Cuidados com os filtros do seu carro

Você sabe quais os cuidados com os filtros do seu carro precisam ser adotados para garantir uma boa funcionalidade do veículo? A realização da manutenção e da troca desses filtros se torna muito importante para garantir uma maior vida útil para o automóvel e, também, para evitar acidentes.

Pensando nisso, este artigo vai direcionar os proprietários para as várias formas de preservar o próprio carro por meio de uma manutenção. Também será possível entender um pouco mais sobre a relevância dessas partes do veículo e em qual prazo precisam ser trocadas.

Para comprar filtros Ssangyong originais, procure a JP Imports. Enviamos para todo o Brasil!

Afinal, qual a importância dos filtros?

Antes de ir direto para os cuidados com os filtros do seu carro, é válido compreender sobre a importância desses componentes no veículo. Assim como seu próprio nome já deixa implícito, eles ajudam a separar as partículas grandes de sujeira que poderiam acabar causando algum problema na parte interna.

Dentre os filtros mais importantes de um carro é possível citar:

  • óleo;
  • ar;
  • combustível.

Todos eles agem de maneira muito incisiva, criando uma barreira sólida e adequada para que as partículas prejudiciais ao motor possam ser impedidas de entrar, como é o caso da ferrugem, da poeira e de outras impurezas.

Caso a manutenção e a troca desses filtros não sejam realizadas da maneira correta, é provável que algumas falhas comecem a ser apresentadas nos componentes do carro. Dessa maneira, ao longo dos meses, o veículo pode acabar trazendo um alto consumo de combustível, o que pesa no bolso do condutor.

Então, os cuidados com os filtros do seu carro precisam estar diretamente ligados com a atenção dos condutores. É por meio dessa observação e do atendimento dos prazos previamente estabelecidos que se torna possível ampliar a vida útil do automóvel.

Filtro de ar

O filtro de ar precisa realizar uma troca frequente para que a estabilidade do veículo seja mantida. Isso porque, sem a sua devida manutenção, há grandes chances de fazer com que um prejuízo diário aconteça tanto para o funcionamento do carro quanto para o bolso do proprietário do automóvel.

O filtro de ar tem como principal objetivo separar e eliminar por completo toda e qualquer impureza que possa entrar no maquinário do carro. Dessa forma, se estiver funcionando de maneira adequada, ele ajuda a manter o ar livre de qualquer tipo de impureza e impedir que essas partículas alcancem a câmara de combustão.

Dentre os cuidados com os filtros do seu carro, é ideal que este seja trocado juntamente com o filtro de óleo do veículo. Assim, uma limpeza conjunta poderá ser realizada no sistema. De acordo com os fabricantes dos automóveis, o filtro de ar poderá ser trocado a cada 10 mil quilômetros rodados.

Filtro de combustível

O filtro de combustível também é um item indispensável para que um carro apresente um bom funcionamento. É por meio dele que há como filtrar toda e qualquer impureza do álcool ou da gasolina antes que o combustível seja queimado para gerar a energia responsável pela movimentação do automóvel.

Dessa maneira, este é um dos cuidados com os filtros do seu carro: trocar o filtro sempre que possível. De acordo com os especialistas que trabalham em montadoras, os momentos mais adequados para que essa troca seja realizada estão entre os 10 mil e 15 mil quilômetros rodados.

Caso a troca do filtro não seja realizada no tempo correto, é possível que a bomba de combustível seja amplamente danificada. Além disso, o sistema de injeção também sofrerá com um constante acúmulo de sujeira, principalmente na área do bico injetor. A longo prazo, isso acaba ocasionando falhas.

Filtro de óleo

O filtro de óleo é um elemento indispensável para o bom funcionamento de um carro. Se o condutor apenas coloca um bom combustível em seu veículo, isso não significa que ele aumentará a vida útil de seu automóvel, pois outros cuidados também são necessários para fazer essa regulação.

Os filtros de óleo têm como principal objetivo eliminar as impurezas que são direcionadas para essa região do carro, surgindo com a fricção de peças importadas móveis do motor. Partículas derivadas da combustão também podem interferir em seu funcionamento. Sempre que o óleo do carro for trocado, o filtro também deve passar pelo mesmo processo.

Filtro do ar-condicionado

Para finalizar a lista de cuidados com os filtros do seu carro, é necessário falar sobre o filtro do ar-condicionado. Ele é responsável por filtrar todo o ar que entra da rua para a parte interna do veículo, além de ser capaz de remover odores desagradáveis que poderiam interromper o seu percurso.

De acordo com os especialistas, uma checagem periódica é necessária a cada 20 mil quilômetros rodados. Caso a troca do filtro não seja realizada e ele acabe vencendo ou estragando, é bem provável que várias impurezas e odores entrem no veículo.

Leia também: Dicas para uma longa vida do seu carro diesel

Comentários estão fechados.