O ERP e CRM são duas ferramentas que parecem iguais, porém se diferenciam em diversas características de funcionalidade.
É necessário entender o que são e como funcionam, a fim de escolher aquela adequada para o que a sua organização necessita.
Por isso, neste artigo, você conhecerá ambas e as suas principais vantagens que as tornam distintas e próprias para necessidades diferentes.
Prepare-se para explorar o tema “ERP ou CRM: entenda a diferença entre as ferramentas” e descobrir qual é a melhor opção para o seu negócio. Confira!
Entenda mais sobre o CRM
A ferramenta é utilizada por diversas empresas com a intenção de manter informações organizadas e fáceis de encontrar, sem haver qualquer complicação no sistema. Através de uma tecnologia de ponta adequada, as companhias conseguem melhor se relacionar com os clientes e oferecer benefícios a essas pessoas.
O que é o CRM?
O Customer Relationship Manager que, traduzido ao português é “Gestão de Relacionamento com o Cliente”, oferece a todas as companhias de grande ou pequeno porte um gerenciamento completo, desde o marketing até a área de vendas. Dessa forma, a empresa consegue verificar diversos processos em poucos minutos, checar dados essenciais para buscar melhorias e melhor se relacionar com os parceiros e clientes.
Além disso, o diferencial da ferramenta é por ser exclusiva ao público que é o seu cliente. Neste caso, é direcionada sempre às pessoas que fizeram negócios com a sua marca e que quiseram comprar ou estabelecer uma parceria.
O CRM possibilita praticidade na hora de organizar nomes de contatos e permite que se entenda cada perfil de comprador para facilitar acordos e/ou negociações. Se antes toda a sua gestão tinha de ser realizada manualmente, hoje em dia, você faz tudo o que é necessário em questão de poucos minutos.
Qual a importância de um CRM?
Para manter controle integral do fluxo de clientes, ter disponíveis dados úteis de contato desde o e-mail, até telefone celular ou WhatsApp, é indicado para o uso tanto dos que já se tornaram compradores quanto para a captação de leads.
A sua equipe, ao invés de perder tempo atrás de clientes pela internet, conseguirá conduzir o mesmo processo graças ao CRM. Todos os dados e pesquisas desses leads são apresentados à equipe, o que traz propriedade no trabalho e promove certeza na hora de entrar em contato por ligação ou e-mail marketing.
Todos os processos que antes eram feitos manualmente, são agora realizados via tecnologia e se tornam automatizados. Os seus colaboradores podem conversar com qualquer lead sem estar na própria empresa, de maneira online, portanto, as chances de conduzir a um fechamento de vendas são maiores e mais eficientes.
Para todas as companhias que buscam crescimento e organização, ter um CRM fará diferença desde o processo de automatização até o encontro de bons leads. As chances de vendas aumentam e a marca adquire um lucro superior.
Vantagens de ter um CRM
A ferramenta oferece uma diversidade de vantagens devido ao seu uso prático e intuitivo, que fornece informações atualizadas e sem erros. Abaixo você verá as principais vantagens de possuir o CRM:
- Poupa tempo;
- É organizado;
- Aumenta as vendas;
- Traz satisfação no atendimento aos clientes;
- Busca de leads prática;
- Simplifica tarefas;
- Conecta a sua equipe onde quer que estejam.
Com tantos benefícios apresentados, por que não investir e tornar a sua empresa digitalizada? Hoje em dia, todas as marcas devem adquirir uma ferramenta como esta, caso queiram crescer e subir de patamar ao invés de ficarem estagnadas no mesmo lugar, enquanto a concorrência deslancha.
Além disso, a sua equipe consegue dar uma atenção maior e especializada a todos os clientes ou possíveis leads em potencial. Antes não era possível realizá-lo, mas graças à tecnologia você implementa o CRM e faz com que os colaboradores realizem um trabalho íntegro e melhor.
Entenda sobre o ERP
Há uma integração maior entre determinados setores de sua empresa, onde você tem um controle acerca de informações e evita dados repetidos. Ideal a todo tipo de companhia, seja de porte pequeno ou grande, onde você analisa os dados e os usa a favor do negócio.
O que é o ERP?
O Enterprise Resource Planning que, em português, é traduzido para “Sistema de Gestão Integrado”, é uma ferramenta que visa auxiliar você a ter um controle maior de cada setor da empresa. É graças ao ERP que há a possibilidade de integrar as áreas de finanças, marketing e até mesmo o grupo de estoque.
Ocorre uma centralização de todos os dados obtidos em um único lugar, sem haver a necessidade de navegar por pastas no computador ou checar arquivos engavetados. Todas as informações fornecidas são adquiridas com agilidade, ficam organizadas e evitam problemas de duplicações.
Ao ter o ERP disponível na empresa, as chances de se tomar uma decisão assertiva são maiores e você evita erros. Este é um tipo de controle que faz diferença em organizações no geral, portanto, há a necessidade de entender qual a sua importância.
Qual a importância de um ERP?
A ferramenta possibilita ter controle das contas que devem ser pagas, checar o número de vendas e realizar acompanhamentos amplos sobre compras ou futuras compras. É também com o ERP que você terá uma visualização maior acerca dos colaboradores, se estão adequados às metas estabelecidas a fim de analisar a produtividade.
Por ser um tipo de software compartilhado em vários computadores, as chances de haver dados divergentes são controladas. Dessa forma, evitam-se problemas graves como a falta de organização ou problemas ligados à produção.
Por isso, é fundamental optar pelo melhor sistema de gestão ERP para otimizar os processos de sua empresa e auxiliar na administração, com recursos e funcionalidades exclusivos para potencializar seus resultados e aumentar os lucros da sua empresa.
Vantagens de ter um ERP?
O ERP fornece diversas vantagens em organização, automatização e tomada de decisões assertivas. Você consegue ter controle integral da empresa, fazer o acompanhamento dos colaboradores e evitar qualquer problema que apareça ao longo do tempo. Confira os principais benefícios:
- Organização entre os setores;
- Assertividade;
- Automação;
- Redução de custos;
- Acompanhamento das vendas;
- Segurança;
- Menos erros.
Esta é uma ferramenta completa que traz resultados benéficos a curto e longo prazo, devido às suas características. Para crescer e ter controle de todas as atividades, é necessário possuir um bom ERP na empresa.
Como escolher pela melhor ferramenta para sua necessidade?
Analise com calma cada um dos dois a fim de entender qual o mais adequado às necessidades da sua empresa. Se você faz a gestão de vendas e quer cuidar melhor dos clientes, é ideal possuir o CRM a fim de realizar um bom acompanhamento junto dos compradores.
O ERP também oferece a você praticidade para ter mais assertividade e diminuição de erros, onde a gestão é mais integrada e organizada. No entanto, o que os diferencia é o fato de haver um controle integral acerca dos colaboradores de cada setor empresarial, onde o CRM é mais focado nos clientes e novos leads.
Nada impede que você possua os dois para ter um controle de tudo o que acontece na companhia. É recomendável ter o ERP e CRM para todos desenvolverem o trabalho adequado, evitando erros ou quaisquer confusões que surjam pelo meio do caminho.
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