Sistema respiratório: 4 doenças comuns que podem nos afetar. Doenças respiratórias afetam grande parte da população, sobretudo, pessoas que moram nas grandes metrópoles onde o índice de poluição costuma ser muito alto.

Enquanto algumas dessas enfermidades fogem do conhecimento da maioria, como é o caso da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, outras são bastante conhecidas, como a asma e a rinite.

Dito isso, hoje falaremos sobre as X doenças mais comuns que podem afetar seu sistema respiratório, trazendo seus principais sintomas e variações. 

O que caracteriza as doenças respiratórias? 

Podemos chamar de doenças respiratórias todas aquelas enfermidades que atacam nosso sistema respiratório.

Essas doenças, acima de tudo, impossibilitam que o ar circule adequadamente pelo nosso corpo, seja devido a obstrução das vias aéreas ou inflamação de órgãos como a faringe, brônquios, laringe, entre outros.

No caso da gripe e do resfriado, por exemplo, essas podem ser tratadas em casa com a ajuda de medicamentos adquiridos na farmácia.

Agora, com relação às doenças respiratórias crônicas, essas necessitam de acompanhamento médico por um longo período de tempo.  

É comum que, algumas enfermidades, tenham início no pulmão e se espalhem por diferentes órgãos, podendo chegar ao nariz, boca e traqueia.

Entretanto, o caminho inverso também é possível, com doenças que tiveram início em outros órgãos se alastrando para os pulmões. 

Em suma, esteja atento aos sinais enviados pelo seu corpo e não exite em procurar um médico para cuidar da sua saúde.

Dito isso, confira no próximo tópico as doenças que mais atacam o sistema respiratório.

Sistema respiratório 4 doenças comuns
Sistema respiratório 4 doenças comuns

Doenças respiratórias: conheças as 4 mais comuns

Asma

Embora a Asma seja uma doença inflamatória crônica que não possui cura, as pessoas que são acometidas desse mal conseguem viver uma vida normal, desde que sigam os tratamentos recomendados – os sintomas podem ir diminuindo e até desaparecerem com o passar do tempo. 

Sintomas

A respiração ofegante (rápida e curta) e o chiado do peito são algumas das manifestações mais evidentes da asma.

Em síntese, a intensidade desses sintomas pode variar dependendo do horário do dia.

Tipos

Existem dois tipos de asma, a alérgica e a não alérgica. A primeira, ocorre devido a presença de agentes alérgenos, como a poeira, produtos químicos, pólen e etc. Já a segunda, pode ser provocada por cigarro, clima seco e estresse.

Bronquite

Em suma, a bronquite acontece quando os brônquios ficam gravemente inflamados, impedindo que o ar percorra com facilidade. 

Sintomas

Grande parte dos sintomas da bronquite podem ser confundidos com os da gripe e do resfriado, o que por vezes dificulta o diagnóstico.

Alguns desses sintomas são: dor de garganta, tosse excessiva, peito dolorido e falta de ar. 

Tipos

A bronquite pode ser classificada em duas categorias:

  • Bronquite aguda que é causada por vírus;
  • Bronquite crônica (ou asmática), associada a fatores externos como poluição e cigarro. 

Sinusite

A sinusite atinge a mucosa dos seios da face, dificultando que a secreção acumulada nessa região possa ser drenada corretamente.

Sintomas

Alguns dos principais sintomas da sinusite, são: dor no ouvido, dor na face, nariz entupido, tosse, dor de garganta, diminuição do olfato, entre outros.

Equipamentos como cpap aluguel, BIPAP e umidificadores podem ajudar no tratamento.

Tipos 

Quando a sinusite dura no máximo 12 semanas, ela é classificada como aguda. Porém, se os sintomas permanecerem por mais de três meses, o problema passa a ser crônico.

Tuberculose

Diferente das demais, essa doença é altamente infecciosa e pode atingir outros órgãos além do pulmão, como a pele e os rins. 

Existem diversas formas de contrair tuberculose, como através do ar, contato com enfermos, espirro e etc.

Locais com pouca ventilação colaboram para que os bacilos se mantenham ativos por mais tempo, aumentando ainda mais os riscos de contaminação.

Sintomas 

É importante que o tratamento da tuberculose se inicie o quanto antes e, para isso, é fundamental que você se atente aos seguintes sintomas: tosses seca, acompanhada de sangue; emagrecimento; perda de apetite; febre e sudorese noturna. 

Por fim, de todos esses sintomas, o recomendado é ficar atento à tosse persistente.

Dirija-se até seu médico caso esse sintoma permaneça por um longo período de tempo.  

Diagnóstico

O diagnóstico é obtido através de exames como a baciloscopia, raio-x do tórax e a cultura do escarro.

Uma biópsia pode ser solicitada se o caso do paciente for muito grave.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.