É sempre bom saber onde mercadorias perto da nossa casa, não é mesmo? Por isso, no Google Mapas a pesquisa #rota para o mercado mais perto daqui é muito utilizada. 

Manter a dispensa cheia de mercadorias nem sempre é possível e, com a rotina atarefada do nosso cotidiano, às vezes não temos tempo de ir ao mercado fazer compras do mês em um dia específico.

E, se não temos um alimento específico para fazer uma refeição, recorremos a um mercado mais próximo.

Nem todo mundo costuma fazer compras perto de casa, outros preferem ir próximo ao trabalho, e quando precisam fazer compras com emergência, não sabem onde encontrar as mercadorias perto de sua própria casa.

Esse artigo te ensina como usar ferramentas na internet para descobrir onde comprar mercadorias perto de sua residência de forma fácil com a ajuda do Google Maps utilizando comandos como #rota para o mercado mais perto daqui. 

E, se você for um empreendedor ou empreendedora buscando matéria-prima, insumos ou serviços para o seu negócio, o Cadastro Empresa pode te ajudar. Saiba como!

#rota para o mercado mais perto daqui – Google Maps

O seu aliado nessa busca é o Google Maps, ferramenta do Google disponível em formato de aplicativo e site para pesquisar todos os lugares que precisam. Você deve determinar o quão perto você deseja localizar, 5 km, 20 km ou mais.

Usamos esse app para descobrir onde fica algum endereço que precisamos ir. Além de mostrar os estabelecimentos e indica a rota a ser percorrida de carro ou de transporte público.

Além de encontrar locais próximos a você, é ótimo para planejar viagens.

#rota para o mercado mais perto daqui?

A maioria das residências possui alguma farmácia nas redondezas, mercado, depósitos e escolas.

Conforme aumentar o raio de distância, irá descobrir empresas que ainda não tinha conhecido, basta começar a explorar as suas opções através do seu celular ou computador.

Na página inicial do Google Maps, na aba inferior tem a opção de explorar. Você irá identificar abaixo da barra de pesquisa as sugestões de: restaurantes, posto de gasolina, supermercados, hotéis, compras, café, vestuário e mais.

No seu caso, o ideal é encontrar um supermercado perto de um jeito fácil. Então, selecione supermercado e deslize para cima para ver todos os que estão perto de você.

Existem filtro para te ajudar a saber quais são os mais relevantes, ordenar por distância, os que estão abertos agora e bem avaliados.

Como localizar o endereço de mercados próximos?

Ao abrir o aplicativo do Google Maps, o mesmo mostra a sua localização. Você pode dar zoom para enxergar o nome das ruas e estabelecimentos, que estarão especificados com ícones e nome.

O ícone depende do que é o estabelecimento, se for um salão de beleza aparece um pente e tesoura, agora no caso de mercado aparece um carrinho de compras.

Clique sob o ícone que te interessou para ver mais informações como: telefone, endereço e rota disponível para chegar lá.

Caso tenha a indicação de algum mercado, digite na barra de pesquisa o nome dele e aparecerá as informações que você precisa.

Definindo rota para o próximo mercado

Depois de ter achado o mercado próximo a você pelo ícone no mapa ou procurando na barra de pesquisa, clique e uma aba irá aparecer na parte inferior da tela, arraste-a para cima e confira os detalhes.

Abaixo do nome do mercado, tem um botão azul escrito rotas. Toque nele e aparecerá em sua tela diversas opções de percurso e transportes. Ir de carro ou de moto costuma ser mais rápido do que ir de ônibus, pois com veículo particular não precisa seguir uma rota fixa e pode cortar caminho.

Mas, não existem só essas duas opções, pode optar por carro, trem, metro, VLT, balsa, a pé, ônibus e bicicleta. Ele te indica a quilometragem a ser percorrida e o tempo aproximado da viagem.

Não tem carro, mas quer ir de 99? Ao lado desses ícones de transporte público que encontramos ao clicar no quadro azul de itinerários existe o ícone com um boneco com a mão estendida para cima parecida com um aceno e uma mala ao lado.

Clique sobre ele, logo abaixo dará a opção de abrir o aplicativo do 99 para o endereço que está no app do Google Maps.

Lembre-se que o aplicativo do 99 já deve estar baixado anteriormente, para que essa dica funcione. Se quiser pode salvar o endereço e colocar no Uber também, você escolhe.

Ao lado do botão azul “Rotas” tem outros com a opção de “iniciar” o qual inicia as instruções do trajeto para chegar ao local de destino, “ligar” para fazer ligação telefônica para o estabelecimento, “diretório” onde você pode pesquisar lojas caso seja em um shopping, “salvar” para fazer uma lista de lugares favoritos.

Adicionar aos favoritos facilita acesso a esse endereço se por um trabalho novo ou lugar que você visite com certa regularidade.

Ao lado do botão “compartilhar” tem o do site, para ver as informações e promoções do mercado.

O horário de fechamento do mercado pode não estar especificado. Nos deixa em dúvida principalmente em feriados e finais de semana, mas nessa aba disponibilizam o site, telefone e site para verificar até que horas funciona.

Tipos de visualizações do Google Maps

O formato mais comum é aquele com aparência de mapa comum, denominado padrão. Há mais duas opções: satélite (mostra a imagem realista do local) e relevo (mostra a forma da superfície terrestre do local).

A vantagem é que ele possui detalhes que permite selecionar transporte público é que ele mostra as linhas de trem e metro, e informa onde passam os ônibus.

Se estiver de carro pode selecionar trânsito, o qual sinaliza o que está acontecendo nas vias, como áreas com engarrafamento, por exemplo.

Por satélite permite visualizar o local de forma 2D e 3D através do street view, facilita sua compreensão do local onde está indo, por mostrar a imagem perfeita ao clicar e você pode percorrer pela rua para ver os detalhes.

No ícone dados da COVID-19, mostra quantos casos novos surgiram, se a tendência é crescer ou diminuir e mortes no estado. Há como saber se algum lugar próximo está tendo incêndio e pesquisar o trajeto de bicicleta também.

São um conjunto de dados importantes que ajudam a economizar o seu tempo e possibilitam você identificar onde comprar mercadorias próximo da sua região.

O Google Assistente – #rota para o mercado mais perto daqui

Sabe aquele momento em que você se confunde com o lado que deveria virar para chegar ao local certo?

Essa dúvida acontece com todos, ao tirar do aplicativo de mapa para atender uma ligação ou responder uma mensagem.

No Google Maps, você tem a opção do Google Assistente, o qual te fala quando virar a esquerda ou a direita mesmo se estiver com outro app aberto.

O app faz isso através da voz robotizada do Google, o que evita que você se perca no meio do trajeto. O bom é que você pode acessar outros aplicativos sem se preocupar, pois, o aplicativo continua a indicar o trajeto correto.

Para ativar o Google Assistente vá até a sua foto no canto da barra superior e clique em cima. Selecione “Configurações” depois “Navegação”, encontre a opção “Acessar seu Assistente com Ok Google” e ative-o. Agora está ativo e está disponível para começar a utilizá-lo.

Entre no Google Maps, determine o local que deseja ir e aperte em “iniciar”, dizer Ok Google e pedir para o Google Assistente abrir outro aplicativo que deseja (ou outro comando qualquer).

Agora quando alguém te perguntar #rota para o mercado mais perto daqui, você irá saber explicar com todos os detalhes, inclusive como chegar.

Cadastro Empresa

Agora, se você procura por mercadorias para o seu empreendimento, a melhor ferramenta que você pode usar na internet é o Cadastro Empresa. Isto porque, com ele sua busca é muito mais rápida e assertiva para parcerias B2B. 

Se o Google Maps funciona muito bem para as suas compras como pessoa física, ele não funciona tão bem para compras coorporativas.

Encontrar um bom fornecedor no Google Maps é trabalhoso, cansativo e até mesmo improdutivo, já que vai demandar muito tempo para você encontrar um empreendimento complementar ao seu. 

Mas, com o Cadastro Empresa esse é um problema resolvido. Isto porque, na plataforma você encontra 21.421.137 empresas ativas de 1360 segmentos diferentes e, além disso, você pode filtrar essas empresas por região, CNPJ ou CNAE.

Assim, você economiza tempo especificando exatamente o que você procura e a plataforma te devolve os dados que você precisa para fazer um novo contato e aumentar sua rede de networking.

Entre no Cadastro Empresa e faça a sua busca!

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.