Sentir dores nas pernas do joelho para baixo nem sempre é apenas resultado de um dia cansativo. Em muitos casos este pode ser um sintoma de algum problema de saúde, principalmente se a dor surge com frequência.

Dessa forma, para conseguir identificar se as dores nas pernas do joelho para baixo são um sintoma de algo mais grave é preciso observar outros sinais. 

Como, por exemplo, se ela some após um descanso, se dói às duas pernas ou apenas uma, tudo pode ajudar a identificar o problema da maneira correta.

Por fim, nós separamos os principais problemas que causam dores nas pernas do joelho para baixo, assim você pode reconhecer em qual sua dor se encaixa.

Dor no nervo ciático 

A dor nas pernas causada pelo nervo ciático começa na coluna e segue pelos glúteos e coxa, em casos mais intensos se estende até a parte de baixo da perna. 

Em casos assim, a dor pode ser sinal de hérnia e exigir um tratamento mais sério, como procedimentos para cirurgia de hérnia de disco em Goiânia

O sinal de que se trata desse tipo de dor é a sensação de choque ou puxão na parte posterior das pernas.

Sentir dor devido ao nervo ciático nunca é uma dor apenas do joelho para baixo, ela repuxa desde a coluna. Deve-se tratar com um fisioterapeuta que poderá indicar os melhores exercícios para aliviar a dor.

Ou, em casos mais específicos, e também um dos mais indicados, você deve procurar um ortopedista de coluna para o tratamento dessa região, e assim melhorar os sintomas nos membros inferiores.

Dor nas pernas do joelho para baixo: por alterações musculares

A dor muscular nas pernas costuma aparecer principalmente nas coxas, porém existem situações em que aparecem na do joelho para baixo. Nesses casos o motivo pode ser cãibras noturnas que não são notadas e deixam a região dolorida ao longo do dia.

Assim, um dia de muita caminhada e exercício físico também pode causar dor na panturrilha. Ainda existem dores nas pernas do joelho para baixo provocadas por distensão muscular e ainda rompimento do músculo.

A diferença é que nesses casos, andar fica mais difícil e causa dor em apenas uma das pernas. Um fisioterapeuta pode ajudar a entender melhor a dor e indicar se há necessidade de procurar um médico especialista.

Dor nas pernas do joelho para baixo: por alterações ósseas

Quedas e traumas causam dores nas pernas do joelho para baixo. Isso porque o osso pode ter sido lascado ou quebrado. Nesses casos fica fácil identificar o evento que causou a dor e o problema, assim o ideal é logo em seguida procurar um médico ortopedista.

Nesse sentido, a deficiência de cálcio também pode causar dores intensas nas pernas e ainda tornar os ossos mais frágeis e suscetíveis a lesões. Realizar exames periódicos é importante para garantir que a ingestão do nutriente esteja correta.

Por fim, visitar um médico pode ser necessário para verificar se tudo está no normal ou qual o melhor tratamento a seguir.

Dor nas pernas do joelho para baixo: devido à má circulação

A má circulação e os coágulos são os principais causadores das dores nas pernas do joelho para baixo. Quando um coágulo se forma nas veias da perna a região fica dolorida, vermelha e quente.

Outra maneira de reconhecer a má circulação é a sensação de formigamento que surge com maior frequência. Nesses casos a dor surge até mesmo durante o repouso e atinge apenas uma das pernas.

Deve-se procurar um médico angiologista ou cardiologista para realizar o tratamento correto de retirada do coágulo.

Quando procurar um médico para tratar dores nas pernas do joelho para baixo

Quando as dores nas pernas do joelho para baixo surgem deve-se analisar a origem do problema. Depois observar se a dor desaparece após o descanso ou se permanece a todo momento.

Por fim, se a dor aparece apenas em alguns momentos do dia, mas é frequente, é preciso procurar um médico especialista para certificar de que tudo está funcionando perfeitamente.

Leia também: 20 Ferramentas E Plugins Essenciais Para WordPress

Avatar de Nathan López Bezerra

Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.