Dicas e Novidades

O que é refinanciamento de veículo?

Diversas modalidades de empréstimo estão disponíveis no mercado brasileiro. Na procura por opções com bom prazo de pagamento e juros mais baixos, o refinanciamento veicular é uma boa alternativa para quem tem um carro quitado em seu nome. 

Esse tipo de empréstimo é bastante procurado por quem deseja trocar dívidas mais caras por uma mais barata, deseja investir em um negócio ou precisa de dinheiro rápido para resolver um problema urgente. 

Como funciona o refinanciamento de veículos?

O refinanciamento de veículos é um tipo de empréstimo com garantia. Na operação, o cliente pode colocar um carro em seu nome como garantia. Com um bem como prova, as instituições financeiras oferecem melhores condições com taxas de juros mais baixas e um bom prazo de pagamento. 

Dessa maneira, o refinanciamento é uma forma de conseguir um bom dinheiro sem tanta burocracia. Além disso, mesmo com o carro servindo de garantia, o cliente pode continuar usando o veículo durante o tempo do empréstimo. 

Na operação, o veículo segue no nome do proprietário, mas fica alienado à instituição financeira que concedeu o crédito até que o empréstimo seja quitado. Geralmente, o prazo para pagamento gira entre 48 e 60 meses. 

O veículo passa por avaliação, o que é essencial para a definição do valor concedido no empréstimo. Geralmente, as instituições financeiras liberam até 90% do valor do veículo, podendo chegar a 100% em alguns casos. 

Quais são as principais vantagens de fazer um refinanciamento de veículo? 

O refinanciamento de veículo é uma modalidade de empréstimo bastante vantajosa em diversos sentidos. Fizemos uma lista com as principais vantagens dessa operação, confira abaixo:

Juros baixos 

A taxa de juros no refinanciamento de veículo é baixa em relação a outras modalidades de empréstimo como o crédito pessoal, por exemplo. Isso é possível porque o banco possui um bem como garantia da operação. 

Bom prazo de pagamento 

O prazo de pagamento de um refinanciamento também é maior em relação ao empréstimo pessoal e ao empréstimo consignado. E isso acontece pelo mesmo motivo acima, o fato de o banco ter o veículo como garantia de pagamento do empréstimo. 

Uso do dinheiro para qualquer fim

Outra vantagem importante no refinanciamento de veículo é que o crédito obtido pode ser usado para qualquer fim. Diferente de outras modalidades de empréstimo, a concessão de crédito não está condicionada ao uso para um determinado objetivo. 

Com isso, ao ter acesso ao crédito, o cliente pode usar para pagar alguma dívida antiga, comprar novos bens, investir no próprio negócio ou mesmo fazer algumas viagens, por exemplo.  

Quais são os riscos de fazer um refinanciamento de veículo? 

Como toda operação financeira, o refinanciamento de veículos também envolve riscos. No caso do refinanciamento, o principal risco é perder o veículo. Durante a operação, o carro colocado como garantia do empréstimo fica alienado ao banco. 

Com isso, a instituição financeira pode pedir para tomar o veículo e colocá-lo a leilão, caso haja atraso nas parcelas do empréstimo. Esse é o maior risco dessa operação, por isso é importante fazer as contas para garantir que você conseguirá pagar o empréstimo sem dificuldades. 

Quando fazer o refinanciamento de veículo é uma boa opção?

O refinanciamento de veículo pode ser feito em diversos momentos da vida. Se você precisa de dinheiro para investir em um negócio, viajar ou pagar algum gasto emergencial, o refinanciamento é uma boa opção, desde que ele caiba no seu orçamento. 

Uma boa dica nestes casos é solicitar apenas o valor necessário para realizar o que você precisa, mesmo que o banco ofereça um valor maior. Assim, você terá suas necessidades atendidas e o empréstimo ficará mais fácil de ser pago. 

Outro bom momento para fazer o refinanciamento de veículo é se você está com as dívidas saindo do controle. Quem está com parcelas do empréstimo pessoal ou de parcelas do cartão de crédito atrasadas, o refinanciamento é uma boa alternativa para trocar uma dívida mais cara, com juros mais altos, por uma dívida mais barata. 

Como vimos, o refinanciamento de veículos é uma operação que pode ser bastante vantajosa para o consumidor, desde que ele faça as contas e tenha certeza de que a operação se encaixa no seu orçamento.