O que é um nômade digital Um nômade digital é alguém que não depende de localização e usa a tecnologia para realizar seu trabalho, vivendo um estilo de vida nômade. 

Os nômades digitais trabalham remotamente, geralmente em cafeterias, espaços de coworking ou bibliotecas públicas, geralmente aproveitando o baixo custo de vida em diferentes países. 

Inclusive, há países que já emitem visto para nômades digitais

Eles não estão presos a um lugar e, em vez disso, se movem com a intenção de explorar novos lugares, culturas e experiências. Esse tipo de estilo de vida pode ser uma ótima maneira de expandir seus horizontes e, ao mesmo tempo, seguir uma carreira.

As vantagens de ser um nômade digital

Ser um nômade digital tem sua parcela de benefícios, entre eles: a liberdade de trabalhar e viajar para onde quiser. 

Você pode projetar seu estilo de vida de acordo com seus termos, desde ter um espaço de escritório flexível até poder trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora. 

Além disso, há a maior autoconexão que você obtém ao embarcar em um caminho de ação corajosa, persistência e independência. 

Embora essas vantagens possam parecer bastante atraentes, há algumas desvantagens no estilo de vida nômade digital, como ser retratado como preguiçoso ou não sério e o potencial de falta de produtividade – em especial, pelas pessoas que não entendem o estilo de vida. 

No entanto, se você estiver disposto a trabalhar e fazer os preparativos necessários, tornar-se um nômade digital pode ser uma experiência incrivelmente gratificante.

Nômade digital o que é
Nômade digital o que é

Como se preparar para se tornar um nômade digital

Se você quer se tornar um nômade digital, há algumas coisas que você deve fazer para se preparar. 

Em primeiro lugar, informe-se o máximo que puder sobre o estilo de vida. Não há um conjunto específico de habilidades necessárias, então você só precisa ter certeza de que é bom no que faz e que pode comercializar seus serviços com eficiência. Em segundo lugar, verifique se você tem a tecnologia certa com você. 

Você precisará de um laptop, uma conexão confiável com a Internet e quaisquer outras ferramentas que possam ser necessárias para o seu trabalho. 

Além disso, é importante escolher as contas bancárias e cartões de crédito certos para que você possa gerenciar suas finanças de qualquer lugar do mundo. 

Por fim, junte-se a uma comunidade nômade digital para se conectar com outras pessoas que também vivem o mesmo estilo de vida. Com essas dicas em mente, você estará no caminho certo para se tornar um nômade digital de sucesso.

O estilo de vida nômade digital

Como um nômade digital, você experimenta o mundo enquanto trabalha remotamente e vive uma vida não convencional. 

É um estilo de vida único que pode ser incrivelmente gratificante e emocionante. O estilo de vida nômade digital tem tudo a ver com liberdade, flexibilidade e exploração. Você pode trabalhar de qualquer lugar, viajar quando e para onde quiser e fazer suas próprias regras. 

Você pode até encontrar maneiras de economizar dinheiro enquanto estiver na estrada. Além disso, você tem a oportunidade de conhecer novas pessoas e aprender sobre diferentes culturas. Para mim, tem sido uma jornada incrível que não trocaria por nada!

Trabalhando de qualquer lugar como um nômade digital

Como nômade digital, você tem a liberdade de trabalhar em qualquer lugar do mundo. 

Com as ferramentas de tecnologia e comunicação certas, você pode encontrar seu espaço de trabalho ideal e se manter produtivo, não importa o quão longe esteja de casa. 

Seja um café em Paris, uma praia na Tailândia ou uma montanha no Peru, você pode facilmente encontrar um local adequado para trabalhar e aproveitar ao máximo sua jornada de nômade digital.

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.