O que é energia espiritual e por que os empresários devem se importar

Para ter sucesso nos negócios – e na vida – você precisa ser enérgico. Você precisa ser capaz de manter seus níveis de energia e reabastecê-los constantemente. E seus níveis de espiritualidade e energia espiritual são especialmente importantes, principalmente quando se trata de negócios.

Geralmente, quando pensamos em energia, pensamos em energia física. Mas na verdade existem três tipos de energia: mental, emocional e espiritual. E todas as fontes são igualmente valiosas para alimentar você para o sucesso. No entanto, muitas vezes ignoramos a importância da energia espiritual, pois não sabemos o que é exatamente.

Essencialmente, é a energia gerada pelo eu interior, que os religiosos chamam de alma. O nível de energia espiritual de uma pessoa é determinado por boas ações e nossos valores e convicções.

Embora já saibamos muito sobre como a energia física e emocional pode nos impactar em nossas vidas, muitas vezes a energia espiritual é negligenciada. É por isso que vou me concentrar especificamente na energia espiritual e em como você pode usá-la para melhorar seu sucesso nos negócios. Isso também ajudará a aumentar sua resiliência ao estresse.

O que é Energia Espiritual?

Para entender o que é a energia espiritual, devemos primeiro dividi-la em seus principais elementos:

  1. A energia espiritual é a energia gerada pelo “eu” interior. É a parte de nós que os religiosos chamam de alma.
  2. O nível de energia de uma pessoa é determinado por nossas ações e é acionado por nossos valores e convicções.
  3. Nossas crenças e valores definem quem somos, por que vivemos e o que percebemos ser certo ou errado. Um bandido e um voluntário envolvido em uma atividade altruísta terão energias espirituais totalmente diferentes.

Em poucas palavras, são nossas ações que decorrem de como nos percebemos por dentro. Como percebemos nosso lugar no mundo. A nossa energia espiritual está ligada às nossas motivações, aos nossos condutores e às nossas paixões.

Para uma definição mais tangível, algumas pessoas se referem à energia espiritual como uma “vibração”. Baseia-se na convicção de que tudo ao nosso redor consiste em energia vibratória.

Vamos também estabelecer aqui que ser espiritual não significa inerentemente que você é uma boa pessoa. A qualidade de sua espiritualidade depende de suas ações. Você não precisa ir muito longe para encontrar exemplos de pessoas muito más e altamente espirituais, considere terroristas suicidas ou mesmo Adolf Hitler. Eles foram motivados espiritualmente com repercussões horríveis.

A energia espiritual só emite de pessoas religiosas?

A resposta curta é não.

Quando você lê a definição acima novamente, dificilmente faz menção à religião.

A religião é simplesmente uma abordagem estruturada e institucionalizada da espiritualidade. Mas você não precisa ser religioso para ser espiritual. As pessoas religiosas, no entanto, entendem a energia espiritual como uma medida da conexão de uma pessoa com Deus.

Em contraste, as pessoas não religiosas obtêm sua energia de uma verdade ou força universal superior, o reino sobrenatural, ou simplesmente de sua própria dimensão interna.

Não importa se as pessoas são religiosas ou não, muitas vezes procuram conexão com o universo e sua força unificadora. A energia espiritual o leva além de seus próprios interesses próprios estreitos e o guia em direção a um propósito de vida em que você contribui para o bem maior.

A energia espiritual contribui para uma vida bem-sucedida e feliz?

Absolutamente, ele faz.

Os americanos espirituais estão significativamente mais satisfeitos com suas vidas e saúde pessoal do que os não espirituais. E não importa se são religiosos ou não.

A energia espiritual torna você otimista e corajoso. Você perdoa mais facilmente. E em tempos de adversidade, você é capaz de manter a calma. São essas qualidades que o ajudam a levar uma vida mais feliz. Buscar sua energia de dentro leva a uma experiência mais satisfatória. Influências externas, além do nosso controle, podem levar a um aumento da energia negativa. Mas mais sobre isso mais tarde.

Uma opinião comum é que dinheiro, sucesso e riqueza são expressões de energia espiritual. E embora isso possa parecer ridículo, não está longe da verdade. Considere isso da perspectiva de que dinheiro, sucesso e riqueza são resultados de suas ações. Ações que foram impulsionadas por sua energia espiritual.

A famosa frase dos Beatles: “dinheiro não pode me comprar amor” e também não pode comprar felicidade. Os Beatles não estavam errados, mas é mais sobre de onde veio seu dinheiro ou como você o ganhou.

Existem estudos interessantes sobre a crescente afluência das sociedades ocidentais que não se correlacionam com a mesma taxa de crescimento da felicidade. Você se torna mais feliz por meio de sua espiritualidade, mas não sem ela. Se você se concentrar apenas em aumentar sua riqueza sem considerar sua espiritualidade, seu dinheiro crescerá, mas sua felicidade provavelmente se estabilizará ou até diminuirá.

Minha espiritualidade pode influenciar minha produtividade no trabalho e meu sucesso nos negócios ou na carreira?

Muito mesmo. Pelas mesmas razões que você pode ter mais sucesso na vida, você também pode ter mais sucesso nos negócios.

Pesquisas recentes descobriram que os líderes espirituais podem ser um grande trunfo para um negócio. Líderes cheios de energia espiritual se comunicam melhor e são mais propensos a unir e inspirar seus funcionários.

Da mesma forma, funcionários espiritualmente energizados são muito mais propensos a sacrificar seus egos e interesses próprios em prol da missão da empresa e do bem maior.

Além disso, as pessoas espiritualmente energizadas são mais resistentes ao estresse. O que pode ser particularmente útil em locais de trabalho estressantes. Verificou-se que pessoas altamente espiritualizadas apresentam menor percepção de estresse quando as atividades realizadas são significativas. Em geral, a espiritualidade protege você de eventos estressantes no trabalho.

A espiritualidade ainda faz de você um jogador de equipe melhor. Americanos espirituais (religiosos ou não) tendem a fazer favores para seus amigos e colegas de trabalho.

Em poucas palavras, a energia espiritual cria melhores líderes, funcionários mais motivados e criativos, equipes mais fortes e um ambiente de trabalho menos estressante.

Isso obviamente leva a indivíduos e organizações mais bem-sucedidos e produtivos, com um impacto profundo no sucesso dos negócios.

O que acontece quando sua energia está baixa?

É difícil viver e trabalhar quando seu nível de energia espiritual está baixo.

A pesquisa mostra até que aqueles com baixa energia espiritual podem achar mais difícil lidar com eventos negativos da vida. As pessoas espirituais sempre podem recorrer a uma força superior em tempos de dificuldade. A alternativa é contar com o apoio social que nem sempre está disponível.

Estudos descobriram que, se sua energia estiver baixa, é mais provável que você exiba vícios. E você também descobrirá que a recuperação do vício é mais difícil para você do que para as pessoas espirituais.

Como mencionado, em situações de vida difíceis as pessoas com baixa energia procuram apoio humano. Raramente assumem cargos de liderança. E eles preferem ter um chefe, ou autoridade, acima deles, que possa apoiá-los quando necessário.

Essa dependência de outro ser humano às vezes força as pessoas com baixa espiritualidade a empreender uma busca desesperada por um parceiro de vida. Eles simplesmente odeiam ficar sozinhos. Seus relacionamentos podem ser mais curtos e eles podem mudar de parceiro com frequência.

No trabalho, as pessoas com baixa energia espiritual são menos propensas a ajudar os colegas. Eles preferem o lucro de curto prazo a um foco de longo prazo.

O que é Energia Espiritual Negativa?

Embora tenhamos provado que a energia espiritual é uma coisa boa, também abordamos a energia negativa. Vamos dar uma olhada mais de perto no que é a energia espiritual negativa e como podemos mudar nossa mentalidade para garantir que permaneçamos em um lugar espiritual positivo.

A energia espiritual negativa se apresenta em nossos pensamentos e como nos percebemos. Considere pensamentos negativos incessantes, dúvidas avassaladoras e uma crença de que você não é digno de sua própria felicidade.

Externamente, a energia negativa pode ser vista em outras pessoas que são incapazes de controlar suas emoções, culpando constantemente e sempre mergulhando em experiências negativas.

A energia negativa é pesada e pode pesar, funciona de maneira oposta à energia positiva e todos os benefícios que discutimos podem ser invertidos.

Ser oprimido pela energia negativa pode tornar o sucesso na vida e nos negócios uma tarefa impossível.

Aproveitando sua espiritualidade para o sucesso

Não há dúvida de que precisamos aproveitar, manter e aumentar nossa energia espiritual para ter sucesso na vida e nos negócios. Podemos ser trabalhadores mais eficazes e eficientes se vivermos nossas vidas de maneira espiritualmente positiva. Seremos mais resilientes e mais bem equipados para gerenciar os imprevistos da vida.

A energia espiritual vem de um lugar dentro de nós, religioso ou não. Podemos manter nossa energia e evitar a energia negativa buscando nossa força de dentro e certificando-nos de que estamos seguindo nosso próprio caminho.

Quer saber mais sobre como aumentar sua energia espiritual? Leia a segunda parte deste artigo e descubra alguns impulsionadores de energia espiritual comprovados.


Também publicado no Medium.

Comentários estão fechados.