As minhocas são excelentes aliadas dos seus jardins e plantas. Elas comem folhas, frutas e raízes mortas encontradas na superfície, ao mesmo tempo que se movimentam pelo solo, criando buracos para passagem de ar e água. 

Mas elas também deixam para trás contribuições menos familiares: o húmus

O que é húmus de minhoca?

Quando as minhocas comem materiais comuns de compostagem (restos de cozinha, folhas mortas, etc.), seus resíduos (ou fezes) se tornam um fertilizante orgânico espetacular.  À medida que as minhocas digerem materiais orgânicos, elas os refinam.    

Muito parecido com os estercos de galinha, coelho e outros animais, as fezes de minhocas são carregadas de nutrientes, como cálcio, nitrogênio, magnésio, potássio e fósforo.

Como o húmus de minhoca é produzido?

As minhocas vermelhas (ou minhocas da Califórnia) se alimentam de resíduos orgânicos encontrados na natureza, ou alimentados a eles, como restos domésticos que foram coletados de sua cozinha ou quintal. 

Esse alimento, ao entrar em contato com as substâncias bioquímicas e microorganismos no intestino da minhoca, se transforma em húmus.

Ao ser expelido, o húmus de minhoca contém níveis reduzidos de contaminantes, e uma maior saturação de nutrientes do que os materiais orgânicos (frutas e folhas) antes da digestão.

Benefícios do Húmus de Minhoca para Plantas

O húmus de minhoca fornece substâncias que influenciam diretamente no crescimento saudável das plantas. 

Pesquisadores descobriram que húmus de minhoca melhora a germinação de sementes, o crescimento das plantas e a produção de flores e frutas. 

O húmus também reduziu certas doenças de plantas, incluindo a podridão da raiz e da coroa, e inibiram algumas pragas de insetos, incluindo ácaros, pulgões e cochonilhas. 

Além disso, o húmus de minhoca degrada naturalmente a cobertura protetora de algumas pragas de insetos, regulam a liberação de nutrientes das plantas e estimulam o ciclo de nutrientes do solo.

O solo também é mantido saudável porque o húmus hospeda micróbios mais saudáveis no sistema. O húmus de minhoca também ajuda a manter o solo puro, removendo organismos prejudiciais, como fungos e bactérias.

Como usar húmus de minhoca?

Existem duas formas de adicionar húmus às suas plantas: tanto como um aditivo seco, quanto em uma forma líquida.

Húmus sólido

O húmus sólido complementa – e em alguns casos pode até substituir – o uso da terra. Quanto mais húmus e menos terra vegetal no seu vaso ou jardim, melhor.

Húmus líquido:

O húmus líquido é uma mistura do húmus tradicional com água. Para usar, basta regar suas plantas normalmente com a solução – folhas e tudo. 

Os nutrientes serão absorvidos tanto pelas folhas quanto pelas raízes.  E o melhor de tudo é que funciona sem perigo de queimar as folhas por ser 100% natural.

Como fazer adubo com minhocas?

Você consegue fazer seu próprio húmus em casa de forma simples através de uma técnica simples conhecida como composteira (ou minhoqueira).

Uma caixa de compostagem de minhocas, conhecida como composteira, pode ser bastante barata e fácil de manter.

Como fazer uma composteira passo a passo?

Você vai precisar de:

  • Duas caixas com dimensões aproximadas 30cm x 25cm x 15cm
  • Uma caixa rasa, como uma caixa de areia de gato
  • Areia
  • Terra
  • Papel picado
  • Quatro tijolos
  • Minhocas vermelhas ou californianas

Passo a passo:

  1. Faça cerca de 50 furos no fundo de cada caixa. Estes furos farão a drenagem dos líquidos acumulados na caixa.
  2. Crie orifícios de ventilação perfurando cerca de 60 furos logo abaixo da borda superior, bem como cerca de 50 furos nas tampas. Os furos devem ser pequenos, para que as minhocas não acabem saindo.
  3. Adicione metade do papel picado, umedecendo com um borrifador. Por cima do papel picado, adicione uma camada de aproximadamente 2cm de areia, e uma camada fina de terra. Esta é a base da sua caixa.
  4. Adicione as minhocas. A quantidade ideal depende de quanto tempo você espera ter húmus pronto para uso. Uma caixa com essas dimensões comporta até 500 minhocas.
  5. Agora, adicione restos de comida e espalhe tudo uniformemente. Alimentos adequados incluem cascas e restos de frutas e verduras, cascas de ovo e folhas secas. Jamais coloque restos de carne ou frituras em sua composteira.
  6. Cubra com a outra metade do papel picado, areia e terra e umedeça bem.
  7. Localize um local ideal para sua caixa. Os vermes não gostam de temperaturas extremas, como verões muito quentes e invernos muito frios. Os vermes também gostam de silêncio. Eles preferem estar fora das principais áreas de tráfego de pessoas,  pois as vibrações os perturbam.
  8. Coloque os quatro tijolos no chão e coloque a caixa em cima dos tijolos. Os tijolos devem formar uma espécie de “pé” para a caixa.
  9. Coloque a caixa rasa (ou caixa de areia de gato) embaixo da caixa de compostagem (entre os tijolos) para recolher qualquer líquido ou resíduo que eventualmente possa vazar.
  10. Guarde a segunda caixa

Quando você achar que já possui húmus suficiente na primeira caixa, transfira as minhocas para a segunda caixa e recolha todo o húmus deixado para trás.

Para transferir as minhocas, basta colocar a segunda caixa em contato com a primeira, e colocar os alimentos na nova caixa. Em poucas horas, as minhocas vão migrar de uma caixa para a outra, basta fazer um furo ou ligação que permita essa transferência.

Mas atenção!

Fique de olho na área de drenagem inferior da composteira e remova imediatamente qualquer líquido que se acumule lá. Este resíduo líquido está cheio de bactérias e, deixado no local, pode criar um odor desagradável.

Qual é o preço do húmus de minhoca?

O valor do Kg do húmus puro é em média R$6,00 nas grandes lojas de material de jardinagem.

Existe uma alternativa mais barata, que é o húmus do minhocário, que nada mais é do que o húmus misturado com a terra e matéria orgânica sem filtragem. O húmus de minhocário custa em média R$3,00 o Kg.

Onde comprar o húmus de minhoca?

Você encontra húmus de minhoca em lojas especializadas em jardinagem, agropecuárias e lojas de material de construção.

É melhor do que terra vegetal?

Com certeza! A terra vegetal, também conhecida como terra preta, é pobre em nutrientes, embora funcione muito bem como uma condicionadora do solo.
Quanto mais húmus e menos terra vegetal você puder usar, melhor será o crescimento de suas plantas.

Líquido ou sólido?

Se você possui húmus em abundância, fazer o plantio diretamente no húmus ainda é a melhor opção.

Mas, como esse cenário é inviável para a maioria e a terra vegetal será a parte principal que compõe o solo na hora do plantio, o húmus líquido acaba sendo a melhor opção.

O húmus líquido nada mais é do que o húmus de minhoca diluído em água, na proporção de 20%. Ou seja, para cada 1 litro de água adicione 200gr de húmus.

O húmus líquido tem alto valor nutricional e biológico, tem um custo de produção muito pequeno e pode ser feito em casa.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.