas. A mesa neste formato funciona caso você tenha um espaço retangular também.

Mesa redonda: esse tipo é para ambientes pequenos e quadrados. Ela cria um ambiente mais intimista e aconchegante, podendo acomodar até 6 pessoas.

Mesa quadrada: ela cria um ambiente visualmente bonito e pode acomodar até 8 pessoas. Também é um formato comum.

Mesa oval: perfeita para ambientes pequenos pois não ocupa muito espaço. Você consegue acomodar até 8 pessoas, dependendo do tamanho da mesa.

Compre a mesa ideal para o conforto da sua família

Outra dica que deve ser levada em consideração ao escolher qual mesa de jantar devo usar na sala de jantar é o tamanho. Você precisa escolher um tamanho de mesa que fique confortável para toda a sua família se acomodar.

Não é interessante, por exemplo, comprar uma mesa que você gostou muito, mas que vai ficar apertado quando todos os membros da sua família estiverem sentados juntos para fazer alguma refeição.

Essa não é a melhor forma de economizar espaço, muito pelo contrário. Comprar uma mesa que não caiba todo mundo da casa é bem deselegante.

Escolha o design que combine com seu estilo

O design da mesa de jantar deve ser escolhido de acordo com seus gostos e estilo. Além disso, é muito importante levar em consideração a disposição das cadeiras e como elas ficam acomodadas todas juntas.

Assim, você garante que está escolhendo um móvel com design harmônico para o ambiente da sua sala de jantar. Você não precisa escolher todas as cadeiras iguais. Hoje em dia é muito comum escolher cadeiras diferentes para compor o ambiente da mesa de jantar.

A ideia é deixar o ambiente estiloso e também possibilitar a movimentação das cadeiras para outro ambiente da casa, como a sala, por exemplo.

Quando você escolhe cadeiras diferentes, a mesa de jantar parece sempre estar com uma cara nova. Mas, lembre-se sempre de priorizar o seu conforto ao escolher as cadeiras da mesa de jantar.

Opte por cadeiras que sejam confortáveis no assento e também no encosto, para que seus amigos e familiares se sintam à vontade depois de ficar por alguns minutos sentados à mesa em um almoço de domingo.

Tenha cuidado com as alturas das cadeiras e da mesa, para não comprar modelos que não sejam compatíveis e fiquem desconfortáveis ao sentar.

Essas foram algumas das dicas para que você possa escolher qual mesa de jantar deve usar na sala de jantar e encantar todos os seus convidados. Leve-as em consideração e crie um ambiente perfeito na sua casa.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.